O que fazer em Tulum, México

O que fazer em Tulum, México

Alguns anos atrás passei uma semana em Cancun, mas fiz um tour de um dia nas ruínas mayas de Tulum. As ruínas beirando o mar azul fizeram com que eu prometesse a mim mesma que da próxima vez que voltasse à essa região ficaria em Tulum.

Tulum, Playa del Carmen e Cancun são diferentes. Generalizando, Tulum tem um clima quase hippie, Playa del Carmen tem clima de balada e Cancun clima mais de família e tranquilidade.

tulum-amanda-viaja

Para chegar até lá, peguei um avião de Tuxtla Gutierrez (próximo a San Cristóbal de Las Casas onde eu estava) a Cancun. De Cancun peguei um ônibus da empresa ADO no aeroporto até Playa del Carmen e de Playa del Carmen até Tulum. Foi super fácil! Eles são super organizados e não tem erro. Há muitos turistas no ônibus.

Veja o que eu fiz durante os meus três dias e meio em Tulum:

Ruínas Mayas

Programa imperdível em Tulum e parada obrigatória. É impossível não se impressionar com as ruínas beirando o mar de tons azuis. Tem bastante gente e não é u lugar para você ficar tomando sol ou pegar uma praia (a não ser que você queira dar um mergulho para se refrescar do calor infernal de Tulum). Aliás, vá preparado com muito protetor solar, chapéu e óculos. O calor também é surpreendente.

tulum-amanda-viaja

tulum-amanda-viaja

Grand Cenote

O Grand Cenote fica relativamente perto de Tulum e a melhor maneira que encontrei de chegar até lá foi de táxi. E que lindo! Os cenotes são uma dessas coisas absurdas da natureza – verdadeiros buracos de água doce, azul e gelada que fazem você se perguntar como isso é possível. Os mayas acreditavam que eles eram uma passagem para outro mundo.

A região de Riviera Maya está cheia deles e você pode mergulhar, fazer snorkeling ou só ficar de boca aberta mesmo. O Grand Cenote é um dos principais.

tulum-amanda-viaja

Chichén Itza

Quando fui pra Cancun alguns anos atrás, fui embora muito arrependida por não ter ido a Chichén Itza, que tem a pirâmide que é uma das sete novas maravilhas do mundo. Ainda bem que eu tive uma nova oportunidade – o lugar é lindíssimo e a pirâmide toda perfeitinha. Para chegar lá, eu preferi alugar um carro na Payless com as minhas amigas numa viagem de duas horas e meia e muita aventura! Acabou saindo mais barato (R$153 incluindo a entrada do parque e do próximo cenote)do que o valor de um tour (R$200).

tulum-amanda-viaja

Cenote Ik-kil

Saindo de Chichén-Itza, passei pelo cenote Ik-Kil que é super pertinho dali. É uma das coisas mais impressionantes, mas estava tãããão lotado que nem consegui ficar por muito tempo. Desanimei. Na entrada do cenote você podia ver a quantidade de ônibus de tours parados no estacionamento. Mas o lugar é deslumbrante! Dá para entrar na água também.

tulum-amanda-viaja
Crédito da foto: tuulavintage.com
tulum-amanda-viaja
Crédito da foto: nipunscorp.com

O que eu não fiz mas você pode fazer

Cenote dos Ojos

Crédito: cdn.secretearth.com
Crédito: cdn.secretearth.com

Laguna Bacalar

É uma lagoa com vários tons de azul, como se fosse o mar, só que de água doce. Eu queria muito ir a princípio, mas vi que ela ficava fora de mão, um pouco mais pra frente de Tulum. Então não teria tempo de ir. Deve ser lindo, mas não foi minha prioridade.

Crédito: http://www.lagunabacalarinstitute.com/
Crédito: http://www.lagunabacalarinstitute.com/

Pulinho em Cobá

Muita gente nos indicou Cobá, que fica no caminho de Tulum para Chichén Itza, mas no dia que alugamos o carro ficamos cansadas e não passamos por lá. Cobá são algumas ruínas selvagens que foram construídas antes mesmo das ruínas de Tulum e de Chichén Itza.

tulum-amanda-viaja

 

Comments are closed.