10 livros que transportam você para outros lugares

Frequentemente eu posto no Instagram ou no Snapchat (segue lá: amandanoventa) alguns livros que estou lendo e alguns leitores sempre me pedem um post com algumas dicas de livro.

Como pra mim falar de livro é tão prazeroso quanto viajar, fiz um post para contar de alguns livros que gostei e que de alguma forma transportam você para outros lugares.

Se vocês curtirem o post, vou fazendo outros depois com mais dicas de livros. Ah, e aceito sugestões de leitura também!

A ordem aqui não é de preferência – seria impossível fazer isso. E tambem não tem livro que achei mais ou menos. Só livro que achei muito bom.

1. A casa do céu – Amanda Lindhout

‘A casa do céu’ foi um daqueles livros que eu não conseguia parar de ler, sonhava com ele e ainda fiquei atormentada por um tempo. Eu não conseguia parar de pensar no livro que é a história da canadense Amanda Lindhout que adorava viajar e fazia todos aqueles sacrifícios que conhecemos para juntar dinheiro só para isso. Ela viajava na maior parte do tempo sozinha. Até que um dia, numa viagem maluca que inventou para a Somália, ela foi sequestrada por um grupo de homens mascarados sendo mantida em cativeiro por 460 dias. Contando assim, parece pesado e boring, mas o livro é muito bom! Vai por mim. No início ele transporta você para os lugares que Amanda Viaja e, mais tarde, para um cenário da Somália, mostrando um pouco sobre como as coisas funcionam por lá. Eu até sigo a Amanda Lindhout no Instagram – pra mim é um alívio quando ela aparece viva da silva no meu feed.

2. Um lugar na janela – Martha Medeiros

Eu adoro quando a Martha não escreve aqueles textos de romance mimimi. E nesse livro ela está ótima, contando algumas de suas viagens, sem drama. O livro inclui histórias do Chile, Peru, Japão, Nova York, Istambul mais alguns lugares da Europa… Mas não se apegue aos lugares. O legal mesmo é viajar junto com ela.

martha-medeiros-amanda-viaja

3. As boas mulheres da China – Xinran

Esse livro é bem legal para entender um pouco da cultura chinesa sem ser chato. A jornalista Xinran tinha um programa de rádio no qual discutia questões que pouca gente falava na China entre 1989 e 1997. Conforme as mulheres iam ouvindo seu programa, elas procuravam Xinran para contar suas histórias. E é aí que você ouve as histórias mais absurdas e tocantes.

xinran-amanda-viaja

4. Como ser solteira – Liz Tuccillo

Eu sei que o nome é tosco. Mas não julgue o livro pelo título (principalmente aqueles que são traduzidos para o português). Liz Tuccillo é co-autora dos livro ‘He’s just not that into you’ e do ‘Sex and the City’ e aqui ela vem falar mais um pouco sobre a solteirice, só que pelo mundo. (Eu li esse livro há seis anos, quando tinha 28 anos e gostei. Talvez hoje eu achasse mais um daqueles dramas mimimi, mas acho que não porque quando Liz escreveu ela tinha 38 anos, já tinha passado por muita coisa, e eu continuo me divertindo com ‘Sex and the City’). Mas enfim, Liz conta a história de uma mulher em Manhattan que é abandonada pelo marido e sai pelo mundo – às vezes sozinha, às vezes com as amigas – querendo entender como as mulheres lidam com a solteirice em alguns países. Ela vai pra Paris, Bali, Rio, Austrália e mais alguns outros que não lembro. Claro que nesse percurso muita coisa acontece. Liz não diz que o livro é autobiográfico, mas acho que é porque ela mesma fez essas viagens.

