Onde ficar em Santiago: melhores bairros, hostels e hotéis

Eu tenho minha hospedagem queridinha em Santiago, mas resolvi perguntar aos meus seguidores no Instagram quais hotéis e hostels eles consideravam os melhores da cidade, sempre considerando o custo-benefício. Diante das ótimas respostas, resolvi compilar aqui as mais interessantes, junto com dicas sobre os melhores bairros e regiões onde ficar em Santiago de acordo com o perfil de cada viajante.

Onde ficar em Santiago: melhores bairros

Primeiramente, é importante entender que Santiago é dividido em comunas, isto é, distritos que englobam vários bairros. Assim, a área de Lastarria, por exemplo, está dentro do distrito central, enquanto Bellavista se divide entre as comunas de Providencia e Recoleta. Para evitar confusões, vamos apresentar como bairros as diferentes regiões onde se hospedar em Santiago, preferidas pelos turistas e com a maior concentração hoteleira.

Centro

A região central de Santiago compreende vários bairros. O centrão mesmo, que reúne dezenas de prédios históricos e corresponde a uma área essencialmente comercial, está entre o rio Mapocho, a Plaza de Armas, a avenida O’Higgins (conhecida como Alameda) e a ruta 5.

Essa parte do bairro, apesar de ser bem servida pelo metrô e estar próxima dos principais pontos turísticos, como a Catedral de Santiago, o Museu Histórico Nacional e o Palácio La Moneda, fica bastante deserta à noite. Naturalmente, requer mais atenção quanto à questão da segurança.

No entanto, as regiões centrais de Bella Vista, nos arredores do museu de mesmo nome, e de Lastarria, leste do Cerro Santa Lucía, já são bem mais movimentadas, com vários restaurantes e maior fluxo de pedestres.

Bellavista

Abrigado entre o Centro e Providencia, na região aos pés do Cerro San Cristóbal, Bellavista é um bairro boêmio, com muitas opções de restaurantes e bares, igualmente frequentado por turistas e locais. É também o onde fica a segunda das três casas de Pablo Neruda. É interessante para se passear também durante o dia por ser um bairro com muita arte urbana e grafites em suas ruas. Esse é o bairro onde costumo ficar.

Providencia

Bairro comercial, Providencia é considerada o Centro Novo de Santiago. Lá você tem muitas opções de lojas, restaurantes, cafés, bares, livrarias, de tudo um pouco. A melhor localização está nos arredores da Avenida Providencia/Nueva Providencia, acompanhada pela linha de metro 1 (estações Manuel Montt, Pedro de Valdivia, Los Leones e Tobalaba).

É nessa área que se concentra a maior oferta de hotéis da cidade. É o melhor local para encontrar hotéis de bom custo-benefício e com uma boa localização. Providencia lembra de certa forma a Rodeo Drive em Los Angeles (USA). É onde fica o Zoológico Metropolitano e o Costanera Center (o maior shoppings da América do Sul, com um mirante privilegiadíssimo).

Las Condes

Bairro de alto padrão, é o local geralmente escolhido por executivos estrangeiros que estão passando uma temporada em Santiago. A parte do distrito vizinha a Providencia, no bairro de El Golf, nos arredores do Costanera Center, é inclusive conhecida como Sanhattan, a Manhattan de Santiago. Sua arquitetura conta com prédios modernos, além de uma vista linda da Cordilheira dos Andes. 

Com a exceção de El Golf, onde se concentra uma parte do setor hoteleiro, a região de Las Condes é uma das menos convenientes para o turista: está distante da maioria das atrações e o acesso ao metrô é bastante limitado. Quem decide se hospedar por aqui, deve considerar no orçamento de viagem o gasto com táxi ou uber. 

Onde eu sempre fico em Santiago

Rado Boutique Hostel

Eu sempre escolho o Rado para ficar em Santiago. Por motivos simples, porém importantes: excelente localização no Bellavista, limpíssimo, com quartos privados, cozinha moderna, café da manhã incluído e um terraço delicioso. Além disso, é um albergue temático de rock e pop art, com decoração divertida e murais coloridos. Todos os quartos, inclusive dormitórios, tem ar-condicionado.

O Rado Boutique Hostel fica a 30 metros do Pátio Bellavista, a 300 metros da Estação de Metrô Baquedano e a 800 metros de La Chascona, a casa de Pablo Neruda. O Museu de Belas Artes e o morro Santa Lucía estão situados a 20 minutos a pé.

Consulte preços aqui

Onde ficar em Santiago: meu preferido, Rado Boutique Hostel

Onde ficar em Santiago: os melhores hostels

Hostal Providencia

O Hostal Providencia é certamente o maior hostel de Santiago, com capacidade para centenas de viajantes (mais de 200!). Com tanta gente assim, é certamente um ótimo lugar para conhecer pessoas.

