9 dicas para morar bem em São Paulo

Eu sei que São Paulo pode assustar quem vem de fora. Realmente não é uma cidade fácil e pode dar uma canseira só de pensar em morar nesse caos. Mas depois que você se adapta e pega o jeito, você vê que tem muita coisa legal.

Existem vários truques que você vai aprendendo para deixar a sua vida com mais qualidade na capital. Aqui, algumas coisas que considero essenciais:

1. More perto do trabalho

Existem muito bairros legais e com qualidade de vida em São Paulo. Mas, provavelmente, o melhor pra você é aquele que fica perto do trabalho e que você possa ir e voltar a pé. Eu já tive dois empregos nos quais eu ia a pé e um longe que eu tinha que pegar ônibus e que me tomava, no total, 3 horas do dia. Acredite: isso faz toda a diferença na sua qualidade de vida. Chegar em casa depois de um tempo de trânsito seja de carro, metrô ou ônibus esgota qualquer pessoa e você não tem vontade de fazer mais nada. Sem contar que muita vezes você chega em casa de mau humor por tudo que acabou de enfrentar. Portanto, se poupe e more perto do trabalho.

2. Não tenha carro

Além de todos os gastos que eu nem preciso citar aqui, São Paulo tem mesmo um trânsito caótico. Então não compensa nem financeiramente e nem qualitativamente você ter um carro. Faça as contas e talvez você perceba que ir e voltar de Uber dos lugares sai mais barato e traz mais tranquilidade para a sua vida.

morar em São Paulo

3. Arranje um trabalho/chefe flexível com horários (de preferência que aceite home office vez ou outra)

Isso parece impossível para muitas pessoas. Mas em São Paulo não é tão difícil assim. Todos vivem com o caos e entendem que não dá para ter um horário tão rigoroso de trabalho. Muitas empresas permitem que você trabalhe alguns dias da semana de casa e outras empresas (grandes inclusive) adotam um sistema de rotação de home office para funcionários.

4. Vá atrás de um salário de no mínimo R$5000

Esse é o valor mínimo que eu considero ideal para não passar apertado em São Paulo se você quiser: pagar aluguel, curtir a cidade, indo a restaurantes com frequencia e ainda fazer umas viagens internacionais de férias.

5. No verão chove à tarde. Se programe com relação a esse horário.

Todo mundo já sabe que a previsão é de chuva/tempestade para esse horário no verão. Portanto, se programe para não ter que estar no trânsito durante e logo depois da chuva porque vai virar um caos sim.

6. Evite o Ibirapuera nos finais de semana

Somos carentes de parque. E o parque mais famoso da cidade fica lotado nos finais de semana. Se você quiser paz e tranquilidade, não é pra lá que você deve ir. Mas dá uma passadinha no parque durante a semana – é o lugar mais gostoso de São Paulo.

lago

7. Aproveite os restaurantes

São Paulo tem mais restaurantes do que Nova York, sabia? Tem barato e tem caro (muitos caros), mas eles estão entre as maiores atrações da cidade. Tem para todos os gostos, nacionalidades, estilos… a comida que você quiser. Se joga!

morar em São Paulo

8. Quando puder, use o metrô fora do horário de pico

Horário de pico é aquele em que as pessoas estão indo e voltando do trabalho. Eu diria das 7h às 9h30 (meia hora faz toda diferença no metrô) e das 17h às 19h. São Paulo tem um dos melhores metrôs do mundo no quesito funcionamento e infra. Aquela linha amarela é um exemplo mundial. MAS, tem pouca linha pra tanta gente. E é no metrô em horário de pico que você descobre que o ser humano é um animal selvagem. Não existe educação, respeito e nem desodorante.

morar em São Paulo

9. Cuide da sua vida

No Brasil, São Paulo é a única cidade que eu conheço onde as pessoas não são provincianas e são mais independentes. Aqui ninguém está preocupado com o que você faz; você é só mais um, você não é ninguém. Em São Paulo cada um cuida da sua própria vida; não dá tempo e nem queremos cuidar da vida do outro. E essa é, particularmente, a característica que eu mais gosto na cidade.

 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$130

29 Comments

  1. Amanda, pergunta prática: Salário de no mínimo 5.000 líquido ou bruto? rs

  2. Que dicas legais! Adorei.

  3. Amanda, como eu amo quando vejo que tem post novo aqui! (agora vou matar um pouquinho dessa vontade com seus livros que acabaram de chegar em casa).
    Sobre o Ibirapuera, uma coisa que me fez parar de ir lá foi a completa lotação aos finais de semana. Nem dá pra andar de bicicleta, fica insuportável! Mas um lugar mais tranquilo e com bastante verde que conheci ano passado e amei é o jardim botânico. Vale muito a visita.
    Concordo sobre o carro, apesar de eu e meu namorado termos vontade de comprar um mais pra frente pra viabilizar nossas viagens para cidadezinhas próximas aos finais de semana. E sim, SP é uma cidade cara. Socorro! HAHAHAHAHA mas vai ser difícil por enquanto o salário chegar em 5 mil, quando eu chegar, provavelmente a inflação terá feito esse valor “suficiente” subir pra uns 7, hehehehe
    Um beijão e aproveita a viagem por todos nós!

