Para onde viajar em maio

Quer inspiração de lugares para onde viajar em maio? Abaixo, há sugestões de destinos que ficam ainda melhores nessa época, que é baixa temporada, tem preços mais baixos e menos turistas. Veja!

Para onde viajar em maio no Brasil

As praias do Nordeste precisam ser escolhidas com cuidado nessa época do ano: pode chover em grande parte da região. Para quem quer tomar sol e aproveitar o mar, a dica é explorar o litoral sul do Rio de Janeiro e norte de São Paulo, onde o tempo costuma estar aberto.

Paraty, Ilha Bela, Trindade e Maresias são bons destinos. Esta última oferece uma das melhores infraestruturas da região, e o viajante pode aproveitar praias diferentes, mas muito perto uma da outra: o Canto do Moreira, por exemplo, é famoso entre os surfistas pelas ondas tubulares mas também conta com piscinas naturais e bons pontos para mergulho.

Praia em Maresias, litoral de São Paulo
Encontre seu hotel em Maresias!

É um bom momento para conhecer Bonito (MS) e Nobres (MT). A cidade do Mato Grosso é consideravelmente menor e menos conhecida que Bonito, mas está ganhando reconhecimento pelas paisagens de tirar o fôlego, além dos preços bem mais acessíveis. Alguns dos pontos obrigatórios são o Aquário Encantado, Cachoeira Serra Azul, Lagoa das Araras, Rio Triste e a Gruta Duto do Quebó. Uma dica importante é (além do repelente), se organizar com antecedência. Há passeios que só são realizados com agências de turismo e a maioria dos lugares não aceita cartão.

Nas serras do sul e sudeste, o tempo já está começando a esfriar, o que torna o passeio ainda mais especial. Em Minas Gerais, uma boa ideia é conhecer a Serra da Canastra. Além de ser o berço do tradicional queijo canastra, a região é cheia de pontos turísticos interessantes. Destaque para a cidade de Capitólio, um dos principais pontos de ecoturismo do estado. Quem quer se aventurar e conhecer as belezas naturais mineiras pode colocar Conceição de Mato Dentro, aos pés da Serra do Espinhaço, no roteiro — é lá que fica a Cachoeira do Tabuleiro, a terceira mais alta do Brasil.

Antes de alta temporada chegar, é um bom momento para visitar Campos do Jordão. Além de hotéis confortáveis como o Golden Park Campos e a Pousada Vila Floratta, há lindas paisagens e restaurantes deliciosos.

Hotéis em Campos do Jordão
Encontre seu hotel em Campos do Jordão!

O tempo em maio também é favorável para quem pretende conhecer as chapadas. A dos Veadeiros, Guimarães, Mesas… todas já passaram da época de chuva e se apresentam bem verdinhas aos visitantes. Destaque para a Diamantina que é gigante e tem passeios para todos os gostos. O ideal é reservar pelo menos uma semana para conhecer as cachoeiras, poços e cidadezinhas da região com calma.

Para desbravar a chapada, há duas opções: ou se aluga um carro para circular por conta própria ou se reserva um pacote com as agências de ecoturismo disponíveis. Seja qual for a sua decisão, não deixe de visitar as grutas Azul, Poço Azul e Poço Encantado, o Morro do Pai Inácio, a gruta da Torrinha, a Cachoeira do Roncador e a Cachoeira do Mosquito (perto de lá, na Serra das Paridas, é possível ver pinturas rupestres).

Para onde viajar em maio no exterior

Lugares frios

Na América do Sul, todos os lugares estão com tempo bom, com exceção do Uruguai. Já faz frio no país, venta bastante, e a maioria dos passeios sequer funciona. Punta del Este, uma das cidades mais animadas, está, normalmente, às moscas. Ainda não é temporada de esqui na Argentina e Chile, mas já está friozinho.

Buenos Aires é uma boa opção: já está friozinho, e a cidade portenha fica toda alaranjada com as folhas de outono. Aproveite para conhecer os museus (o MALBA, em Palermo, é a casa do famoso quadro Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral), visitar a Casa Rosada (importante marcar o passeio com antecedência), e bater perna. A Floralis Generica, uma flor gigante de metal, o túmulo de Evita, no Cemitério da Recoleta e o Caminito são pontos turísticos essenciais.