E o legal é que os dois casarões vizinhos foram bem adaptados para abrigar o pessoal. São três cozinhas equipadas, lavanderia, dezenas de espaços de convivência (lounge, bar, pátios, salão de jogos, salas de estar) e uma programação completa de atividades (churrascos, festas, jantares, passeios, entre outros). Também contam com balcão de turismo com todos os principais tours da região.

Os dormitórios (com 6 e 8 camas) tem armários individuais e calefação, os superiores tem banheiro no interior. Quartos privativos para 2, 3 ou 4 pessoas, com banheiro privado ou compartilhado, alguns com TV a cabo. Inclui café da manhã buffet, com bolos, frutas, variedade de pães e ovos. Localizado a 5min da estação de Baquedano e a menos de 10min dos bares de Bellavista.

Consulte preços aqui

Hostels em Santiago: o popular Hostal Providencia

 

La Casona Hostel

Administrado por dois irmãos chilenos, o La Casona tem um ambiente muito mais tranquilo, quase familiar. Está instalado em uma casa a poucos passos da estação de metrô Bellavista, escondido numa viela charmosa. É um bom lugar onde ficar em Santiago para quem viaja acompanhado e deseja conforto e tranquilidade numa boa localização, por um preço acessível.

O casarão foi reformado recentemente e tem ótimas instalações. Os quartos são espaçosos, bem iluminados e muito confortáveis. Os privativos são individuais ou para 2, 3 e 4 pessoas, com ou sem banheiro privativo, enquanto os dormitórios abrigam 4 ou 6 pessoas, todos com banheiro compartilhado.

Consulte preços aqui

Onde ficar em Santiago: La Casona Hostel

Hostel Plaza de Armas

Impossível localização mais central do que a desse hostel: literalmente no marco zero de Santiago, a Plaza de Armas. Aliás, a vista do terraço e das varandas de alguns quartos são incríveis! O edifício é antigo, mas no geral está bem conservado. Todos os dormitórios são mistos, com banheiro compartilhado. As instalações são bastantes simples, mas satisfatórias.

É um ótimo lugar onde ficar em Santiago para quem quer explorar museus e atrativos históricos sem gastar com transporte — dá pra conhecer tudo a pé!

Consulte preços aqui

Localização central em Santiago: hostel na Plaza de Armas

Pariwana Hostel

Eu já indiquei hostels dessa rede no post onde ficar em Lima e também em Cusco, e o recém-inaugurado de Santiago também vale a recomendação. Boas instalações, ótima localização em Bellavista e preços acessíveis.

Os espaços coletivos promovem a interação entre os viajantes e todos os quartos tem camas com luz, tomadas e estantes individuais. Dormitórios (e tarifas) para todos os gostos, com 4, 6, 8, 10 ou 12 camas. O staff é simpático e organiza várias atividades.

Consulte preços aqui

Novo hostel em Santiago da rede peruana Parinawa

Onde ficar em Santiago: os melhores hotéis

Atton El Bosque

Oferecendo estacionamento gratuito e Wi-Fi gratuito em todos os quartos e áreas comuns, o Atton El Bosque, da rede Accor, dispõe de academia e piscina no 18º andar. Para a galera fitness de plantão, é possível treinar  24h, enquanto se desfruta da vista do skyline de Santiago. 

Está localizado na região de El Golf, em Las Condes, a apenas 350m de distância da estação de metrô Tobalaba e do shopping Costanera, com vários restaurantes nos arredores. O hotel também conta com o seu próprio bar & restaurante, o Tregua, de perfil executivo.

Os quartos são espaçosos, decorados em cores delicadas, e dispõem de TV a cabo, mesa de trabalho, frigobar e banheiros privativos.

Consulte preços aqui

Onde ficar em Santiago: Atton El Bosque

Ladera Boutique Hotel

Esse hotel boutique chama a atenção de qualquer um na rua por sua fachada inovadora (que até já ganhou prêmios internacionais!). O design vanguardista não é exclusivo do exterior: todos os quartos e espaços comuns do hotel tem uma decoração de muito bom gosto.

O rooftop também merece destaque: tem uma piscina de borda infinita com vista para o emblemático edifício Costanera Center, localizado a apenas 800m, e para o parque do cerro San Cristóbal. O Ladera também conta com um elegante restaurante e serve de cortesia um café da manhã simples, sendo possível pedir extras (pagos) à parte.

