O que fazer em Chillán no Chile no inverno e no verão

Chillán ficou conhecido lá no tempo da revista Caras por celebridades como Luciano Huck e Ana Hickman posando de esquiadores na neve. Hoje o lugar continua sendo exclusivo, mas porque em Chillán não há tantos turistas brasileiros como em outros destinos do Chile. Planejar uma viagem pra lá é mais fácil do que você imagina. A diversão e beleza do destino também 😉

Como chegar em Chillán a partir de Santiago

A distância de Santiago a Chillan é de 408km e existem quatro maneiras de fazer esse trajeto:

  • Alugar carro: com duração de 6 horas e alguns pedágios pelo caminho. Consulte aqui o valor do aluguel.
  • Avião: Para ir de avião a Chillan é necessário pegar um voo de uma hora até o aeroporto de Concepción. De lá é necessário pegar um transfer de 2 horas e meia (oferecido por muitos hotéis) até o seu destino final que pode ser em Las Trancas ou Chillán.
  • Trem (44 mil pesos ida e volta): São 5 horas de trem + 1 hora de transfer da estação até o seu hotel. A companhia de trem é a Terra Sur com saída do Terminal Alameda na estação.
  • Ônibus: Quem faz é a Tur Bus e a duração é de mais ou menos 6 horas.

Bom, se você contar todo o processo do avião dá 4 horas de voo + transfer e somando mais 2 horas de antecedência que você tem que estar no aeroporto, sai o mesmo tempo de ir de carro ou trem. E o trem é o meio mais barato.

Onde ficar em Chillán

Hotel Termas de Chillán

O Hotel Termas de Chillán é o grande protagonista da região. Foi ele que colocou Chillán no mapa do esqui quando foi  inaugurado em 1997. Pra você ter noção, em 2018 foi eleito um dos melhores hotéis de esqui do país. Em julho de 2019, o hotel foi reinaugurado após passar uma remodelação e está incrível. Eu estive lá e fiquei encantada com o interior do hotel, qualidade da comida, a piscina aquecida e com os equipamentos novinhos em folha para quem gosta de esquiar. Os entendidos de esqui dizem que na América do Sul nunca viram um hotel tão bom como esse. E a outra boa notícia para quem curte o esporte é que se trata de um hotel ski-in-out, ou seja, é possível sair e chegar ao Termas de Chillán esquiando. Neste post você encontra um review completo do hotel.

Veja aqui mas informações para reservar seu hotel.

O que fazer em Chillán e Las Trancas

Olha o vulcão bem ali

O vulcão Antuco tem neve no cume quase o ano todo, exceto nos meses de dezembro a fevereiro. Com altura de 2985 metros, você ainda pode ver alguma fumacinha saindo dele. Mas atividade de verdade mesmo, foi somente até 1853. A presença do vulcão é o que justifica a existência das termas.

Mercado de Chillán

Visitar o mercado local é sempre uma experiência interessante para conhecer melhor a cultura e gastronomia local. O mercado público de Chillán tem uma proposta artesanal para combinar ainda mais com os costumes da região. Fica a 80 quilômetros da estação de trem e ali você vai encontrar pimentas, defumados, especiarias vinhos entre outras especialidades

 

Neve em Chillán: o que fazer no inverno

Ski em Chillán

Esquiar é a grande atração de Chillán e já falamos que o Hotel Termas de Chillán é referência no assunto com o seu ski-in-out e equipamentos novos. O passe da montanha para esquiar é de 32 mil pesos (iniciantes geralmente não precisam porque acabam ficando nas imediações do hotel).

Aula de esqui

O Termas de Chillán oferece aulas de esqui para pessoas de todos os níveis (e sim, é possível fazer aula e sair esquiando). As aulas particulares tem duração de 1 hora ou 1 dia. Também é possível fazer aulas em grupo. Crianças de 3 a 8 anos podem fazer aulas especiais para elas com professores especializados. O valor para 2 horas de aula + aluguel de equipamento = 138 mil pesos.