Casa Rosada, Buenos Aires, Argentina
Encontre um hotel em Buenos Aires!

Na África, o tempo segue bom para safáris, mas é melhor evitar a África do Sul. É o começo da época de chuva e além de tempestades serem frequentes em Cape Town e na Garden Route, venta muito na região. Outras boas opções são Botsuana, Zimbábue, Zâmbia, Kenya e Tanzânia, países fora do circuito tradicional mas que também oferecem passeios para ver os animais típicos da região, como leões, girafas e elefantes, em seu ambiente natural.

Na Zâmbia, um passeio muito interessante é visitar as cataratas de Victoria, que é considerada um Patrimônio Mundial da Unesco, uma das mais altas e impressionantes do mundo — um bônus para os corajosos é a Devil’s Pool, uma piscina natural bem na beiradinha da queda d’água.

Na Oceania, é inverno na Austrália, o que significa temperaturas um pouco mais baixas do que no Brasil e as praias não ficam tão atrativas. Mesmo assim, o país conta com outras opções. A dica é ir para o norte do país, que está em época de seca. Por lá, há parques como o Kakadu e Litchfield, além do Uluru, uma montanha de pedra que é Patrimônio da Humanidade (vale fazer um passeio com guia aborígene para entender as tradições e simbologias do local), e o Kings Kanuon, e as Tiwi Islands, lar do povo aborígene e cheio de história.

Lugares quentes

Maio é último mês antes da temporada de chuvas no Caribe, mas é preciso escolher bem o destino. A temporada de furacões em Cuba começa no mês de junho e só acaba em novembro: a hora é agora. As chuvas são ocasionais e, fora de temporada, os preços estão mais amigáveis. Em Havana, não deixe de conhecer o Capitólio Nacional, a Plaza de la Revolución, Habana Vieja, a Real Fábrica de Tabacos Partagás, o Museo Nacional de la Revolución, as Playas del Leste e Santa Matía del Mar. À noite, a dica é seguir para o Jazz Club la Zorra y el Cuervo, onde acontecem festas animadíssimas com muito jazz.

Prédios históricos em Havana, Cuba
Encontre seu hotel em Havana!

Nos Estados Unidos e Canadá, ainda não faz muito calor e é baixa temporada. Maio é um dos meses mais tranquilos para conhecer a Disney, na Flórida. Além de os parques estarem consideravelmente mais vazios, acontece o Flower & Garden Festival, com esculturas feitas de plantas e flores e eventos especiais. É importante prestar atenção apenas no Memorial Day, feriado americano que acontece na última segunda-feira de maio e traz consigo verdadeiras multidões.

Do outro lado do oceano, um destino ótimo e que ainda não está completamente lotado é Santorini, na Grécia. Apesar de ser o lugar mais caro da ilha, Oia é o vilarejo mais charmoso e lar do famoso pôr do sol que todo viajante que colocou os pés nas ilhas gregas já fotografou.

As praias de Santorini não são tão interessantes (os turistas aproveitam mesmo as piscinas dos hotéis), mas vale descer os 250 degraus para chegar à baía de Amoudi, e procurar, à esquerda, uma pequena trilha até um ponto onde se pode saltar no mar transparente. Há também vinícolas, sítios arqueológicos e museus para conhecer melhor a história da região.

➡ Encontre um hotel em Oia, Santorini!

Para quem está fugindo de lotação, uma boa dica é o sudeste asiático, que já está bem mais vazio. O tempo é um pouco instável, mas não costuma chover no Camboja, sul do Vietnã, Bangkok, Filipinas e Myanmar. O clima fica bom também na Indonésia, centro e costa leste da Malásia e ilhas do Golfo da Tailândia.

VEJA OS OUTROS MESES DO ANO

JANEIRO   FEVEREIRO    MARÇO    ABRIL    JUNHO    JULHO

AGOSTO    SETEMBRO    OUTUBRO   NOVEMBRO   DEZEMBRO

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$179