O que fazer em Joanesburgo, na África do Sul?

Joanesburgo é a cidade por onde a maioria dos voos chegam na África do Sul. Mas só isso? NÃO. Eu acho Joanesburgo uma cidade importantíssima para conhecer a história da África do Sul, com um episódio tão marcante e recente como o Apartheid. Por isso você não deveria dispensar uma voltinha pela cidade. Vamos às dicas.

O que fazer em Joanesburgo?

Constitution Hill

É lá que você vê onde Mandela, Gandhi e outras personalidades ficaram presos. É um lugar que eu recomendo fazer a visita com um guia para realmente entender o que você está vendo ali. São histórias tão cruéis por conta de diferenças raciais que você sai de lá com um embrulho no estômago.

Constitution Hill em Joanesburgo, na África do Sul

Apartheid Museum

Um museu sobre o Apartheid, a era de segregação e repressão racial. E que museu! Se você está pensando que vai chegar lá e encontrar alguns quadros e artigos num enorme salão branco, está enganado. O museu do Apartheid é moderno, dinâmico e super expressivo. Não dá para ignorar.

O dinâmico Apartheid Museum em Joanesburgo, na África do Sul

Top of Africa

Mirante situado no 50º andar do arranha-céu mais alto da África (com 223 metros), é um lugar para ver a cidade de Joanesburgo do alto. Não é imperdível mas, se estiver com tempo, por que não?

Vista do edifício Top of Africa, em Joanesburgo, África do Sul

Nelson Mandela Square

Eu não fui, mas esse lugar é onde fica aquela estátua enorme do Mandela que você deve ter visto em fotos com muita gente. É como se fosse uma praça com diversos cafés, lojas e restaurantes. Eu gostaria de ter perdido um tempo sentadinha por ali…

africa do sul amanda viaja

Bairro de Maboneng

Maboneng é aquele bairro descolado que toda cidade tem. Cheio de cafés, restaurantes, gente jovem, feiras, tudo meio diferentão. Da próxima vez que eu estiver na cidade, quero me hospedar por ali. Vi que muito gente fica num hostel chamado Curiocity Backpackers — vi gente falando bem e gente falando mal. Depois você me conta por aqui o que achou 😉

E se você estiver procurando lugares para se hospedar, confira mais dicas sobre onde ficar em Joanesburgo, com várias opções em diferentes bairros.

Soweto

Soweto é o bairro que todo mundo acha que é apenas de classe baixa. Porém, ao chegar lá e desbravar as ruas de Soweto com um guia, ele me mostrou que existe uma parte do bairro que é de classe média alta, com muitas casas bonitas. Hoje em dia, é injusto dizer que é inseguro passear pelo Soweto. É um bairro bastante turístico e um bom lugar para você aproveitar para conhecer a culinária local. Além disso, é lá que fica a próxima atração…

Casa do Mandela

Interessante ver onde Nelson Mandela viveu com sua primeira esposa, Winnie Madikizela-Mandela, também ativista política, e, mais tarde, também com sua segunda esposa. No museu você encontra alguns artigos pessoas de Mandela e fotos da família. Do lado de fora da casa/museu é um agito só: muitos artistas de rua dançando para o turista ver.

Dica de hospedagem em Joanesburgo

Eu recomendo pessoalmente o Holiday Inn Johannesburg, bem localizado em Rosebank, mas também selecionei outras 12 opções de hotéis em Joanesburgo que vale a pena conferir.

O que fazer em Joanesburgo em 1 dia?

ROTEIRO JOANESBURGO

Se você tem apenas 1 dia em Joanesburgo, fique tranquilo! É super normal num roteiro pela África do Sul acabar reservando pouco tempo para a cidade. Ainda assim dá pra você conhecer alguma coisa.

Primeiro, eu acho que você tem que dar uma olhada na lista acima e ver mais o que te interessa. Se ainda assim estiver perdido, seguem as minhas dicas e sugestões de combinações de programa:

  • Constitution Hill + Apartheid Museum para quem quer conhecer a história da África do Sul
  • Constitution Hill ou Apartheid Museum + Soweto
  • Maboneng e Nelson Mandela Square para quem quiser andar sem compromisso

O que fazer em Joanesburgo à noite

Existem muitos restaurantes bacanas pela cidade, mas eu aconselharia uma saidinha por Maboneng, um bairro mais descolado e (também) cheio de lugares para comer.

Veja outros posts da África do Sul

Onde ficar em Joanesburgo: os melhores bairros, hotéis e hostels
Safari no Kruger: 11 lodges para se hospedar
Quanto custa fazer um safári na África do Sul
Safári no Kruger África do sul: tudo o que você precisa saber
África do Sul: meu roteiro e uma sugestão de roteiro de 15 dias
O que fazer em Cape Town: guia e roteiro com 20 atrações
Garden Route na África do Sul: um guia completo
Como é viajar sozinha para África do Sul
Bungee Jump na África do Sul: o maior de ponte do mundo
A Rota dos Vinhos na África do Sul
O que eu achei da África do Sul: é melhor do que eu sonhava
Blue Train: como é viajar de trem pela África do Sul

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$179