Dicas Atacama: os 6 erros que cometi

Dicas Atacama: os 6 erros que cometi

É difícil fazer uma viagem sem cometer nem um errinho se quer. O bom é que cada vez a gente fica melhor e erro sempre vira uma história para contar. E nas dicas Atacama não pode faltar alguns errinhos que cometi para que você não faça o mesmo.

Na minha viagem eu não cometi erros graves. Mas algumas coisinhas poderiam ter sido feitas de forma diferente para deixarem a viagem ainda melhor.

DICAS ATACAMA

1 Não ter comprado as passagens direto para/de Calama, apenas com conexão em Santiago

Esse foi um erro muito pessoal. Mas eu optei por passar um dia em Santiago na ida e um na volta. Acontece que eu já conhecia Santiago e não é uma cidade que me encante muito. Portanto na volta, já em clima de voltar pra casa e querendo voltar, eu não queria mais passar um dia em Santiago. A minha sorte foi que consegui adiantar meu voo para o mesmo dia da volta de Calama sem custo nenhum com a LATAM. Eles geralmente não fazem isso, mas deviam estar de bom humor no dia em que eu fui lá. Então no fim das contas, acabei só ficando umas horinhas no aeroporto de Santiago e já voltei para o Brasil.

Dicas Atacama: Se você quiser conhecer Santiago, sugiro passar alguns dias lá na ida. Porque na volta do Atacama, você já está no clima de voltar para casa, meio sem paciência.

dicas Atacama
Cheguei em Calama com esse pôr-do-sol

2 Não ter feito o Salar de Uyuni no fim da viagem

Na verdade, esse foi um erro consciente. Eu já sabia que seria melhor deixar para o fim. Mas como havia conhecido o Vitor, um amigo que fiz no hostel, decidi ir no mesmo dia que ele. Foi legal, mas quando voltei ainda tinha três dias no Atacama. E confesso que quando você volta do Uyuni, volta com a sensação de dever cumprido e que é hora de ir embora. No fim das contas acabei entrando no clima do Atacama novamente, mas se fosse para escolher, faria no fim da viagem, um dia antes de ir embora.

dicas Atacama

3 Não ter dividido direito o dinheiro em reais e dólares

Não foi um erro tão grave porque eu levei dólares e dólar nunca está desvalorizado. Então não saí perdendo. Mas poderia ter levado um pouco em reais para trocar por pesos e usar no dia-a-dia invés de gastar todo o meu dólar. Assim economizava um pouco nas conversões.

dicas Atacama

4 Ter subestimado os meus gastos

Eu, Amanda, blogueira de viagem, me dei mal. Levei pouca grana, ela acabou, cheguei lá e tive que usar o cartão de crédito e ainda sacar um pouquinho de dinheiro. Vamos olhar o meu post sobre custos para ter uma ideia de quanto gastei e não cometer o mesmo erro, people 😉

dicas Atacama
Lagunas Altiplânicas

5 Não ter comprado o transfer de Calama – San Pedro ida e volta

Erro pequeno, mas eu não sabia que comprando o transfer de ida e volta havia uma economia de 4000 pesos. Ou seja, cada trecho do transfer custa 12000 pesos, que dá um total de 24000 pesos. Dicas Atacama: comprando de cara a ida e volta, eles te dão um desconto e fica um total de 20000 pesos. Façam isso no aero, please.

dicas Atacama

6 Não ter levado cup noodles para o Salar

Engraçado… A comida foi piorando com os dias no Uyuni. Tive um belo azar de passar mal com o jantar do último dia. Sem contar um dos almoços que estava muuuito ruim para o meu paladar e não consegui comer – macarrão cozido sem molho nenhum e nem uma manteiguinha pra ajudar e um frango esquisito. Então acho que nessa horas um cup noodles teria me salvado. Ainda bem que eu não esqueci de coisas super úteis para a sobrevivência no uyuni: snacks contendo muito chocolate.

dicas Atacama

Veja todos os posts do Atacama e Uyuni aqui

Dicas do Deserto do Atacama: um guia com roteiro

Quanto custa viajar para o Atacama e Uyuni

Dicas Atacama: os 6 erros que cometi

Deserto do Atacama: os 10 passeios imperdíveis

Como ir do Atacama ao Salar de Uyuni: um guia completo

Onde comer em San Pedro do Atacama

Viajar sozinha para o Deserto do Atacama: é seguro?

