Como é morar em Kansas City

Eu conheci a Pamela quando ela morou um tempo em Minneapolis, jogando vôlei pelo time da UofM (University of Minnesota). Ela tinha vindo de Miami, aquele super calor, para o inverno terrível de Minnesota. Um tempo depois ela se mudou para jogar no time da Universidade do Texas.

E a vida dela nos 7 anos de Estados Unidos tem sido assim, vida de atleta. Ela mora aonde tem que jogar. Já morou em quatro lugares diferentes, Flórida, Texas, Minnesota e atualmente reside na cidade de Kansas City, no estado de Missouri, onde é assistente técnica do time de vôlei feminino e ainda faz um MBA.

E eu chamei a Pamela pra contar como é morar lá justamente pela experiência de morar em tantos lugares e estar há tanto tempo no país. Ela tem várias histórias interessantes pra contar…

morar-nos-estados-unidos4
Pamela em ação

Como você foi parar nos EUA?

Eu jogava vôlei no Brasil e uma técnica americana me viu treinando e me chamou pra jogar aqui. Na época era tudo muito novo pra mim e não tinha essa pretensão de ir tão longe. Mas tinha amigas que já estavam morando nos EUA e adorando a experiência. Então logo decidi vir pra cá estudar, viver a famosa vida universitária americana e fazer o q mais gosto que é jogar vôlei. Não tinha ideia pra onde eu estava indo morar e estudar, só aceitei a proposta e fui. Faria tudo de novo!

De todas as cidades que já morou, qual foi a que mais gostou?

Morei em várias cidades com estilos únicos. Porém a cidade que mais me identifiquei foi Tampa, na Flórida.
O clima tropical e a boa localização são, sem dúvida, as razões pelas quais mais gostei de lá. E estava ao lado da Disney, Miami e diversas praias maravilhosas. A localização era privilegiada já que podia viajar para lugares lindos a qualquer momento com facilidade. Sem contar que na Flórida existem muitos brasileiros e você acaba se sentindo um pouco mais perto da sua cultura.

morar-nos-estados-unidos3
Na Disney

Falando nisso, quem são seus amigos? É fácil ser amiga de americanos?

Tenho amigos de todos os tipos pois nos Estados Unidos há muita diversidade de raças, e também já morei com gente do mundo todo por causa do esporte. Apesar da maioria dos meus bons amigos serem brasileiros (pela identificação cultural) conheci pessoas incríveis de outras nacionalidades, inclusive americanos. Com eles, não existe aquela afinidade instantânea devido à diferença cultural, mas não tenho dificuldades em ser amiga deles. Claro que também não amo todo mundo, só que como o brasileiro é carismático não é difícil fazer amigos por aqui. Já namorado é outra história! Mas isso não vem ao caso rsrs…

morar-nos-estados-unidos5
Com a colega de time, quando jogava na Flórida

Você fez faculdade nos EUA. Essa história de bullying que vemos nos filmes existe mesmo?

Pois é, na primeira faculdade que estudei aqui sofri bullying das americanas do meu time. Eu tinha uma bandeira do Brasil no meu armário e um dia cheguei antes do treino e a bandeira estava toda riscada. Fiquei bem chateada com a situação e quase briguei, mas logo percebi que tudo era inveja e no fim adorei saber que incomodava tanto.

Eu sei que você já viajou quase o país inteiro (25 estados dos 50 americanos). Qual foi a cidade que mais gostou?

Eu gostei muito de Waikiki Beach no Hawaii. O motivo vocês já devem imaginar, né?! Praia, calor, surfistas, dancinha havaiana e frutas frescas! Também gostei muito de Chicago. É uma cidade linda, bem urbana e com muita gente, porém bem civilizada e organizada. Me encantei também pela Califórnia, fui para várias cidades lá… Bom, como se vê, sol e praia me agradam!

morar-nos-estados-unidos
Em uma das viagens da Pamela, no Hawaii, com as meninas do time.

As pessoas geralmente têm um preconceito com americanos, sempre usando estereótipos de que americanos são assim ou assado. O que você acha deles?

Infelizmente os estereótipos existem e o brasileiro adora julgar o outro mais do que ninguém. Como uma boa brasileira sempre rola tirar sarro dos gringos, né?! Mas todo país tem seu lado bom e ruim e aqui nos EUA não é diferente. Eu acho verdade que os americanos são um pouco egoístas. A cultura é individualista, tempo é dinheiro. E apesar de admirar a mentalidade financeira do americano, acredito que foca-se muito em fazer dinheiro e pouco em ser feliz.

E qual a maior mentira que as pessoas dizem a respeito dos americanos?

É mentira que nos EUA só tem fast food e McDonalds. Há uma variedade incrível de comida por aqui. Existem muitas comidas típicas saudáveis. E, além disso, aqui você encontra comida do mundo todo com muita facilidade. Realmente só come McDonalds quem quer.
Ah, também é mentira que na Disney é tudo barato e que americana tem peitão!

como-morar-nos-estados-unidos1
Halloween!

E quando o Brasil joga contra os EUA no vôlei. Pra quem você torce?

Aiii, é complicado. Eu torço pelo bom voleibol e respeito muito a seleção americana. Tenho uma amiga na equipe, a Gibby, que já jogamos juntas no mesmo time em Minnesota mas também já joguei contra em jogos que fiz pelo Brasil. Torço muito pra que ela jogue bem mas não nego que pelo Brasil o coração fala mais alto. Além disso, trabalho com voleibol aqui, Brasil ganhando impõe respeito e evita piadinhas maldosas rsrsr

Você deve ser cheia de histórias engraçadas com esse monte de mudança de cidade nos Estados Unidos e ainda ser jogadora. Conta umas histórias pra gente…

Tenho várias! Em umas das minhas vindas do Brasil para os EUA, peguei escala em Santiago, Chile. Meu inglês ainda era precário e, pra falar a verdade, não presto muito atenção naquela voz de aeroporto. Como sempre espero na fila de imigração, recebi o visto e saí. Quando saio pela, porta percebo que estava na cidade de Santiago! Eu acabava de entrar em solos chilenos e não para o voo que me levaria a Miami! Fiquei desesperada e voltei dizendo – “mira me voy para Miami!!!” Hahaha. Eles ficaram bravos comigo, anularam meu visto e disseram que o voo para Miami era no segundo andar. Bom, eu até curti porque posso dizer que já visitei o Chile hahaha

Na minha primeira faculdade, nós, brasileiras fomos informadas de que nosso biquíni  não era adequado para o local.

Fui rainha do college na disputa da menina mais popular da escola! Essa coisa de ser popular ou loser realmente existe…

Já cheguei na balada à 1 da manhã e a balada acabou as 2! Há vários estados nos EUA em que a balada fecha às 2 horas e, infelizmente, Kansas é um desses.

Já me perguntaram se eu falo brasileiro, espanhol, se eu falo mexicano e a pior de todas: você fala Portugal?

morar-nos-estados-unidos2
No Kansas, onde mora atualmente.

 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$130

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*