mirante das cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu

O que fazer em Foz do Iguaçu: dicas importantes para o seu roteiro

Quem chega em Foz do Iguaçu tem uma parada certa: as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das sete novas maravilhas da natureza. Porém o destino tem diversos outros atrativos, inclusive a facilidade de cruzar a fronteira até a Argentina e o Paraguai. A gente listou as dicas mais legais nesse post para você saber como e o que fazer em Foz do Iguaçu.

Você vai encontrar neste post:

Onde fica Foz do Iguaçu

No oeste do Paraná, Foz do Iguaçu é uma cidade fronteiriça que está colada à Argentina e ao Paraguai. O destino tem um aeroporto próprio que fica a cerca de 15 quilômetros do Parque Nacional do Iguaçu e recebe voos de diversas cidades brasileiras, por isso essa é a principal porta de entrada dos turistas.

Como se locomover em Foz do Iguaçu: As principais atrações ficam mais afastadas umas das outras. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu fica a cerca de 15 quilômetros do Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo. Mas transporte público não é o forte daqui não, por isso boa parte dos turista opta por alugar um carro ou faz o deslocamento para a maioria dos passeios com aplicativos de locomoção. 

Qual é a melhor época para ir a Foz do Iguaçu

O destino pode ser visitado ano todo. Mas as Cataratas costuma ter o maior volume de água nas estações mais quentes do ano, ou seja, primavera e verão. Mas o ápice é entre dezembro e fevereiro, época em que costumam rolar mais pancadas de chuva ao longo do dia. Entre abril e novembro, as temperaturas caem e as chuvas dão uma boa trégua. Por outro lado, as quedas d’água podem estar um pouco mais secas – mas a verdade é que elas continuam maravilhosas. 

Onde ficar em Foz do Iguaçu: hotéis e pousadas

Único dentro da área de preservação, o Belmond Hotel das Cataratas tem como extensão as belezas do Parque Nacional do Iguaçu. Quem se hospeda ali tem várias vantagens como acordar cedo e ver as cataratas antes do parque abrir oficialmente. Porém há um preço para toda essa mordomia. 

Já as opções com preços mais moderados se destacam o Wish, Pousada Rio das Águas, e Hotel Colonial (o mais acessível da seleção) e o hostel Concept Design. Por fim, de amigos que viajam em família, as recomendações são o Bourbon Cataratas e o Recanto das Cataratas.

Outros hotéis em Foz do Iguaçu
vista do Belmond Hotel para as Cataratas do Iguaçu
Imagina acordar com essa vista?! Esse é o Belmond Hotel

O que fazer em Foz do Iguaçu: lista completa de atrações

Obviamente que as famosas Cataratas do Iguaçu vão ser número um da lista, mas a gente prova que existem outros atrativos muito legais para colocar no roteiro. Dentre elas, um dos mais engenhosos complexos hidrelétricos do mundo. 

Parque nacional do Iguaçu (Brasil) 

Ao longo de quase três quilômetros de fronteira, o Rio Iguaçu despenca em cerca de 270 cachoeiras. A partir do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, vemos o lado argentino que tem mais quedas d’água. Vale lembrar que essa foi a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, em 1986. 

As vistas são incríveis e há diversos pontos de observação espalhados pelo local, especialmente para quem encara as trilhas – todas tranquilas e bem sinalizadas. Um dos pontos mais disputados é a vista da plataforma diante da Garganta do Diabo, com seus 80 metros de altura. 

O mirante em frente ao Hotel Belmond (o único dentro do Parque Nacional) também é bem bacana, especialmente por ser a primeira parada oficial diante das cataratas. É o prólogo do que veremos ao longo do dia. 

Eu recomendo demais fazer (como alternativa ao macucu safari) fazer um rafting pelo rio Iguaçu. É divertidíssimo, seguro e épico fazer rafting justamente neste rio.

Dicas práticas sobre a visitação: se tiver de carro, vai precisar deixá-lo do lado de fora do parque, pois internamente os trajetos são feitos a bordo de ônibus específicos (o ingresso dá direito de usá-los durante o dia todo). 

Além disso, recomendamos chegar cedo, pois o movimento aumenta bastante durante a tarde. Por fim, já avisamos que verá vários quatis pelo caminho, mas apesar de fofos, esses animais são selvagens, portanto não coloque a mão ou os alimente, hein?!

