10 curiosidades sobre Cuba e os cubanos

Cuba é tão surpreendente, que eu poderia passar dias listando as coisas legais que vi por lá. A história transborda, a música toca, a arquitetura embeleza e os carros divertem. E ainda tem como bônus a minha bebida preferida: o mojito. Com vocês, algumas curiosidades sobre Cuba e os cubanos que chamaram a minha atenção e que definitivamente influenciam na dinâmica da viagem para esse destino singular.

Arquitetura de Cuba

Nas palavras do romancista Alejo Carpentier, a arquitetura de Cuba é “música esculpida em pedra”. É tão linda que alguns lugares em Cuba foram nomeados pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade, o que ajuda as belas construções a serem preservadas. A restauração do centro histórico da capital, a turística Habana Vieja, começou no fim dos anos 70 e continua sendo promovida.

Em compensação, outras áreas da cidade, como no próprio bairro vizinho de El Vedado, se mostram completamente degradadas. Esse contraste entre estados de conservação é uma das curiosidades sobre Cuba.

Avenida Malecon

É a avenida principal de Havana, à beira-mar, com 8 km de extensão, dos quais eu devo ter andado uns 7km. Pode-se dizer que é um dos locais mais expressivos de Cuba, o ponto de encontro entre amigos, poetas, namorados, turistas. O Malecón é ainda mais bonito quando acontece a ressaca do mar e as ondas batem contra a mureta da avenida. Foi nesse dia que resolvi caminhar por ela. Uma das melhores experiências em Cuba.

A herança da Revolução em Cuba

Sem qualquer publicidade explícita no país, todos os outdoors são para propaganda política. Fotos de Fidel, Che e Cienfuegos, personalidades emblemáticas que inspiram muitas das curiosidades sobre Cuba e sobre como a revolução moldou o país, estão por toda parte. Sem falar na propaganda anti-Estados Unidos.

Gostando ou não, faz parte da história…

Uma publicação compartilhada por Amanda Noventa (@amandanoventa) em

 

curiosidades sobre Cuba

Dinheiro em Cuba

Cuba tem uma economia dupla onde os pesos cubanos (CUP) e os pesos conversíveis (CUC) circulam simultaneamente. Ou seja, Cuba possui duas moedas: os turistas utilizam os pesos conversíveis, que vale cerca de 25 vezes mais que o peso cubano, utilizado pela população local. Para fazer câmbio no país, o ideal é levar euros, já que, devido ao embargo econômico, dólares podem ser taxados em até 10%.

Os preços não têm grande variação

Não importa se o turista compra um mojito no hotel, num bar ou restaurante. O preço dificilmente vai ser muito diferente. Os táxis para qualquer lugar também custam CUC$5, sem taxímetro. Se cobrarem a mais que isso, vale negociar.

Os cubanos sabem tudo sobre a própria política e cultura

O taxista, a mulher que vende livros na praça, o garçom… Todo mundo sabe contar a história de qualquer coisa ou lugar que você mencione sobre Cuba. Portanto, aproveite para conversar com eles. Na Praça das Armas encontrei vários vendedores de quadros e livros históricos das décadas de 1920, 1930 e da época da revolução. Conversei com uma das vendedoras e ela me deu uma aula de história! Aí acabei comprando um dicionário castelhano de 1940, caindo aos pedaços – adoro essas coisas! Ela recebeu o dinheiro, agradeceu, fez uma breve oração e beijou a nota. Eram apenas CUC$5, o equivalente a R$20.

É permitido fumar em qualquer lugar

Das maiores curiosidades sobre Cuba, me chamou atenção como é permitido fumar em praticamente qualquer lugar. Percebi isso no aeroporto logo ao chegar. Fui ao toilette e o cheiro de cigarro lá dentro era fortíssimo. É assim nos bares, nos restaurantes, no hotel… E, como não poderia deixar de ser, muito desse cheiro vem de charutos.

Praias de Cuba: uma das mais lindas do mundo

Fica em Varadero, uma cidade onde não há muito o que fazer além de ir do resort para a praia e da praia para o resort. Portanto, faça questão de pegar um bom resort all inclusive. No meu, o Blau Varadero, pude passar tardes em espreguiçadeiras debaixo de coqueiros, pegar uma piscina, fazer massagem e comer e beber como se não houvesse amanhã! Passava muito tempo também lendo um livro na praia e dando aquela olhada para o mar de vez em quando para ter certeza de que aquilo era de verdade. Aproveitei também para fazer snorkelling e andar em um barquinho onde dava para tomar sol e mergulhar nas águas cristalinas de Cuba. Vida difícil…

Música cubana por todos os lados

Eu adoro música cubana! Meu estilo preferido é o sonum tipo de jazz cubano. E a música está em todo lugar! Você está almoçando e tem um grupo de trovadores tocando no restaurante. Depois você está tomando um mojito contemplando o pôr do sol e lá está outro grupo. E à noite, dá pra curtir um som de primeiríssima qualidade em bares e restaurantes.

 

Você sabia que o seguro viagem em Cuba é obrigatório?

Pois é, uma apólice de seguro viagem para Cuba é obrigatório desde 2010, quando o governo local estabeleceu essa requisição para todas as nacionalidades. Você tem duas opções:

  • Contratar a apólice com a seguradora estatal cubana Asistur ao desembarcar, que cobre 25.000 USD em despesas médicas e hospitalares por doença ou acidente, ao custo de 3 a 5 USD dependendo da apólice (a básica, a que inclui atividades de risco e a para idosos)
  • Viajar com o seguro já contratado com uma empresa brasileira habilitada pelo governo cubano a emitir apólices de seguro viagem para o Chile

Eu recomendo a segunda opção, assim você já sai do país com tudo resolvido e viaja tranquilo, além de garantir cobertura durante o próprio voo (quase todos os seguros cobrem extravio de bagagem, por exemplo).

Eu tenho um cupom de 10% de desconto (e mais 5% se você pagar no boleto) para o site SegurosPromo, que contém quase todos os seguros viagem do mercado. Basta você entrar no site, fazer sua cotação, escolher o seu seguro preferido e, no momento de fechar a compra, colocar o código AMANDAVIAJA10.

Entre aqui e faça sua cotação.

 

Veja aqui todos os posts sobre Cuba

Preparativos para viagem a Cuba
Primeiras impressões da viagem à Cuba
O que fazer em Havana: dicas e melhores atrações
Hotéis e outros tipos de acomodação em Havana, Cuba
Guia completo de Cuba: dicas e roteiro de viagem
Como Kennedy continuou fumando os melhores charutos após decretar o embargo a Cuba

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$130