O que fazer em Berlim no inverno: 22 dicas para o seu roteiro

Visitar Berlim no inverno tem seus encantos. Quem acha que vai só passar frio, está achando errado. A cidade tem muita coisa pra fazer o ano inteiro.

Importante: Berlin Welcome Card

Para conhecer Berlim gastando menos, eu recomendo fortemente o Berlin Welcome Card que dá direito ao transporte público + entrada gratuita nos museus. Você pode comprar aqui e receber no seu email.

Ou então, se você quiser fazer um turismo pesado, talvez seja uma boa o Welcome Card que dá direito a transporte público + ingressos com 50% de desconto em 200 atrações. Sai mais barato comprá-lo do que pagar tudo à parte. Compre aqui.

Berlim no Inverno: eventos 2018/2019

Winter World na Potsdamer Platz (02/11 a 06/01): Patinação no gelo, o maior tobogan da Europa e pistas de esqui.

Musical do Quebranozes (17 a 27/12): Musical e dança do balé Staats. Local: Deutsche Oper Berlin

Roncalli Christmas Circus (21/12 a 06/01): Por anos o circo Roncalli tem se apresentado e encantado visitantes de todas as idades. Local: Tempodrom

Festa de Ano Novo no Brandenburg (réveillon): festa tradicional com shows de música, luzes e fogos. Local: Brandenburg Gate Party Mile.

Festival de Filmes Berlinale 2019 (07/02 a 17/02): o festival contém em torno de 400 filmes de diferentes gêneros e todas as telas são abertas ao público. É possível ver alguns famosos no tapete vermelho. Local: Potsdamer Platz e vários cinemas em Berlim

Ano Novo no Brandenburg

Feiras de Natal em Berlim (Christmas Market)

Quem passar por Berlim no inverno pode ter a sorte de ser bem na época das feiras de Natal. Berlim tem mais de 60 delas e cada uma tem o seu charme. Selecionei quatro para você conhecer.

Christmas Magic na Gendarmenmarkt (26/11 a 31/12 diariamente até 22h): A praça histórica é cenário para essa feira de Natal que é uma das favoritas dos berlinenses. Tem comida e tem decorações e coisinhas para comprar. Local: Gendarmenmarkt (Mitte).

Charlottenburg Palace Christmas Market (26/11 a 26/12 diariamente até 22h): O super palácio de Charlottenburg e suas luzes deixam essa feira ainda mais charmosa. Local: Charlottenburg Palace

Lucia Christmas Market (26/11 a 23/12 diariamente até 22h): Essa feira tem foco (e mesmo nome) das feiras escandinavas e tradições nórdicas. Local: Kulturbrauerei (Prenzlauer Berg)

Spandau Christmas Market (26/11 a 23/12 diariamente até 22h): Todo ano a cidade velha inteira de Spandau (Old Town) é transformada no maior Christmas Market de Berlim. Local: Spandau Old Town

Obs: horário de funcionamento sujeito a alterações.

Christmas Magic na Gendarmenmarkt

Lugares escondidos e legais em Berlim

Os lugares são escondidos e ideais para Berlim no inverno. Um charme só.

Murais de street art: Os murais podem ser encontrados em diferentes prédios e fachadas de Berlim, mas especialmente no bairro de Kreuzberg. Também vale a pena caminhar pela Bergmannstraße e encontrar diversos cafés, sebos, brechós e lojas diferentonas. Metrô: U Gorlitzer Bahnhof, Warschauer Straße

Dong Xuan Center: Neste mercado vietnamita você vai encontrar muitas lojas e restaurantes com comida autêntica do Vietnã. Trem: Herzbergstraße/ Industriegbiet

Modersohnbrucke: Apesar de não ter água rolando por debaixo dessa ponte, ela oferece uma super vista panorâmica diferente de outros lugares comuns da cidade. Metrô: S+U Warschauer Straße

Quintais de Berlim: Em 1870 começou esse complexo de prédios e apartamentos com quintais no meio. Hoje são um charme e totalmente aberto ao público. No mais famoso deles ~ Heckmannsche Hofe ~ você vai encontrar diversos cafés, restaurantes e lojinhas fofas.

Markthalle Neun: No meio do bairro de Kreuzberg você vai encontrar esse mercado cheio de lugares para comer e descoladão. Bem apropriado para Berlim no inverno.

Markthalle Neun

Museus de Berlim

Passar por Berlim no inverno é pedir para conhecer os museus incríveis da cidade. A dica mais importante nesse caso é: compre os ingressos antecipados para evitar filas e pagar mais barato em todos os museus. Veja aqui.

Ilha dos Museus: É onde você encontra cinco museus – Old National Gallery, Old Museum, Bode, Neues e Pergamon. O ligar é lindo e dentro dele você encontra artes do Egito, Bizantina e alemã.

Museu Alemão de Tecnologia: É um dos maiores museus de tecnologia da Europa onde pode ser interessante para pessoas de todas as idades. Lá você vai encontrar tecnologia referente a aviões, trens, comunicação e locomotivas.

Museu de História Natural: Com foco no desenvolvimento do planeta, o museu mostra dinossauros e outras espécies raras.

GDR Museu: Aqui você vai aprender sobre a Alemanha oriental e a vida das pessoas que viveram naquela época. Interessantíssimo.

Museu Berlin Underworld: Neste museu você vai conhecer a história da cidade, mas sob uma perspectiva diferente. Você vai poder ver estações abandonadas, sistema de esgoto, túneis e tudo aquilo que fica debaixo da terra de Berlim.

Ilha dos Museus

Pontos românticos em Berlim

Berlim no inverno pode ser romântica se você quiser. Abaixo você encontra algumas dicas para levantar o clima.

A árvore Stand By Me: Aqueles que prestarem atenção durante um passeio no jardim Tiergarten, poderão encontrar uma árvores especial com a letra da música Stand by Me de Ben. E King. Um lugar bonito e escondido pra você parar.

Gendarmenmarkt: Os degraus do Konzerthaus também são famosos entre os mais românticos para ter uma bela vista da cidade ou andar pelo mercado de Natal que acontece por ali.

Photo boot (fotos): Na cidade existem diversos photo boots espalhados(aquelas casinhas de tirar fotos). A mais famosa delas é uma que fica em Kulturbrauerei na Prenzlauer Berg. Nelas você pode tirar algumas fotos preta e brancas bem legais!

Árvore Stand by me

VEJA AQUI MAIS POSTS DE BERLIM

Onde ficar em Berlim: melhores bairros, hotéis e hostels

O que fazer em Berlim em 3 dias: roteiro completo

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$130
 COMPRE INGRESSOS
e evite filas