Os quartos e os banheiros estão integrados no mesmo ambiente, divididos apenas por uma parede de vidro (ou seja, pouco recomendado para viajantes acompanhados que não tenham intimidade). Os produtos de banho são da L’Occitane. Outros mimos são roupões e pantufas e cafeteira Nespresso.

Consulte preços aqui

Melhores hotéis em Santiago: Ladera Boutique Hotel

Hotel Luciano K

Levando o nome do arquiteto que o projetou nos anos 20, Luciano Kluczewski, o edifício do hotel boutique é histórico: já foi o mais alto do país e foi o primeiro a ter aquecimento central. Claro que uma reforma o adequaram para receber hóspedes do século 21, mas o requinte do Art Decó e da arquitetura da época permanece.

Entre as instalações, um relaxante centro de bem-estar com spa e sauna, um terraço com piscina aquecida e bar (muito frequentado por santiaguinos) e um restaurante no térreo, com culinária de primeira. Está localizado no limite entre o Centro e Providencia, a poucos passos da estação Baquedano.

Os quartos tem uma decoração sofisticada e não tem grandes variações de conforto nos diferentes padrões de tarifa, apenas a metragem (mesmo o standard, o mais baratinho, tá super valendo!).

Consulte preços aqui

Mito Casa Hotel Boutique

Instalado em um casarão em Providencia, próximo à estação Baquedano, o Mito Casa Hotel já é um clássico entre os brasileiros. Tem um cuidado estético com os ambientes, remetendo ao estilo Art Déco do edifício, ao mesmo tempo que oferece acomodações com bom custo-benefícios.

Atenção na hora da reserva, porque alguns quartos possuem banheiro privativo, mas este se encontra fora do cômodo. Quem busca onde ficar em Santiago com família, encontra aqui uma ótima opção: as acomodações estilo loft, com camas na parte debaixo e de cima, garantem um pouco de privacidade sem a necessidade de reservar dois quartos.

Para completar, ainda oferecem bicicletas gratuitas!

Consulte preços aqui

Ibis Santiago Estación Central

Oferecendo um restaurante e um bar, o Ibis Santiago Estación Central dispõe de quartos com Wi-Fi gratuito e TV a cabo, perto da principal estação rodoviária da cidade. A localização não é das melhores, já que a região não é das mais atraentes, mas as tarifas convidativas compensam. O buffet de café da manhã está disponível por uma taxa extra.

O Ibis Santiago Estación Central fica ao lado da Estação de Metrô Universidade de Santiago, que fornece conexões diretas para as principais áreas turísticas da cidade. É uma boa opção também para quem chega à Santiago de trem (a Estação Central está situada ao lado do hotel) ou de ônibus (há duas rodoviárias próximas).

Consulte preços aqui

Icon Hotel

Oferecendo uma piscina na cobertura com vistas panorâmicas da Cordilheira dos Andes, o Icon Hotel está localizado em Las Condes, na elegante Alonso de Córdova, considerada a Oscar Freire de Santiago. Você pode desfrutar do restaurante no local e do bar na cobertura.

O Icon Hotel dispõe ainda de uma piscina coberta aquecida, aberta durante todo o ano, bem como instalações de spa e academia.

O shopping center Parque Arauco encontra-se a apenas 1,1 km do hotel e lá você pode encontrar uma grande variedade de marcas de luxo. A estação de metrô de Manquehue fica a apenas 2 minutos a pé, conectando-o diretamente ao centro da cidade e às 6 linhas de metrô de Santiago. Excelente opção de hotel quatro estrelas, por um ótimo custo-benefício.

Consulte preços aqui

Park Plaza Santiago

Além de sauna, academia e uma piscina cercada por painéis de vidro com vista de Santiago, este hotel de luxo no bairro de Providencia oferece sessões de massagem e um restaurante premiado. Fornece estacionamento privativo gratuito.

O Park Plaza Santiago apresenta decoração e comodidades 5 estrelas. Os quartos clássicos incluem ar-condicionado, móveis de madeira escura, cadeiras estofadas e papel de parede elegante. Excelente opção de hotel para ficar em Santiago.

Consulte preços aqui

 

VEJA AQUI TODOS OS POSTS DO CHILE

Chile: como economizar em hospedagem
Quando ficar em hostel é um desastre
Como saber se vai ter neve em Valle Nevado
Viagem rápida ao Chile
Deserto do Atacama: os 10 passeios imperdíveis
Dicas do Atacama: evite os 6 erros que eu cometi
Dicas do Deserto do Atacama: um guia com roteiro
Hospedagem em San Pedro de Atacama: onde ficar
O que levar para o Atacama e Uyuni na mochila ou mala
Viajar sozinha para o Deserto do Atacama: é seguro?
Mal de altitude: como evitar no Peru, Chile e Bolívia

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$130