O que levar para o Atacama e Uyuni na mochila ou mala

O que levar para o Atacama e Uyuni na mochila ou mala

O QUE LEVAR PARA O ATACAMA E UYUNI: Acho que essa foi a viagem mais econômica de roupas que eu já fiz. Ah, cansei de ficar carregando milhões de coisas. Além disso, no Atacama você tem que se preocupar em levar coisas de frio que ocupam o maior espaço na mochila. Para você não ficar muito perdida, preparei uma listinha de coisas importantes sobre o que levar para o Atacama e Uyuni.

uyuni-amanda-viaja
Look básico de todo dia.

O QUE LEVAR PARA O ATACAMA E UYUNI

Você precisa saber

EU ACHO QUE para uma viagem dessa você tem que pensar em levar principalmente roupas esportivas de inverno. Não fica pensando em coisa chic porque lá tem poeira, você vai sentar em pedra, vai caminhar no areião… Amiga, desapega do look mimimi na hora de pensar o que levar para o Atacama e Uyuni.

MAQUIAGEM você praticamente não vai usar, a não ser que seja uma viciada. Tem foto que você vai tirar que mal vai parecer que é você. A paisagem lá é muito mais importante do que o selfie. Vai por mim e economiza no make da mala. Eu levei um blush just in case e nunca usei.

FAZ FRIO, faz muito frio mesmo. Roupas de inverno é o que você tem que levar. Mas leve um maiô ou bikini se for entrar em alguma lagoa ou nas termas puritama.

VOCÊ NÃO PRECISA levar toalha para essa viagem. Aliás, essa é uma sugestão para todas as viagens em geral. Quando o hostel não fornece, eles alugam baratinho.

EXISTEM LOJINHAS que dá pra você comprar algumas coisas típicas chilenas (são caras comparadas a Santiago, por exemplo). Mas também existe a North Face, loja de artigos esportivos, que dizem ser mais barata do que comprar as coisas da marca no Brasil. Pode parecer engraçado ver a North Face no meio daquelas ruazinhas de San Pedro. Mas faz sentido quando você lembra que o fundador da marca era super esportista, tinha paixão pelo Chile e morreu no ano passado lá na Patagônia chilena, onde morava, num acidente de caiaque.

SE VOCÊ FOR SUBIR O VULCÃO LASCAR talvez precise de algumas coisas extras: balaclave (aquele gorro que esconde todo o seu rosto), luvas mais potentes ainda, bota para trekking e calça e casaco quebra-ventos são altamente recomendado. Eu fui uns dias depois que havia nevado, então havia neve no chão e também um vento que trazia toda a neve para o rosto. Um amigo meu foi no dia seguinte que nevou e tinha neve até o joelho. Portanto, vá preparado.Os bastões de trekking são fornecidos pela agência.

NÃO É POR NADA NÃO, mas se eu fosse você iria de mochila. Se você não tiver uma, não precisa comprar e vá de rodinhas mesmo. Mas se você for para o Uyuni também, recomendo fortemente a mochila porque toda a bagagem vai amarrada por fora no jeep, ou seja, pegando toda aquela poeira do deserto. Além disso, você tem que tirar e pôr a mochila de lá do alto o tempo todo. Fica mais prático se for de mochila.

OUTRA INFORMAÇÃO IMPORTANTE para quem vai ao Uyuni é que você pode deixar algumas coisas que não vai usar no hostel do Atacama. E quando você voltar, você pega. Eu pedi emprestado também uma toalha para o hostel do Atacama porque no Uyuni não tem.

Subida ao Lascar
Subida ao Lascar
atacama-uyuni-amanda-viaja
Essa lona laranja é o que cobre as mochilas no jeep do Uyuni

