Como é dirigir na Costa Rica: 7 dicas!

As estradas na Costa Rica são famosas por não serem fáceis de dirigir. Com a história de preservação do país, a intenção não é criar grande rodovias; por isso elas se mantêm um tanto selvagem – e cheia de curvas. Mas se você quiser saber como é dirigir na Costa Rica, separei algumas dicas pra você. Veja aqui o meu roteiro.

o que fazer na costa rica
Meu roteiro de carro

COMO É DIRIGIR NA COSTA RICA

1. Mão dupla, curvas e estrada de terra na Costa Rica

O grande problema ao dirigir na Costa Rica é que as estradas têm somente duas vias de mão dupla. É uma estrada que vai e outra que vem. E, para piorar, cheia de curvas. Isso faz com que você tenha que dirigir devagar por conta da segurança e as distâncias acabem ficando maiores do que realmente são. Em alguns trechos, também não existe asfalto. No começo é difícil, mas depois você se acostuma com o Costa Rica style.

2. Aluguel de carros 4×4 na Costa Rica

Não caia na besteira de querer economizar e alugar um carro comum. Todo mundo já sabe (e faz isso): tem que alugar uma SUV 4×4. As estradas não são as melhores, sendo que muitas vezes são de terra. Na descida de um vulcão, por exemplo, sem o 4×4 jamais conseguiríamos descer. Tem certas coisas que não dá pra economizar por questão de segurança – na Costa Rica, o 4×4 é uma delas.

3. Onde alugar um carro na Costa Rica

Minha grande recomendação é o pessoal da Vamos Rent a Car, que foram os meus parceiros nessa viagem. A locadora de carro fica a dez minutos do aeroporto, oferecendo um transfer gratuito até lá. Todos são muito atenciosos, falam inglês perfeitamente e explicam tudo nos mínimos detalhes sobre o seu carro e dirigir na Costa Rica. Com eles você não passa perrengue – qualquer problema na estrada, basta fazer uma ligação. Uma coisa que eu gosto: é uma empresa local. Além de você ajudar quem é local, pode ficar mais barato do que alugar um carro em grandes locadoras.

Cena comum pelas estradas
Cena comum pelas estradas

4. Reserve seu carro com antecedência

Essa é uma dica essencial! Na alta temporada da Costa Rica faltam carros e você corre o risco de ficar sem se não reservar com antecedência. Vi várias pessoas com esse problema. Recomendo pelo menos fazer a reserva um mês antes da data da sua viagem.

5. Você vai precisar de internet

Compre um chip para usar internet e conseguir o sinal do Waze. Você vai precisar (veja aqui minha sugestão de chip de celular com internet ilimitada). A internet pega bem, mas vai falhar em alguns momentos. Para isso, é legal você baixar também o app maps.me que funciona offline. Não é o Waze, mas salvou a vida em vários momentos.

6. Sem pedágios

Na nossa rota, não encontramos nenhum pedágio. Somente na volta para San Jose, na entrada da cidade.

7. Gasolina

Quando eu estive na Costa Rica (02/2018) o preço da gasolina era em torno de US$1,12/litro.

Road trip é o meu tipo de viagem favorita. Eu gosto porque você não precisa se planejar muito. Não precisa nem reservar hospedagem com antecedência. É só chegar no país mais ou menos com uma ideia de onde quer ir e deixar a viagem te levar. Quando gosto de um lugar, eu fico. Quando não gosto, parto pro próximo. É uma viagem mais livre 💫 E a Costa Rica é um país perfeito para viajar assim. É pequeno mas tem tanta coisa pra ver, que é bobagem ficar num lugar só. Eu estou viajando por aqui em parceria com a ‘Vamos rent a car’, uma locadora de carros local, e até tinha montado um itinerário mais ou menos antes da viagem. Mas cheguei aqui e mudei tudo. Sabe aquela história de que a jornada é mais importante do que o destino? Então, eu acho o destino é importante. Mas o que traz o sentimento de liberdade que buscamos numa viagem, é a jornada. #AmandaViajaCostaRica #CostaRicaTravel #RentVamos

Uma publicação compartilhada por Amanda Noventa (@amandanoventa) em

 

Veja todos os posts da Costa Rica:

Onde ficar na Costa Rica: hotéis, pousadas e hostels

Costa Rica: um guia completo para se planejar

O que fazer na Costa Rica: um roteiro de 10 dias

Quanto custa viajar para Costa Rica

Como é dirigir na Costa Rica: 7 dicas

O que fazer em La Fortuna e Arenal 

O que fazer em Monteverde

O que fazer em Turrialba

O que fazer em Tamarindo

Onde alugar carro na Costa Rica: Vamos rent-a-car

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
 CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$100

One Comment

  1. Thank you for sharing your experiences Amanda. Hope to see you again soon. Pura Vida!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*