Site Oficial: http://cataratasdoiguacu.com.br

mirante das cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu

Macuco Safári – Parque Nacional do Iguaçu (Brasil)

Quem puder investir uma grana além do ingresso do Parque Nacional, deve incluir o Macuco Safári ao roteiro. Ele é um passeio extras dentro do parque em que os visitantes embarcam em lanchas rápidas para ficar pertinho das quedas. Vá na opção que molha hein?! É mil vez mais legal. Ah, vale ter uma troca de roupa na mochila para pode ser trocar e continuar o passeio depois. 

Mas o tal Safári ainda inclui uma trilha tranquila pela Mata Atlântica, percorrida parte em uma carreta puxada por carro elétrico e outra a pé. Durante o percurso pela selva, guias apontam o animais e diferentes espécies de plantas. São orquídeas, bromélias e árvores centenária como a peroba-rosa e a araucária.

Reserve seu ingresso

macucu safari nas cataratas do iguaçu

Passeio da Lua Cheia – Parque Nacional do Iguaçu (Brasil)

Organizado pelo hotel Belmond Cataratas, único dentro do Parque Nacional, este passeio mostra as belezas do parque durante as noites de lua cheia. É outra experiência ver as quedas nesse contexto, elas ficam prateadas por conta da iluminação. E mesmo quem não é hóspede na propriedade pode agendar o passeio.

Aí é só ir um pouco mais cedo do horário marcado ao ponto de encontro do hotel na antiga entrada do Parque Nacional. Em vez de virar a esquerda para a bilheteria, basta seguir pela via principal até essa pequena portaria. Lá, funcionários passarão mais orientações. 

Saída no Hotel Belmond Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Br 469, KM 18

passeio da lua cheia em foz do iguaçu
Um dos momentos mais especiais é quando a lua “toca” a água <3

Passeio de Helicóptero para ver as Cataratas 

Não é lá muito barato, mas o passeio de helicóptero proporciona uma outra visão das quedas d’água. Lá do alto, as cataratas parecem ainda mais imponentes, portanto é um investimento legal. Pagando um extra, ainda dá para incluir o sobrevoo pela usina de Itaipu. 

Reserve seu ingresso

vista aérea das cataratas do iguaçu em foz

Parque Nacional Iguazú (Argentina)

Como já falamos, parte das Cataratas do Iguaçu fica em território argentino e os hermanos também tem um parque nacional para celebrá-las.  Aqui é parque Nacional Iguazú com muito verde e cenários bem diferentes do que vemos no brasil: você fica mais perto das quedas e as trilhas são mais intensas (são três principais). 

A mais icônica é a que leva a Garganta do Diabo e, ao contrário do Brasil, você vê as quedas de cima. A vazão das águas é intensa e queda fica pertinho do mirante, com direito até a névoa de água. Há ainda uma trilha inferior e uma superior que passa por outras quedas das cataratas. 

O parque ainda tem um trenzinho (incluso no valor do ingresso)  que circula ao longo do dia e leva os turistas para as entradas de cada uma dessas trilhas, o passeio é muito legal porque você vai cortando pelo meio da mata atlântica. 

Para ir até lá, há quem faça o trajeto de ônibus, mas quem quer conforto e praticidade, melhor fechar o valor com um táxi ou uber ou ir de carro por conta própria.  Na fronteira entre brasil e Argentina, há ainda uma loja duty free. Lembre-se que vai precisa do passaporte ou do RG para a travessia (CNH não vale). 

Outra maneira de chegar lá é contratando um tour. Veja mais informações no nosso site parceiro.

Ruta 101 Km 142, Puerto Iguazú, Argentina

Reserve seu tour para as cataratas argentinas
lado argentina das cataratas do Iguazu conhecido como Iguazu Falls
O lado argentino tem uma vista diferente…

Usina de Itaipu

Visitar uma hidrelétrica pode não parecer tão interessante de cara, mas deixe esse feeling de lado. A Usina de Itaipu é um lugar que impressiona pela engenharia e estrutura: ela é gigante.

Lá há vários tipos de ingresso, mas o mais comum é o da visita panorâmica a bordo de um ônibus com vários pontos pelo complexo. Você embarca e desembarca para ver as turbinas, as barragens e outros atrativos da usina. Se preferir, existe uma excursão guiada promovida pelo nosso site parceiro.