O QUE LEVAR PARA O ATACAMA E UYUNI

Listinha de essenciais

  • Rinosoro: como o clima lá é bem seco, seu nariz pode ficar todo cheio de caca e sangue. O rinosoro ajuda com isso.
  • Pen drive: no caso de você querer compartilhar ou pegar fotos com outro viajante. Vi bastante gente nessa situação por lá, me incluindo nessa.
  • Lenços umedecidos: não só no Atacama, mas em toda viagem. Nunca se sabe o perrengue que você vai passar para ir no banheiro. Íamos para alguns passeios onde o xixi era atrás da pedra mesmo.
  • Chapéu ou boné
  • Protetor labial
  • Luvas
  • Gorro
  • Bota de trekking ou tênis resistente
  • Chinelo para tomar banho no hostel. Você dificilmente vai usá-lo pela rua.
  • Segunda pele: porque você pode passar muito frio. Na Decathlon existem umas baratinhas de R$40.
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Hidratante porque a pele fica bem seca
  • Agasalho resistente. Se tiver quebra-vento é melhor ainda.
  • Roupa de banho: porque existem algumas lagoas por lá que talvez você queira entrar. Se for ao passeio nas termas de Puritama, é essencial porque esse passeio serve só para entrar na água. Eu esqueci de levar, mas consegui comprar um maiô lá por 15000 pesos.
  • Meias grossas ou polaina: Eu acabei comprando uma lá (essa vermelha que estou na foto lá em cima).
  • Um mochilinha para andar por lá, para o dia-a-dia.
atacama-amanda-viaja
Existem algumas lagunas que você pode entrar, como a Laguna Cejar que é o mar morto da América do Sul e você flutua.
o que levar para o atacama
Essa é mochila que uso para viajar, High Sierra (55L), na volta do Uyuni.

O que levar para o Uyuni (além da lista acima)

  • Saco de dormir: porque faz muito frio. Na minha primeira noite eu dormi a -10C e não tinha calefação no refúgio. A agência empresta um saco de dormir se você precisar e tem também muitas cobertas. Mas garanta o seu com antecedência, no momento em que fizer a sua reserva. Depois confirme com o seu motorista se ele está levando saco de dormir. Uma amiga minha confiou nos caras e acabou ficando sem. Eu levei do Brasil o de uma amiga emprestado só porque é mais limpinho. Mas spoiler: não tem coisa mais horrível no mundo do que dormir dentro de um saco de dormir. atacama-uyuni-amanda-viaja
  • Um livro ou qualquer outra coisa para passar o tempo. Me arrependi muito de ter deixado meu Kindle no Atacama. Porque na hora que você chega no refúgio não tem muito o que fazer. Algumas pessoas do grupo levaram jogos de cartas.
  • Música, porque nunca se sabe se o motorista vai ter só música ruim durante os quatro dias que você ficar no jeep. Eles geralmente tem um cabo auxiliar para ligar o celular.
  • Caso você queira fazer as fotos em perspectiva, saiba que a maioria dos motoristas tem os brinquedinhos para você fazer.
  • Remédio para altitude, enjoo e dor de cabeça. Na Bolívia você vai ter que passar e dormir por vários lugares altos e não dá para saber como você vai reagir. Portanto, é bom se prevenir e levar os remédios com você.
  • Água. Eu levei três litros apesar da maioria das pessoas levar seis e cinco ser o recomendado pela agência. Não passei sede.
  • Levar snacks com bastante coisa gostosa pra você ir comendo no jeep. Ás vezes o almoço sai tarde, então é bom prevenir.
  • Levar um cup noodles não faz mal a ninguém. Pode ser que a comida não seja do seu gosto ou qualquer coisa assim e nessa horas um cup noodles salva. Eu viajei com um espanhol que era celíaco (não pode comer glúten) e esqueceram de levar a comida especial para o coitado. Ainda em San Pedro ele teve que parar em um mercadinho e comprar o básico do café-da-manhã que ele pudesse comer: rice cakes e nutella.

Esqueci alguma coisa nesse post sobre o que levar para o Atacama e Uyuni? Deixe nos comentários 😉

Veja todos os posts do Atacama e Uyuni aqui

Dicas do Deserto do Atacama: um guia com roteiro

Quanto custa viajar para o Atacama e Uyuni

Dicas Atacama: os 6 erros que cometi

Deserto do Atacama: os 10 passeios imperdíveis

Como ir do Atacama ao Salar de Uyuni: um guia completo

Onde comer em San Pedro do Atacama

Viajar sozinha para o Deserto do Atacama: é seguro?