liz-tuccillo-amanda-viaja

5. Amor até debaixo d’água – Torre de Roche

Taí um livro que o nome traduzido para o português é de querer morrer. Mas esse livro foi um dos melhores que li em 2015! Torre conta sua própria história, uma australiana que foi morar em San Francisco e acaba se envolvendo com um cara que diz mais ou menos assim: “Olha, só que daqui uns meses estou saindo para uma viagem velejando até o Pacífico Sul. Vamos comigo?”. E Torre é como eu e você – tem seus medos, nunca velejou na vida por tanto tempo e não planejava esse tipo de coisa quando se mudou para San Francisco. Mas ela vai – não é spoiler porque o livro gira em torno dessa viagem do casal. E, meudeus, que viagem! Juro, eu lia o livro e queria sair velejando por aí. Via um veleiro na vida real e ficava imaginando o que essas pessoas estavam vivendo. O livro me mostrou todo um universo de velejadores, mas sem ser chato. Torre é gente como a gente e de repente se mete numa viagem dessas e conta tudo de uma forma muito legal.

torre-de-roche-amanda-viaja

6. Eu sou Malala – Malala Yousafzai

Além de Malala dar uma aula de força e lutar pelo direito à educação bravamente, receber o Nobel da Paz e mais tudo aquilo de maravilhoso que você já ouviu falar dela, no livro ela conta bastante sobre a vida no Paquistão e como é a vida num lugar dominado pelo Talibã. É uma cultura que conhecemos muito pouco e o livro conta sobre isso de forma simples. Acho que não dá para passar por essa vida sem ter lido Malala. Ela não é uma grande escritora, mas tem muito a ensinar.

malala

7. Um dia – David Nicholls

Esse livro virou filme. Mas para tudo! O filme pula a coisa mais legal do livro que são as viagens dos personagens. Então vá ler o livro que é melhor. Ele conta a história de dois amigos durante vinte anos de suas vidas, Dexter e Emma, que seguem caminhos diferentes. Dexter viaja um monte e Emma tem uma vida normal. Eu tenho até vontade de ler de novo de tão legal que é.

um-dia-amanda-viaja

8. What I was doing while you were breeding – Kristin Newman

Estou chocada que esse livro não tem uma versão em português (que ao pé da letra seria “O que eu estava fazendo enquanto você estava procriando”). Não encontrei nenhuma para indicar a vocês, portanto essa dica vai ficar para quem lê em inglês. Mas é que eu não podia deixar esse livro de fora – um dos mais engraçados e inspiradores de viagem que já li. Kristin é roteirista de várias séries como ‘How I met your mother’, ‘Dexter’, ‘That’s 70s show’, etc. E nesse livro ela conta suas próprias histórias de viagens pelo mundo (Patagônia, Colômbia, Austrália, Brasil, Amsterdam, etc) de forma super engraçada, cheia de romance, aventura e também vida real. Kristin nunca deixou seu trabalho para isso, mas ela tinha grandes férias anuais uma vez que trabalha com séries. Tenho certeza de que você não vai conseguir largar o livro.

kristin-newman- amanda-viaja

9. De malas prontas – Danuza Leão

Danuza é daquelas pessoas com grana, que fazem viagens um pouco mais luxuosas. Mas eu gosto da maneira que ela escreve. Nesse livro ela conta sobre suas viagens para Berlim, São Paulo, Londres e Buenos Aires. É praticamente um guia desses lugares, mas é tão gostoso de ler que você nem percebe.

danuza-leao-amanda-viaja

10. Histórias para Viajar – Amanda Noventa

Esse é o meu livro. Para falar a verdade eu não gosto e ler meus próprios textos, mas o feedback das pessoas têm sido tanto “viajei junto com você”, “fiquei com vontade de sair viajando por aí”, “devorei o livro” entre outras coisas que acho que, sendo assim, ele se encaixa na lista de livros que transportam você para outros lugares 🙂 O livro tem vários textos, mas todos com a intenção de inspirar você a sair viajando por aí. Quem quiser comprar, ainda tenho na versão digital (os impressos se esgotaram) e a compra é feita diretamente comigo – basta enviar um email para amandaviaja@gmail.com.

livro-amanda-viaja

 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$130

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*