O que fazer no Vale do Silício: 7 atrações imperdíveis

O que eu achei do Vale do Silício

Eu fiquei muito surpresa com o Vale do Silício! Conheci algumas pessoas muito interessantes de lá Imagina que antes de Palo Alto se tornar o Vale do Silício era uma cidadezinha normal, onde as pessoas tinham uma vida pacata logo ao lado da agitada San Francisco. Depois que as empresas de tecnologia começaram a desenvolver a região, muitas mudanças aconteceram por ali – os aluguéis se tornaram os mais caros dos EUA (um studio sai por US$3 mil), pessoas do mundo todo se mudaram pra lá e os moradores tiveram que se adaptar aos novos vizinhos da tecnologia. Eu acredito que seja impossível viver por ali sem lembrar das empresas importantes que estão ao seu lado. Elas estão em todo canto – Apple, Google, Oracle, Uber, etc. Além das empresas alterarem o cenário urbano e econômico do lugar, elas tiveram que começar a se misturar de alguma maneira com os moradores dali – o Facebook, por exemplo, é apoiador de diversas frentes ambientais e sociais da região. Sem contar que tem tanta gente nova e do ramo que, por exemplo, há programas para incentivar as crianças (filhos de pais da tecnologia) a brincarem mais nas ruas e menos atrás das telas.

Abaixo você encontra algumas dicas do meu roteiro por lá.

Onde comer e beber

Brunch: Comece o dia tomando um café/brunch no Alana’s Cafe em Downtown Burlingame. O brunch é bem servido e típico americano, frequentado por locais e localizado numa rua fofa que só. Ao lado do café tem diversas lojinhas, floriculturas e livrarias caso você queira dar uma andada por ali.

Dê uma volta pelos prédios do Google e Facebook caso você se interesse. Basta você (ironicamente) dar um google no endereço que você encontra. É muito legal ver onde ficam essas empresas tão faladas.

A Universidade de Stanford também fica por ali caso você queira dar uma volta pelo câmpus.

Almoço e beber: Gourmet Haus Staudt em Redwood City – Este bar, além de ter cervejas deliciosas e comida alemã originalzona, tem uma história muito interessante! Um protótipo do iphone da Apple, ainda em fase de teste, foi perdido lá por um funcionário da empresa. Foi um rolo só e saiu em diversos jornais. Quando eu estive lá pude ouvir a história do próprio dono (deixe a timidez de lado e pergunte a eles sobre essa história também. Os donos são incríveis de legais!)

Gourmet Haus Staudt

O que fazer no Vale do Silício

Eu aconselho você a alugar um carro no dia da sua visita ao Vale, colocar os endereços no Waze e sair explorando os lugares por ali (não dá pra ir a pé ou de bike). Seguem algumas opções que podem ser interessantes (elas estão em ordem de proximidade)

Sede do Facebook

Não é possível entrar no Facebook se você não conhecer ninguém que trabalhe ali. Mas você pode ir até a sede, tirar uma foto com o sinal da empresa e depois dar uma volta pelo estacionamento, onde você pode vê-la apenas de longe. Mas a sede é enorme e, achei interessante, mudaram o nome da rua para um nome mais temático: 1 Hacker Way.

Endereço: 1 Hacker Way, Menlo Park, CA 94025

Garagem onde foi fundada a HP

É dar uma passadinha na frente da garagem onde foi fundada a Hewlett Packard em 1939. Como a garagem faz parte de uma propriedade particular, você pode vê-la apenas da rua, sem entrar.

Endereço: 367 Addison Ave., Palo Alto, California

Sede do Google

Conhecida como Googleplex, são 60 prédios da empresa. Aparentemente, de fora, os prédios não tem nada de interessante e você também não pode entrar. Porém você pode localizar alguns atrativos para poder tirar uma foto, como a estátua do Android. Veja neste mapa onde ficam as atrações. Além disso, é legal ver os funcionários da empresa andando com suas bikes do google pra lá e pra cá.

Endereço: 1911 Landings Dr., Mountain View, CA 94043

Sede da Apple + Campus II da Apple

Não é possível entrar na sede da Apple se você não for funcionário. Mas é ali que fica uma loja da Apple que é a única do mundo a vender camisetas, bonés e acessórios com o logo da empresa. O outro prédio novo da Apple ~ Campus II ~ ficou pronto em 2017 e é famoso por ser o sonho do Steve Jobs, parecendo-se com uma nave espacial.

Endereço sede: 1 Infinite Loop, Cupertino, CA 95014

Endereço Campus II: 19111 Pruneridge Ave., Cupertino, CA 95014

A garagem onde a Apple foi fundada

Assim, como a HP, você também pode passar na frente da garagem onde Steve Jobs e Wozniak começaram a montar aquilo que um dia seria a empresa Apple. Hoje mora na casa Marilyn Jobs – a mulher que o pai do Steve Jobs casou-se depois que a mãe do Steve morreu.

Endereço: 2066 Crist Dr., Los Altos, CA 94024

Universidade de Stanford

A famosa universidade onde algumas empresas começaram (Google, Yahoo, and Cisco) tem um câmpus lindo que vale a pena conhecer. O único problema é que, se você estiver de carro, pode ser difícil estacionar durante a semana. Mas no fim de semana fica mais fácil.

Endereço: 450 Serra Mall, Stanford, CA 94305

Computer History Museum

Tem o maior acervo de computadores do mundo e ainda um daqueles modelos de carro do google que dirigem sozinhos para você conhecer por dentro.

Endereço: 1401 N. Shoreline Blvd., Mountain View, CA 94043

Compras no Vale do Silício: eletrônico mais barato

É estranho pensar, mas no Vale do Silício tem um ótimo lugar para fazer compras – a Fry’s Electronic. A loja é como a Best Buy, porém maior e com preços mais baratos. Portanto é um ótimo lugar para fazer compras de produtos eletrônicos.

Site: https://www.frys.com/

Endereço: 1077 East Arques Ave., Sunnyvale, CA 94085

VEJA AQUI OUTROS POSTS DE SAN FRANCISCO E CALIFORNIA

Onde ficar em San Francisco: os bairros, hotéis e hostels

O que fazer em San Francisco em 3 dias: roteiro básico e roteiro diferentão

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
HOTÉIS
hostels, pousadas
 ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$130