Lá ainda há outros atrativos como um Polo Astronômico com planetário e experiências interativas como o céu virtual que simula a visão do espaço a partir de qualquer latitude do mundo  (entrada à parte). 

Av. Tancredo Neves, 6702 

usina de Itaipú em Foz do Iguaçu

Marco das Três Fronteiras 

Para sinalizar a divisa entre Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Presidente Franco (Paraguai), o marco é um dos pontos mais fotografados da região diante dos rio Paraná e Iguaçu. Todo mundo faz fila pra tirar foto em frente a placa que sinaliza a localização dos três países Um alerta é que o local é bem turístico, movimentado e os restaurantes não costumam valer muito a pena. 

Endereço: Av. Gen. Meira s/n

fonte do marco das três fronteiras em Foz do Iguaçu

Museu de Cera DreamLand

A mesma empresa que tem um famoso museu de cera em Gramado também tem um endereço em Foz do Iguaçu. Daqueles rolês para não se levar tão a sério enquanto tira umas fotos engraçadas ao lado do Homem de Ferro, Michael Jackson, da Rainha Elizabeth e outras cem estátuas. 

Avenida das Cataratas, KM 14, nº 8.100

Site oficial: http://dreamland.com.br/c/foz-do-iguacu

Como ir de Foz para o Paraguai: Cidade do Leste

Basta cruzar a Ponte da Amizade e você estará no Paraguai, especificamente na Ciudad del Este. Aquela que você já ouviu a galera comentando por ser um bom lugar para comprar, de eletrônicos a perfumes. Tem coisa falsificada? Tem, assim como tem no Brasil, e tem itens originais também. Com atenção, é fácil identificar.  

Alguns dos melhores pontos para compras são o Shopping del Este, a Atacado Collections (itens colecionáveis e nerds) e as lojas de departamento como a Monalisa e Nave Shop. Além disso, lembre-se que boa parte precifica as coisas em dólar, portanto o câmbio influencia muito se sua compra vai compensar mesmo ou não. 

Para chegar ao destino, rola contratar excursões em agências da cidade ou ir por conta própria. Muita gente vai de táxi ou uber até a ponta e cruza a fronteira a pé. O processo todo costuma ser rapidinho. Ah, leve um documento de identidade para passar pela imigração. Pode ser passaporte ou RG; CNH não vale tá?!

rua de Cidade del Leste no Paraguai

O que fazer em Foz do Iguaçu em 3 dias

Se você tem apenas três dias na cidade, o foco provavelmente é curtir as Cataratas. Sugiro dedicar um dia para o parque nacional brasileiro, outro para o parque argentino e, no último, ficar em Foz para visitar a Usina de Itaipu com visita ao Polo Astronômico do complexo também. Caso seja noite de lua cheia, sugiro fazer o passeio noturno pelo Parque Nacional do Iguaçu organizado pelo Belmond.

O que fazer em Foz do Iguaçu em 5 dias

Além do que indicamos no tópico anterior, com cinco dias, sugiro dar um dia a mais para o parque argentino das cataratas se curtir natureza. Lá há mais trilhas e pontos de observação, assim dá para fazer com calma o trajeto até a Garganta do Diabo em um dia e as trilhas inferior e superior no outro.

Outra opção, se quiser fazer algo diferente a cada dia, é ir comprar umas coisinhas no Paraguai. Já o quinto dia pode ser para o passeio de helicóptero, o museu de cera e o marco das três fronteiras. 

Onde comer em Foz do Iguaçu

Se nos parques nacionais não tem muito como escapar dos lanches ou um buffet mais genérico, fora deles há opções gastronômicas bem interessantes.  No dia dedicado ao lado Argentino, por exemplo, vale fazer um pausa para jantar em Puerto Iguazú depois do passeio. Ali os restaurantes Jungle, La Mamma  e Vaca Enamorada são opções certeiras – do mais sofisticado ao mais simples –  para quem curte carne. Já em Foz, alguns destaques são Emporio com Arte, 4 Sorelle,  Dolce Vita e o Barracão (os dois últimos mais acessíveis que os demais). 

cataratas do iguaçu em foz

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$200