Você não precisa falar outro idioma para viajar

Alguns anos atrás embarquei em um cruzeiro na França onde absolutamente ninguém falava outra língua a não ser o Francês. Todas as noites tínhamos um jantar onde as mesas eram divididas entre os passageiros. Portanto eu me sentava com outros passageiros que não conhecia. Todas as noites eram fantásticas. Conversávamos sobre os lugares que havíamos visitado durante o dia, sobre o quanto Paris havia mudado e até como estava a lua-de-mel do casal ao meu lado. Os jantares eram uma aula sobre a cultura francesa.

Ok. É mentira. Eu não sei falar Francês. Sei apenas falar Português, Inglês e um poquito de Espanhol. Em Francês sei umas três palavrinhas mas mesmo assim eu sabia do que eles estavam falando e conseguia contribuir com a conversa. Como? Porque eu consigo entender a comunicação não-verbal. Eu consigo me comunicar através das minhas expressões faciais, expressões com as mãos e também consigo entendê-los pelo tom de voz. É uma habilidade que eu tenho e que provavelmente você também tem, pois se trata de uma habilidade natural do ser humano.

Se comunicar sem palavras ajuda você a entender uma pessoa mesmo quando você entende sua língua pois muito da comunicação humana acontece sem palavras. A linguagem corporal diz tanto sobre alguém quanto as palavras que elas estão dizendo.

Mas se você ainda não se sente seguro com a sua comunicação não-verbal, alguns outros truques podem ajudar na sua viagem:

Tenha todo o seu roteiro detalhado em mãos. Reservas de hotéis, voos, entradas em parques, museus e qualquer outra informação do seu roteiro de viagem. Dessa forma fica mais fácil se comunicar pedindo informações apenas mostrando fotos ou o endereço dos lugares onde você precisa ir. Apontar e mostrar funciona!

Aprenda as palavras que você precisa. Pense nas palavras que você mais vai usar durante a viagem em qualquer situação que esteja – em uma loja, no restaurante para fazer um pedido, no bar para socializar ou pedir uma cerveja, para saber onde é o banheiro, enfim… Defina onde você mais vai precisar saber o idioma na sua viagem. No meu caso, eu também sempre procuro aprender as palavrinhas mágicas da educação do país: “olá”, “por favor”, “com licença” e “obrigada”. Mesmo falando inglês, que é uma língua universal, eu gosto de usar essas quatro palavras no idioma local. Sinto que é uma forma mais simpática de tratar o país que estou visitando.

Na imigração. Tenha em mãos todos os documentos necessários para a entrada no país: passaporte, aquelas fichas chatas que você preencheu no avião, reservas de hotéis, passagens, carteira de vacinação e/ou qualquer outro documento que você sabe que são exigidos pela imigração daquele país. Os oficiais de imigração estão acostumados com turistas que não sabem o idioma, portanto são devem ser um pouco mais pacientes. No entanto, se ele te perguntar alguma coisa apenas diga: “Eu não falo xxxxx. Eu falo apenas Português”. Aí está uma frase para você aprender a falar no idioma do país que está visitando.

Aplicativo Google Tradutor offline. O Google Tradutor que usamos no computador para traduzir qualquer coisa em qualquer língua, também existe na versão de aplicativo para tablet e celular. E o melhor: você não precisa de internet para obter a tradução.  É a salvação para aqueles momentos em que você está no meio de uma viagem, precisa saber como falar algo mas não tem conexão com a internet.

Aprender um novo idioma possui inúmeras vantagens: maiores chances no mercado de trabalho, aumento de bagagem cultural, possibilidade de fazer grandes amizades com estrangeiros e, como publicado no New York Times em 2012, pesquisadores descobriram que pessoas bilíngues são mais espertas! No entanto, não saber outro idioma não deve impedir você de fazer a viagem dos seus sonhos e se sentir à vontade no país que está visitando. Tente a comunicação não-verbal e divirta-se!

Inspirado em Don´t Learn a Foreign Language

Ilustração: Harriet Russel alterada em Negócio Digital

 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$130

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*