Para onde viajar em março

Responder à pergunta para onde viajar em março não é uma tarefa difícil, já que é um mês excelente para viagens. Baixa temporada na maioria dos destinos, proporciona preços mais baixos e, de quebra, tempo bom quase no mundo inteiro. Não faz mais tão frio nos países do hemisfério norte, e as chuvas já deram uma trégua na metade de baixo do globo. Seja para explorar o Brasil ou o exterior, março é favorável aos viajantes. A dica é só ficar de olho nas datas do Carnaval, que sempre encarecem o passeio.

Para onde viajar em março no Brasil

Ainda calor e seco, mas consideravelmente mais vazio, o mês de março é ideal para conhecer o Rio de Janeiro. Além dos encantos da capital e dos pontos turísticos mais famosos do país, como o Cristo Redentor, Copacabana e Pão de Açúcar, o estado têm ótimas opções mais ao norte, na região dos lagos. A charmosa Búzios é o destaque da área, que ainda conta com as praias lindas de Arraial do Cabo. É possível fazer o percurso de carro a partir da capital em apenas duas horas.

Orla de Copacabana no Rio de Janeiro
A Cidade Maravilhosa é perfeita em março. Encontre seu hotel no Rio de Janeiro! | Foto de gabriele gabi por Pixabay

No Nordeste, o clima continua bom em boa parte da região, mas pode chover no Maranhão e Piauí. O sul da Bahia é ótimo em março: faz calor e a baixa temporada traz preços mais atrativos para conhecer cidades como Trancoso, Porto Seguro e Arraial d’Ajuda que, além de terem sido porta de entrada para os portugueses na época do descobrimento, se destacam pelas praias lindas e a animação no centro da cidade à noite.

Santa Catarina também é interessante neste finalzinho de verão. Além das praias famosas em Florianópolis, que estão com clima bom, a serra catarinense começa a entrar em boa temporada, com o fim das chuvas.

➡ Encontre um hotel em Florianópolis!

A Serra do Rio do Rastro, mais ao sul do estado, têm cachoeiras e vistas das montanhas de tirar o fôlego. Urupema e São Joaquim, que costumam aparecer nos noticiários durante o inverno por serem algumas das poucas cidades do país a ver neve, estão com clima ameno e são boas opções para conhecer a região. Bom Retiro, pertinho dali, possui algumas vinícolas e, em março, é época de colheita de uvas e há programação especial para os turistas. A dica é se hospedar em Urubici e explorar a serra catarinense a partir de lá.

Pequena cachoeira em Urubici
Santa Catarina tem vários destinos legais para março. Encontre seu hotel em Urubici! | Foto de Fabiano Panisson por Pixabay

Um pouquinho mais ao sul, na serra gaúcha, Gramado e Canela estão saindo da época de chuva e, apesar de não fazer o frio típico da região em março, acontece algo melhor: chocolate. Com a proximidade da Páscoa, as cidades se enfeitam e há várias atividades para adultos e crianças. A Chocofest, principal evento de Páscoa do país, também acontece na região e costuma ser organizada em cidades diferentes a cada ano. Dica: se organize com antecedência, a época é disputada.

No finalzinho da época de chuva, também dá para visitar Bonito em março. Não é exatamente a melhor época — costuma estar quente e cheio de mosquitos –, mas se não der para remarcar, é possível aproveitar a região que ainda está em baixa temporada.

➡ Encontre um hotel em Bonito!

Para onde viajar em março no exterior

Para aproveitar o frio

Na Europa, o clima é de despedida do frio. O tempo começa a esquentar, principalmente nos países mais ao sul, como França, Itália, Espanha e Portugal. Mas o lugar para se estar em março é bem mais ao norte, na Irlanda. No dia 17 acontece o Saint Patrick’s Day, que comemora o santo padroeiro do país. Há desfiles nas ruas, todo mundo se veste de verde e quantidades absurdas de cerveja são consumidas não só na data, mas durante a semana inteira.

Para aproveitar o calor

Na América do Sul, o clima é bom em basicamente todos os países. As chances de chuva são baixas, inclusive no deserto do Atacama. Mas o destaque vai para Mendoza, na Argentina: é época de colheita de uvas! As parreiras estão cheias, o clima está agradável e as vinícolas organizam uma espécie de festival, a Vendimia. Uma boa opção para aproveitar 100% da festa é se hospedar em um dos hotéis-vinícolas da região, como o Casa de Uco Vineyards & Wine Resort — dá até para participar do ritual de pisar nas uvas!

Lago deserto do Atacama
Março é um bom mês para visitar o Atacama. Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama! | Foto de TravelCoffeeBook por Pixabay

O Caribe está entrando na baixa temporada, com menos turistas americanos e europeus, e ainda está com clima quente: qualquer país é uma boa pedida na região. Destaque para Aruba e Curaçao: mais ao sul, raramente chove, as ilhas ficam completamente fora da rota de furacões e contam com lindas praias.

Março ainda é uma boa época para fazer safáris na África do Sul, que conta com tempo ótimo, com pouquíssimas chuvas. O Egito também é interessante pelas temperaturas mais amenas: aposte em conhecer as pirâmides e museus super interessantes que são uma verdadeira aula de história. Madagascar, Moçambique e Ilhas Maurício continuam em época de furacões e é melhor evitar.

O destaque para quem vai à Ásia é o festival Holi, também conhecido como Festival das Cores, que comemora do fim do inverno na Índia e a chegada da primavera (que é considerada uma vitória do bem contra o mal). Você já deve ter ouvido falar: é aquele em que os participantes jogam tinta uns nos outros. Durante um dia, a população vai às ruas comemorar a chegada da estação com muita tinta em pó, e cada uma das cores representa um sentimento diferente. Amarelo significa humildade e saúde, enquanto laranja faz referência ao otimismo e à alegria, por exemplo.

Cores do festival holi na índia
É em março que acontece o Holi Festival. Encontre seu hotel em Nova Deli! | Foto de Thomas Gerlach por Pixabay

Na Austrália e Nova Zelândia, ainda é verão e ótima época para visitar a região. Um destino fora do roteiro popular é a ilha da Tasmânia. A 240 km da Austrália, 40% da ilha é formada de parques e reservas e, por isso, tem o ar super puro. Há tanto florestas tropicais cheias de animais que só existem ali (como o famoso demônio da Tasmânia) e algumas das árvores mais altas do mundo, como praias lindas de água turquesa.

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$179