Onde comer pastel de nata em Lisboa: os 8 melhores

Passar por Portugal é sinônimo de comer comida boa. Os patrícios são donos de várias receitas tradicionais (algumas inclusive migraram para o Brasil), mas além do famoso bacalhau, dos queijos da serra e dos vinhos do Vale do Douro e do Porto, o país se destaca pela produção de sobremesas, principalmente o famoso pastel de nata. Aqueles típicos de padaria, com bastante creme de ovos, massa folhada e um tanto de açúcar para polvilhar…

A mais tradicional delas, considerada o doce “herói” dos portugueses, é o pastel de nata — à venda em toda esquina, o doce feito de leite, ovos, açúcar e um toquinho de limão e canela devidamente encaixado em uma forminha de massa folhada é o cartão de visita de Portugal.

História dos pastéis de Belém

Nascidos em Belém em 1837, a receita foi cunhada pelos padres do Mosteiros dos Jerônimos para arrecadar fundos e começou a ser vendida ao lado do centro religioso — até hoje no mesmo lugar, é lá que fica a Fábrica dos Pastéis de Belém. A receita do pastel original é guardada a sete chaves (dizem que só três pessoas sabem o passo a passo e nunca podem estar no mesmo local ao mesmo tempo, para não correr riscos), mas o doce se popularizou rapidamente e, atualmente, em toda esquina há uma versão do pastel de nata.

Segundo os especialistas portugueses, um bom pastel de nata deve ser bom frio ou quente, não ser muito doce e ter a massa folhada pouco gordurosa, mas quebradiça. Apesar de o objetivo ser se manter o mais simples possível, algumas casas mais moderninhas inventaram maneiras de atualizar o docinho (tem até pastel de nata recheado de brigadeiro).

Uma das melhores experiências do turista ao passear por Lisboa, por exemplo, é provar quantas natas puder (cada uma custa cerca de um euro), de vários lugares diferentes, e criar o próprio roteiro. Para quem não sabe nem por onde começar, nada tema: vamos dar o caminho das pedras.

Onde comer pastel de nata em Lisboa

1 – Pastel de Belém

O local onde nasceu o pastel de nata guarda a receita original em segredo, tem o nome patenteado, nenhuma filial e, claro, uma fila de turistas na porta (mas anda rápido). É possível sentar dentro da casa ou levar os pastéis para viagem. Não deixe de colocar um pouquinho de canela em cima do doce! Nossa sugestão é pegar um pacotinho para viagem e se sentar no gramado perto da Torre de Belém para uma experiência completa.

EndereçoR. de Belém 84 92, 1300-085 Lisboa, Portugal

2 – Manteigaria Lisboa

É polêmico, mas muita gente acha que a loja criada pelo chef Miguel Costa Vieira (conhecido por ter participado de uma edição portuguesa do Masterchef) é a dona do melhor pastel de nata de Portugal. Ao contrário da Pastel de Belém, tudo ali é feito às claras: o cliente pode acompanhar o processo de fabricação por uma janela de vidro e há lojas espalhadas pelo país inteiro. E a ideia da Manteigaria é fast food – pagou, levou, sem enrolação (ou lugar para sentar).

Endereço: Rua do Loreto 2, 1200-108 Lisboa, Portugal

3 – Fábrica da Nata

Decorado com azulejos portugueses e com a cozinha à mostra, a Fábrica da Nata está presente em lugares estratégicos de Lisboa (Rua Augusta e Praça dos Restauradores) e no Porto (Rua de Santa Catarina). Pode-se acompanhar o docinho carro-chefe da casa com Vinho do Porto ou Ginjinha (um licor típico do país).

4 – Pastelaria Santo Antônio

Vencedora do concurso de melhor pastel de nata de Lisboa em 2019 (organizado pelo festival Peixe), a pastelaria vende outros tipos de doce, mas é conhecida pelas natinhas — o chef pasteleiro desenvolveu um forno que aquece a base e o topo da iguaria a temperaturas diferentes para uma massa crocante e uma crosta queimadinha em cima do creme.

EndereçoR. Milagre de Santo António 10, 1100-351 Lisboa, Portugal

5 – Mercado do Peixe

Longe de ser uma pastelaria ou padaria, o Mercado do Peixe é especializado em vender… peixe. Mas há algumas opções de sobremesa, entre elas o famoso pastel de nata, adaptado de uma receita muito antiga. Apesar de serem mais caras do que o normal (1,90 euros), os docinhos valem o quanto custam e ganharam o prêmio de melhor pastel de nata de Lisboa em 2018.

Endereço: Estrada Pedro Teixeira 78 Lisboa, Portugal

6 – Pastelaria Aloma

A famosa pastelaria Aloma já apareceu até no New York Times e na CNN, venceu o concurso de melhor pastel de nata três vezes (2012, 2013 e 2015) e exporta os pastéis de nata para cidades como Londres, Paris, Bruxelas e Madrid. De acordo com o proprietário, o diferencial do seu produto é que não perde nenhuma característica quando esfria.

7 – Fim de Século

A pequena pastelaria ganhou o prêmio do melhor pastel de nata em 2016, com seus docinhos crocantes e bastante queimadinhos. Vale a visita.

Endereço: Estrada de Benfica, 550

8 – O Pãozinho das Marias

Vencedor do melhor pastel de nata de 2017, a pastelaria é um negócio familiar. Mantendo a tradição, a parte de padaria e pastelaria é comandada pelo chef Francisco Duarte, de apenas 27 anos. Não fica exatamente em Lisboa, mas é bem perto, em Ericeira.

Endereço: Praça da República 15, 2655-347 Ericeira, Portugal

Veja todos os posts de Portugal

Como é morar em Lisboa, Portugal

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM todos com desconto CHIP DE CELULAR internet ilimitadaHOTÉIS hostels, pousadasAIRBNB ganhe R$179