9 dicas para morar bem em São Paulo

Eu sei que São Paulo pode assustar quem vem de fora. Realmente não é uma cidade fácil e pode dar uma canseira só de pensar em morar nesse caos. Mas depois que você se adapta e pega o jeito, você vê que tem muita coisa legal.

Existem vários truques que você vai aprendendo para deixar a sua vida com mais qualidade na capital. Aqui, algumas coisas que considero essenciais:

1. More perto do trabalho

Existem muito bairros legais e com qualidade de vida em São Paulo. Mas, provavelmente, o melhor pra você é aquele que fica perto do trabalho e que você possa ir e voltar a pé. Eu já tive dois empregos nos quais eu ia a pé e um longe que eu tinha que pegar ônibus e que me tomava, no total, 3 horas do dia. Acredite: isso faz toda a diferença na sua qualidade de vida. Chegar em casa depois de um tempo de trânsito seja de carro, metrô ou ônibus esgota qualquer pessoa e você não tem vontade de fazer mais nada. Sem contar que muita vezes você chega em casa de mau humor por tudo que acabou de enfrentar. Portanto, se poupe e more perto do trabalho.

2. Não tenha carro

Além de todos os gastos que eu nem preciso citar aqui, São Paulo tem mesmo um trânsito caótico. Então não compensa nem financeiramente e nem qualitativamente você ter um carro. Faça as contas e talvez você perceba que ir e voltar de Uber dos lugares sai mais barato e traz mais tranquilidade para a sua vida.

morar em São Paulo

3. Arranje um trabalho/chefe flexível com horários (de preferência que aceite home office vez ou outra)

Isso parece impossível para muitas pessoas. Mas em São Paulo não é tão difícil assim. Todos vivem com o caos e entendem que não dá para ter um horário tão rigoroso de trabalho. Muitas empresas permitem que você trabalhe alguns dias da semana de casa e outras empresas (grandes inclusive) adotam um sistema de rotação de home office para funcionários.

4. Vá atrás de um salário de no mínimo R$5000

Esse é o valor mínimo que eu considero ideal para não passar apertado em São Paulo se você quiser: pagar aluguel, curtir a cidade, indo a restaurantes com frequencia e ainda fazer umas viagens internacionais de férias.

5. No verão chove à tarde. Se programe com relação a esse horário.

Todo mundo já sabe que a previsão é de chuva/tempestade para esse horário no verão. Portanto, se programe para não ter que estar no trânsito durante e logo depois da chuva porque vai virar um caos sim.

6. Evite o Ibirapuera nos finais de semana

Somos carentes de parque. E o parque mais famoso da cidade fica lotado nos finais de semana. Se você quiser paz e tranquilidade, não é pra lá que você deve ir. Mas dá uma passadinha no parque durante a semana – é o lugar mais gostoso de São Paulo.

lago

7. Aproveite os restaurantes

São Paulo tem mais restaurantes do que Nova York, sabia? Tem barato e tem caro (muitos caros), mas eles estão entre as maiores atrações da cidade. Tem para todos os gostos, nacionalidades, estilos… a comida que você quiser. Se joga!

morar em São Paulo

8. Quando puder, use o metrô fora do horário de pico

Horário de pico é aquele em que as pessoas estão indo e voltando do trabalho. Eu diria das 7h às 9h30 (meia hora faz toda diferença no metrô) e das 17h às 19h. São Paulo tem um dos melhores metrôs do mundo no quesito funcionamento e infra. Aquela linha amarela é um exemplo mundial. MAS, tem pouca linha pra tanta gente. E é no metrô em horário de pico que você descobre que o ser humano é um animal selvagem. Não existe educação, respeito e nem desodorante.

morar em São Paulo

9. Cuide da sua vida

No Brasil, São Paulo é a única cidade que eu conheço onde as pessoas não são provincianas e são mais independentes. Aqui ninguém está preocupado com o que você faz; você é só mais um, você não é ninguém. Em São Paulo cada um cuida da sua própria vida; não dá tempo e nem queremos cuidar da vida do outro. E essa é, particularmente, a característica que eu mais gosto na cidade.

 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$130