  4. Adorei o post, acho que SP é uma cidade que a primeira vista assusta, mas acolhe de uma tal maneira! <3 Mas preciso perguntar a linha amarela é exemplo mundial? Sério? Pra mim é a pior linha de SP hahahaha Acho super mal planejada!

  5. Parabéns pela matéria, me agregou muito

  6. Rodrigo Nogueira de Souza

    Dicas de bons bairros para se morar lá Amanda?!

  7. Parabéns pela matéria, me agregou muito

  8. Adorei as dicas. Estou pensando um mudar para SP e morar na Vila Leopoldina (perto do trabalho).
    Alguma dica sobre o bairro?

    • Vila Leopoldina é um bairro que vem crescendo do ponto de vista residencial. Mas confesso que não conheço muito a região do ponto desse ponto de vista. De qulquer maneira, acho que vale a pena dar uma andada por lá, uma boa pesquisada sobre coisas pra fazer no bairro e considerar a mudança. Morar perto do trabalho é (quase) sempre melhor. Beijo

  9. Queria saber um bom bairro perto da USP para morar,e que não seja muito caro.

  10. Amanda… Devo mudar para São Paulo entre meados desse ano e início do próximo. Desde já estamos vendo apartamentos. Estamos considerando dois bairros, inicialmente. Moema e Vila Mariana. Você teria alguma dica sobre esses bairros?

    • Minha dica é morar o mais perto possível do trabalho. Moema é um bairro muito bom, porém considerado um bairro longe de tudo e ainda sem linha de metrô. Mas sendo perto do trabalho, está valendo 😉 bjo

  11. As dicas são ótimas, mas não é tão fácil assim! Se fosse simples assim tava bom. Nasci e cresci em SP, nunca tive essas condições de morar perto do emprego, ganhar 5000, não pegar metrô nos horários de pico …. morando em SP os perrengues fazem parte

    • Ninguém disse que é fácil e nem que é a realidade de todo mundo. É só um post sobre como ter melhor qualidade de vida morando em São Paulo. Quem conseguir ter tudo isso, tá maravilhoso.

  12. Minha área é AB, alimentos e bebidas, moro em Manaus, tou indo passar 15 dias em SP conhecer a cidade e analisar as oportunidades emprego na área gastronômica, para morar futuramente, tem alguma dica, pq 5.000 mil reais um cozinheiro iniciante so ouve falar mesmo kkk

    • Lembre-se que em SP gasta-se mais, mas o salário é maior também. Se esse não for o caso, talvez você tenha que morar numa região menos central, dividir apto ou morar num estúdio, não ter tanta grana sobrando, não conseguir viajar, enfim. As coisas são ajustáveis. Não é impossível, eu já ganhei menos do que isso também e sobrevivi 🙂 E não tem segredo: trabalhar pra conquistar cada vez mais e mais. Beijo

  13. o dificil é esse salario de 5mil né… parabens pela matéria

  14. Boa tarde,

    Me consegue falar se estrangeiro – por exemplo eu sou Português – é bem recebido na generalidade? Existe uma comunidade grande? Existe aceitação e interesse de grandes empresas em contratar estrangeiros?

  15. Diego Sanches

    Adorei o post, já trabalhei em SP por alguns meses mas ficava em hotel pela empresa. Ficamos na Lapa, algum bairro próximo que possa me indicar para morar? Com bom custo? Acha que em 2018 um salário de 6K ainda se mantém sustentável como diz no post?
    Obrigado e ótimas dicas

  16. Anna Carolina de Pina Jaime Naves

    Nossa, meus pais estão de mudança para SP e fiquei assustada com o preço dos alugueis ali na região de Vila Mariana, Chácara Klabin, Jardins, Cerqueira César etc. Meu pai trabalha na Paulista, então a proximidade do trabalho pede que seja por ali mesmo, mas que assusta pagar 2.500-3.000 num ap de 2 quartos com 1 vaga de garagem (incluindo condomínio e iptu né), isso assusta! Hahahaha vou prestar concurso aí e tava pensando em prestar pra dois cargos, mas tô pensando em deixar de prestar o mais barato dos dois, porque com esse preço do aluguel, come metade do salário do concurso mais barato (6.700)… e vi gente falando de 1000 reais pra comida. Aí um dia filhos, e Deus me livre, dá não

  17. Anna Carolina de Pina Jaime Naves

    Mas suas dicas foram ótimas!!! Obrigada pela matéria!

  18. Muito bom o post. O bairro Pinheiros é bom?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*