O que levar para o Atacama e Uyuni na mochila ou mala

Viajar sozinha para o Salar de Uyuni na Bolívia

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
 CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$100

17 Comments

  1. Fatima Azevedo

    Olá, te Admiro muitíssimo .
    A noite quando eu vou dormir, penso .
    Eu também , consigo fazer essas maravilhosas viagens que você faz.
    Mas , logo em seguida, claro que não .

  2. Oi Amanda…estou fazendo o roteiro para o atacama e deixei Uyuni para o fim….vou dia 02…volto dia 14. Fiz reservas em San Pedro apenas até dia 10..porque pretendo fechar ida para Uyuni dia 09 ou 10… Me programei pra voltar de Uyuni dia 12..chegar dia 13….ficar por lá e partir 14 cedinho. Tenho duas dúvidas….Será arriscado não deixar reservado esses dias (11/12/13/14) e eu não conseguir fechar o passeio nessas datas ou tem realmente todo dia? Será que consigo chegando lá….reservar a estadia do dia 13 para 14, ou melhor reservar antes? Obrigada pelas dicas…beeeeijo Fran

    • Oi Fran, eu não entendi em que mês você vai… Se for alta temporada (férias) você tem que ficar esperta porque pode ser mais concorrido para as datas sim. Se eu fosse você, já que você está com as datas mais fechadas, já reservava desde já. Beijo

  3. Amanda, esses snakcs-salva-vidas vc comprou em San Pedro mesmo?
    Post ótimo!
    Bjs

  4. Estou com a mesma dúvida da Fran… pretendo ir pra o Atacama e deixar Uyuni por último. Queria sair de lá direto pra o aeroporto para voltar mas não encontro vôos disponíveis. VC acha melhor retornar à San Pedro para voltar ao aeroporto de Calama? E em relação a bagagem… pretendia levar uma mala e uma mochila. Se eu fz o passeio a Uyuni e sair de lá para o aeroporto a empresa guarda as malas ou é arriscado?

    • Olha, dá certo você chegar do Uyuni e ir embora no mesmo dia se seu voo for à noite porque o normal é chegar de volta ao Atacama por volta das 11h. Mas dependendo do clima, pode atrasar (vi isso acontecer com algumas pessoas e elas retornarem no fim da tarde somente). Eu deixaria para ir embora no dia seguinte.
      E não tem como você ir do Uyuni direto para Calama. Você tem que voltar a San Pedro do Atacama para de lá ir para Calama.
      Não sei se a agência guarda as malas, acredito que sim, mas precisa confirmar.
      Beijão

  5. Oi Amanda,
    Qual a agência que você fez o passeio para o Salar Uyuni,

  6. Boa tarde, também comprei passagem para ir direto pro salar e depois pro atacama,
    porém estou com medo da altitude.

    você sentiu algo? passou mal? o que fez?

    obrigada

  7. Oi, Amanda.

    To adorando o blog.
    Peço um help.

    Minha agenda é sempre apertada e consegui uns dias em novembro, dos feriados, entre 14 e 21.
    É o que dá. rs
    O que acha?
    SP – Santiago – Atacama (2 dias) – Uyuni (3 dias) – Santa Cruz – SP
    Funciona?

  8. Oi, Amanda. Adorei seu blog.
    Tenho uma dúvida, para ir para Uyuni, tem como levar mala no jipe? Onde você deixou sua bagagem?

  9. Olá, sobre não ter levado o Cup noodles.. mas lá teria como fazer? pq precisa colocar água quente, né?

    grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*