O que levar para o Atacama e Uyuni na mochila ou mala

Viajar sozinha para o Salar de Uyuni na Bolívia

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
 CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$100

19 Comments

  1. Que marca é seu tênis ? onde comprou? Acha que coturnos com a sola mais tratorada aguentam o atacama?

    • Oi Cintia! Eu tenho uma bota Timberland impermeável. Não sei o modelo ao certo, mas acho que qualquer uma nessa linha pode ser boa :) Acho que seu coturno pode voltar bem judiado do Atacama. Muita poeira, pedra, etc.
      Beijão

  2. Essas coisas de comer você comprou no atacama mesmo? No caso dos equipamentos para subir no vulcão, um casaco ou algum acessório que eu não tiver eles alugam?

    • Oi Janaina! As coisas de comer eu comprei tudo no Atacama mesmo. Quanto aos casacos, é melhor você tê-los. Não encontrei nenhum lugar que alugasse por lá. De qualquer forma, se faltar alguma coisa, há uma loja North Face no Atacama e outras lojas que você encontrar casacos e outros artigos de inverno.
      Beijão

  3. to querendo mesmo levar cup noodles* mas não sei se levo do BR (e não sei se é permitido entrar com ele no país) ou se compro lá.. como você fez? *e cup nudooles mesmo, não miojo!

  4. Oi Amanda, adorei as dicas…todas!! Sou celíaca e você, e foi a única até agora que fez algum comentário sobre. Café da amanhã geralmente tem pão..ok. Mas almoço, janta nos passeio..é tranquilo? Vou pro Atacama dia 02/01. beeeijos e obrigada…

    • Oi Fran, não é não. Eles traziam alguma opção que parecia ser sem glúten, mas o cara que viajou comigo e era celíaco desconfiava de tudo e acabava não comendo. Por exemplo: às vezes a sopa era de saquinho e tinha farinha. Eu acho que você pode até encontrar nas refeições uma coisa ou outra sem glúten, como as saladas. Mas se eu fosse você, iria prevenida e levava algumas coisinhas. Beijo

      • Hmmm..farei isso sim, obrigada! Minha viagem está chegando, estou super animada e um pouco ansiosa..primeira vez sozinha por aí. Espero que de tudo certo…. beeeeeeijos!

  5. Oi Amanda , estou indo para Machu Pichu em fevereiro ( vi seu post e ficarei no mesmo hostel) e depois Atacama, não estou pensando em levar casaco muito grosso , com isso se rumorosas comprar na Norte face o preço é igual do Brasil ? .. obrigada e continue postando .. estou pegando varias dicas ..

  6. Oi Amanda! Primeiro muito obrigada por compartilhar maravilhosos posts por aqui viu?
    Estou indo agora dia 26 pro Atacama é realmente estou na dúvida mochila/ mala já que vou fazer uyuni.. Na travessia vc conseguiu levar a sua dentro do carro, foi isso? Muito muito perrengue mala? Obrigada mais uma vez!!

  7. Oi Amanda,

    Quantos dias devo reserva para deserto do Atacama e Salar de Uyuni? Tenho 11 dias no chile, porém irei primeiro para Santiago.
    Vou pra lá dia 15/03, beijos e obrigada!

  8. Fernanda Chiaradia

    Oi Amanda,
    Eu vou para o Atacama em fevereiro e pretendo fazer Uyuni também. Tenho uma dúvida… Como tu fizestes em relação a hospedagem? Gostaria de reservar com antecedência, porém minha idéia é deixar uns dias para fazer o passeio, sem estar pagando a diária de hostel. Sai todo dia passeio para Uyuni? E é tranquilo para deixar bagagem no hostel?

    • Você pode reservar com antecedencia tudo. Mas eu deixei para reservar na hora porque não sabia quando iria para o Uyuni. O único problema é que na volta do uyuni meu hostel do Atacama estaria lotado e aí tive que mudar de hostel.
      E é tranquilo deixar a mochila no hostel. Todo mundo faz isso e os hostels já sabem como funciona :)
      Bjo

  9. Oi, Amanda!! Estou planejando uma viagem para o Chile por um mês. Pretendo conhecer Santiago e no fim da viagem, tirar uma semana para ir ao Deserto do Atacama. O que você me recomendaria com a questão da mala? Hahaha Adorei as dicas!! Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*