Os melhores lugares para viajar em novembro no Brasil e no exterior

Você ainda não se decidiu para onde viajar em novembro? Pois saiba que essa é uma ótima época para fazer uma viagem! Ainda é baixa temporada em quase todos os países do mundo e, no Brasil, podemos chegar a ter três feriados no mesmo mês — se, por um lado, os preços sobem nas folgas, se for possível emendar com as férias, você ganha alguns dias de brinde.

Confira as sugestões de destinos para novembro!

Para onde viajar em novembro no Brasil

Um mês antes das férias de dezembro, novembro é o mês perfeito para aproveitar o sol e calor do nordeste com preços mais amigáveis e com menos turistas lotando as praias. O ideal é focar no norte da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde raramente chove nesta época do ano.

Três bons destinos na região são Maragogi (com piscinas naturais de tirar o fôlego), Olinda (cheia de edifícios históricos, a cidade combina cultura com praias maravilhosas) e a Ilha de Boipeba. No centro do litoral baiano, a ilha oferece uma oportunidade única de desligar a cabeça: para chegar ao local é preciso pegar uma lancha e viajar uma hora. Não há carros na ilha e o clima é de praia deserta, perfeito para um descanso sem interrupções.

Centro histórico no nordeste brasileiro

Para os viajantes que preferem conhecer uma nova cidade, pode ser uma boa oportunidade para desbravar São Paulo. A maior cidade do país é praticamente um mundo inteiro: é possível visitar o Japão andando pelas ruas do bairro da Liberdade, e a Itália, na Bela Vista, só de metrô. Não deixe de conhecer o MASP (um dos museus mais importantes do Brasil), a Pinacoteca, o Mercado Municipal, os agitos da Vila Madalena, o Museu do Futebol, o Beco do Batman e os restaurantes descolados de Pinheiros.

Outro destino interessante é Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul oferece vários passeios para turista nenhum botar defeito. Conheça o centro histórico, assista ao pôr do sol nas margens do Lago Guaíba, tome um café na Casa de Cultura Mário Quintana, um chimarrão no Parque Farroupilha e, claro, aproveite a visita para conhecer uma tradicional churrascaria gaúcha.

É melhor evitar: nesta época, já chove no Jalapão e em algumas das chapadas — na dos Veadeiros, inclusive, há risco de cabeça d’água. O fenômeno é responsável por deixar turistas ilhados várias vezes por ano e, por isso, é importante ficar atento.

Para onde viajar em novembro no exterior

Para curtir o clima ameno

O friozinho já começa a dar as caras no hemisfério norte e, na Europa, algumas pistas de esqui já estão começando a abrir as portas para a temporada de neve e pode ser uma boa oportunidade de conhecer as estações sem pagar tão caro.

Para quem não pegar tanto frio, uma boa opção é apostar nos países mais ao sul do continente, como Portugal, Espanha e Itália. Queridinha dos brasileiros, Lisboa é uma boa opção nesta época. Cheia de opções culturais para entender um pouco melhor a história portuguesa e, de quebra, a brasileira, a cidade conta também com um cenário gastronômico em ebulição.

Torre de Belém em Lisboa
Lisboa é um ótimo destino para visitar em novembro

Nos Estados Unidos, o finalzinho do mês de novembro recebe duas datas importantes. É Thanksgiving, o feriado de ação de graças americano, e a famosíssima Black Friday. Vale garimpar produtos com descontos sensacionais, mas já vá preparado e com paciência para filas gigantescas e consumidores desesperados.

Já nos primeiros dias do mês, acontece no México a tradicional festa do Dia de los Muertos, com direito a muita música, comida, e cores vibrantes para honrar os antepassados que já faleceram.

Para quem pretende conhecer o país, vale ficar atento apenas para a região virada para o mar do Caribe, onde ainda é época de furacões e, por isso, pode chover — o mesmo vale para a Costa Rica. O ideal para aproveitar as águas cristalinas neste período são as ilhas mais ao sul, como Barbados, Aruba, Curaçao e Trinidad e Tobago.

As temperaturas mais amenas tornam novembro uma boa época para conhecer o norte da África e Oriente Médio. Destaque para o Egito (além de conhecer as pirâmides, a esfinge e o Vale dos Reis, não deixe de visitar a Mesquita de Alabastro) e o Marrocos (as lindas mesquitas são pontos incontornáveis e não se pode deixar de fazer um passeio pelo deserto do Saara).

Já no sudeste asiático, finalmente terminou a época de monções e os turistas já começam a chegar para conhecer os vários países da região. Uma experiência única e belíssima é participar do Festival das Lanternas em Chiang Mai, na Tailândia. A festa acontece na segunda lua cheia do mês de novembro e os participantes devem escrever pensamentos ou sentimentos que devem ir embora, acender a lanterna e deixá-la ir embora — além da simbologia, o espetáculo é lindíssimo.

É em novembro que acontece o festival das lanternas na Tailândia

Para um clima mais quente

Na América do Sul, o frio oficialmente já desapareceu e as temperaturas começam a subir, inclusive em Punta del Este, no Uruguai, que sofria com a ventania e o frio mas, agora, já volta a viver um período mais animado. É também uma boa época para visitar o Chile: chove menos em Santiago e faz menos calor do que em dezembro, tornando o passeio mais agradável, e o deserto do Atacama ainda está no período de seca.

É possível esticar a viagem do Chile até o Salar de Uyuni, na Bolívia. A região conta com lagunas impressionantes, muitos flamingos, e o famoso deserto de sal perfeito para tirar fotos com perspectiva (não esqueça de levar algum acessório!).

Nos países do sul da África, é o finalzinho da época seca é uma boa fase para fazer safáris: os animais ainda estão em migração e tendem a se concentrar perto de rios e lagoas, facilitando a visualização. O tempo é bom também em Cape Town, onde já parou de chover e as temperaturas estão mais agradáveis — aproveite para fazer uma viagem de carro pela Garden Route, que liga a cidade à Port Elizabeth.

Nos países da Oceania, como no Brasil, já faz calor e o clima está ideal para curtir as praias da Austrália e Nova Zelândia. Na Austrália, alguns dos destinos mais impressionantes são a Whitehaven Beach, Byron Bay Beach, Rottnest Island, Lancelin Beach, Bells Beach e a Grande Barreira de Corais. No centro do país, aproveite para conhecer o Uluru, um bloco de pedra gigante e vermelho incrustado no meio do deserto.

VEJA OS OUTROS MESES DO ANO

JANEIRO   FEVEREIRO   MARÇO    ABRIL    MAIO    JUNHO

JULHO    AGOSTO    SETEMBRO    OUTUBRO    DEZEMBRO

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$179