Eu não sabia do empenho e sucesso que Copenhagen tem com a gastronomia! Eles são muito ligados nisso e andam falando bastante sobre a nova cozinha nórdica. Os pratos são lindos, com uma mistura de ingredientes surpreendentes como se houvesse um designer até para a gastronomia (vai ver é esse o papel do chef de cozinha e eu que não entendo nada).
E tudo parece mais saudável. Orgânico.
Ah, o melhor restaurante do mundo é lá em Copenhagen – o Noma. Já ganhou por três anos esse título. Eu não fui ao Noma por motivos de “não tenho dinheiro”, mas coloquei aqui uma lista dos que conheci e outros que me foram recomendados.
Em Nørrebro
BÆST
Para resumir o lugar, ele tem uma pizza orgânica. O queijo, por exemplo, é orgânico, de um produtor local e preparado a mão. À noite fica bem agitado, num clima de bar e restaurante descontraído. Se quiser pedir uma entrada, peça a burrata que era deliciosa.
Plenum
The Laundromat Café
O Laundromat Café é interessante porque é como se tivesse uma lavanderia (de verdade) dentro de um café. Você pode lavar sua roupa enquanto tomaa um café, come alguma coisa… No fim de semana fica lotado. Não comi lá, mas quando vi a quantidade de pessoas me arrependi. Deve ser gostoso.
Em Christianhavn
Papirøen – Street Food market
Trinta e seis food trucks tomaram o lugar de um galpão que servia para armazenar papéis de jornal. Os food trucks oferecem comida típicas do mundo todo e muita coisa orgânica (claro, os preferidos de Copenhagen). É um lugar frequentado por jovens, adultos e famílias (todo mundo junto e misturado) e um daqueles lugares “obrigatórios” (odeio essa expressão) pra você visitar em Copenhagen. Se eu fosse você, eu iria no fim da tarde, umas 16h. Principalmente se estiver sol e calor. As pessoas se reúnem ali pra tomar umas, comer e tem até um DJ na frente do galpão. Aliás, na frente do galpão é o lugar mais legal para ficar – mesas de piquenique e cadeiras de praia se juntam pra você ficar de frente para o canal e da Opera.
Em Vesterbro
Meatpacking district
O Meatpacking está cheio de lugares para comer. Fica cheio nos finais de semana. Um lugar que me foi recomendado é o Mother. Aparentemente eles têm boas pizzas.
Brd. Price no Tivoli Gardens
Um dos meus jantares foi dentro do Tivoli Gardens neste Brd. Price. Lugar gostoso, honesto e bacana se você estiver procurando uma opção ali pelo Tivoli.
No Centro
Torvehallerne Market
É um mercado bacana em Copenhagen com mais de cem estabelecimentos vendendo frutas, vegetais, pães, carne, queijos e especialidades dinamarquesas. Eu aconselho você a ir lá no domingo na hora do almoço que é quando fica mais agitado e legal para você sentar numa das mesas do lado de fora para comer alguma coisa.
Väkst
Um restaurante super gostoso que parecer ter uma estufa no meio. O clima é bom, com alguns turistas, mas não é turístico e nem badalado. Fui convidada a provar o menu degustação e foi delicioso. Uma comida nórdica contemporânea cheia de misturas surpreendentes.
Em qualquer lugar
Pølse
Hot dogs são bem cotados em Copenhagen. E eu encontrei esse da Pølse delicioso! Comi duas vezes esse cachorro quente de tanto que gostei! E, olha o sinal de økologisk no guardanapo, é orgânico! Eu pedi o regular, mas existem uns hot dogs mais incrementados feitos por eles. Você pode encontrar um Pølse em vários lugares. Eu vi nomercado de Torvehallerne, no Papirøen e num lugar do centro. Mas certamente tem outros.
Grød
O Grød mudou a minha concepção de mingau de aveia. QUE DE-Lí-CI-A!!! Eles são especializados no mingau e são bem típicos de Copenhagen. É legal você provar um. Eu pedi um que era super doce sem querer, com: caramelo (que é doce de leite), raspberry (framboesa) e amêndoas. Eles comem no café-da-manhã, mas para o meu paladar é doce demais. Eu usaria como sobremesa do café-da-manhã. Pronto!
Paradis Sorveteria
Viu uma sorveteria com uma filinha? Deve ser a Paradis. Nada demais o sorvete, porém gostoso e com vários sabores diferentes. Sorvetes são um big hit em Copenhagen então acho que você deveria provar de algum lugar. Fica aí a minha sugestão da Paradis.
P.S.: se quiser um sorvete bonito, peça com o granulado colorido. Se quiser um sorvete gostoso, peça com a teta de nêga (ou nhá benta) em cima dele.
Fora de Copenhagen
Restaurante do museu Louisiana
Já que você vai dar uma passadinha por lá, aproveite para almoçar no museu. A comida não tem frescura nem nada, mas é toda dinamarquesa. Dica: não peça o buffet que custa em torno de R$120 se você come pouco. Peça um dos lanches avulsos que eles vendem porque são a mesma coisa do buffet e saem mais barato. Ah, e a torta de morango com aquele creminho amarelo é uma delícia!
Café do museu Ragnarock
Saindo do museu, “descendo” a rua um pouco, fica um café dentro de um container. Bem moderno, a cara da Dinamarca. Eu comi ali um sanduíche de salmão delicioso (foto). E essa tábua de pedra onde ele é servido?! Adorei.
Não fui, mas locais me indicaram
Quando cheguei no meu apartamento do Airbnb, o proprietário havia deixado um bilhete com algumas indicações de lugares. Achei tão legal! Pena que não deu tempo de ir em todos… Mas deixo aqui pra vocês as sugestões (todas em Nørrebro):
Restaurantes
- Oysers and Grill
- Nørrebro Bryghus (cervejaria e restaurante)
- Kiin Kiin (o melhor restaurante tailandês do mundo). Ele é caro porque tem uma estrela Michellin. Mas se você for no restaurante tailandês colado nele, com uma cara bem mais simples, não vai sair perdendo em nada. São os mesmos donos.
- Hanzo
- Gran Torino
- Alabama Social
Cafés
- Kaffeplantagen
- Guldbergsgade 22
- Kaffebar
Padarias
- Mirabelle’s
- Lagkagehuset
- Emmerys
Além da Iberia, gostaria de agradecer o apoio do Visit Denmark, órgão de turismo do país. Todos na missão de mostrar o que há de melhor na Dinamarca.
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)
SEGURO VIAGEM
todos com desconto CHIP DE CELULAR
internet ilimitadaHOTÉIS
hostels, pousadas PASSAGENS AÉREAS
em até 10xALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12xAIRBNB
ganhe R$130