Aluguel de equipamentos

Muita gente decide alugar o equipamento de esqui pela cidade por ser mais barato (9 mil pesos). Mas quem gosta de esquiar tem que pensar duas vezes antes de fazer isso.Verificar como são os equipamentos do próprio hotel é a primeira medida. O hotel Termas de Chillán, por exemplo, tem todos os equipamentos novinhos (40 mil pesos) e que fazem toda diferença para quem gosta de esquiar. Portanto pense bem para o barato não sair caro.

Esqui noturno

As pistas à noite são iluminadas para aqueles que gostam de praticar o esqui noturno.

Snowboard

Devido à localização e geografia aos pés do vulcão de Chillán, com inclinações íngremes e bordas naturais, Termas de Chillán é o lugar ideal para praticar snowboarding.

Paintball na neve

Se paintball já é divertido normalmente, imagina na neve? Famílias e pessoas de todas as idades podem reservar um horário para essa brincadeira na neve.

Snowmobiles

Pra quem tem curiosidade de andar nos famosos snowmobiles, é possível se entreter com a bela vista das montanhas de Chillán através de um passeio guiado.

Snow rackets

Pra quem quer apenas fazer uma caminhada pela neve, colocar as raquetes no pé e seguir pelo bosque é uma bela caminhada. Eu fiz por uma horinha e já fiquei cansada. O exercício físico do dia já está garantido 😉

 

Ver essa foto no Instagram

 

Tô de volta ao Chile (aliás, reparei que é o país que mais tem carimbo no meu passaporte) Recebi um convite do @hoteltermaschillan e não pude negar porque eu A-MO inverno ❄ Achei aqui muito especial para quem quer realmente viver uma experiência assim na América do Sul porque não é lotado de turistas e fica isolado no meio das montanhas. Dá pra fazer trilhas, esquiar e também relaxar nas águas termais. Se liga nos stories que, além de mostrar tudo, estou dando umas dicas pra quem quer fazer viagem para um lugar friozão assim e está perdida. Tem dúvidas também? Deixa nos comentários que eu respondo 😉. #AmandaViajaChile fotos: @alesaraivaphoto

Uma publicação compartilhada por Amanda Noventa (@amandanoventa) em

Diferença de Chillán para outros lugares de ski no Chile

Dá pra gente dizer que Chillán é um lugar mais exclusivo, menos turístico. Quem mais vai pra Chillán são turistas chilenos e/ou que realmente queiram esquiar. Quando você fala de Valle Nevado, por exemplo, dá pra falar que muita gente vai lá só pra conhecer a neve, tirar uma selfie e ir embora. E em Portillo vai uma galera mais com grana. É claro que em Chillán dá pra você viver a experiência de neve e também ter algo mais glamuroso, mas é um lugar que vai além disso.

As termas públicas de Chillán

Quem não esquia não precisa ficar à toa. Em Chillán você vai encontrar termas no alto da montanha para passar o dia bem quentinho entre a neve. A temperatura das piscinas gira em torno de 40 graus. Se essa for a sua, é possível pagar US$10 para passar o dia por ali, que oferece inclusive vestiários para se trocar.

O que fazer em Chillán (só) no verão

Arvorismo

Clima de aventura ao atravessar pontes suspensas que ligam uma árvore a outra e ainda deixam você em contato com a natureza.

Canyoning

Descer uma cachoeira para espantar o calor. Nesta atividade você vai precisar de equipamento especial como wetsuit, luvas, capacete, cordas e afins.

Andar a cavalo

Faça uma trilha a cavalo pelas Termas de Chillán acompanhado de guias experimentes. Os níveis e dificuldade são diversos, mas são recomendados para todas as pessoas.

Hiking

Existem trilhas com diferentes níveis de dificuldade, distâncias e destinos. Contate o seu hotel para saber mais detalhes.

 

Veja outros posts do Chile

Hotel Termas de Chillán: como é se hospedar no melhor hotel de ski do Chile

Chile: como economizar em hospedagem

Dicas do Deserto do Atacama: um guia com roteiro

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM todos com desconto CHIP DE CELULAR internet ilimitadaHOTÉIS hostels, pousadasAIRBNB ganhe R$179