Para onde viajar em outubro

Está em dúvida sobre para onde viajar em outubro? Pois saiba que esse é um ótimo mês para viajar!

Baixa temporada estabelecida no mundo inteiro, o mês de outubro é ótimo para turismo. As temperaturas estão amenas — em alguns lugares, inclusive, é a última chance de passear sem passar muito frio ou muito calor — e o outono deixa metade do planeta alaranjado com as folhas secando para preparar as árvores para o inverno e a primavera colore a outra metade com o auge das flores.

Para onde viajar em outubro no Brasil

Outubro é mês de primavera, quase verão, o que significa temperaturas mais amenas e um clima mais gostoso para viajar. Cuidado apenas no feriado do dia 12: os preços costumam aumentar e os destinos tendem a ficar lotados.

No resto do mês, aproveitando o final do período de seca, é interessante visitar o Pantanal: fica mais fácil de avistar os animais típicos da região. Destaques da área são as cidades de Brotas e Nobres, além da Chapada dos Guimarães. Já nos Lençóis Maranhenses, é a última chance para encontrar as lagoas, que já começam a secar nesta época do ano.

Mais para o sul do país já começa a chover, tornando outubro o mês ideal para visitar Foz do Iguaçu. Por causa da chuva, os rios estão mais cheios e a vazão das cataratas aumenta, tornando o espetáculo das águas ainda mais rico. Não deixe de visitar também a usina de Itaipu; o lado argentino das cataratas; fazer o Macucu Safári, um passeio de barco pelos rios; o Iguazu Grand Resort & Casino, também na Argentina; e o Marco das Três Fronteiras, que marca a intersecção entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Visitar as Cataratas em outubro fica ainda mais incrível!

O mês é interessante também pelas festas típicas. Em Blumenau, Santa Catarina, é época de Oktoberfest! O tradicional festival alemão acontece durante quase o mês inteiro com shows de música alemã, roupas tradicionais e, claro, muita cerveja. Fora do festival, a simpática cidade de arquitetura alemã também oferece outros atrativos. Não deixe de conhecer o Mirante do Spitzkopft, com uma bela vista da natureza, o Museu de Blumenau e as várias cervejarias da região.

No norte do país, outubro é a época do Círio de Nazaré, em Belém. A festa religiosa reúne cerca de dois milhões de pessoas que saem às ruas em procissões gigantescas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, e além de shows e eventos católicos, há apresentações folclóricas pela cidade. Aproveitando o passeio, não deixe de conhecer o Mercado Ver-o-Peso; se deliciar com as comidas da região, como tacacá, pato no tucupi e qualquer coisa com jambu; e visitar a charmosa Ilha de Marajó, o maior arquipélago fluvial-marítimo do planeta.

Para onde viajar em outubro no exterior

Para quem quer frio 

Para quem procura experiências bem distantes da realidade brasileira, o mês de outubro é uma boa oportunidade para conhecer melhor uma estação praticamente ignorada por aqui: o outono. Nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa, as cidades se pintam de laranja e as folhas começam a cair.

Uma boa cidade para visualizar o fenômeno é Vermont, nos Estados Unidos. Perto de Nova York, o estado é cheio de parques e reservas ecológicas, dando uma perspectiva única do que é o outono no hemisfério norte — a mudança de cores tem até nome, e é chamada de Fall Foliage. Outros atrativos são as estações de esqui, as várias fábricas de cerveja artesanal e os mais de 100 tipos diferentes de queijo fabricados na região.

Outono nos Estados Unidos
O outono nos Estados Unidos é puro charme!

Ainda nos Estados Unidos, no final do mês acontece o Halloween. A festa é coisa séria no país, e o visitante pode participar de todas as tradições que muitos só conhecem por causa dos filmes. Não deixe de fabricar sua própria lanterna em abóbora (aliás, o legume é ingrediente básico de quase tudo o que se consome durante a época) e levar as crianças para pedir doces aos vizinhos. O Halloween é considerado também o início da época de frio, marcando a última chance de visitar o país antes das temperaturas começarem a cair.

Já no México, acontece também uma das festas mais emblemáticas do mundo, o Dia de los Muertos, no final de outubro e primeiros dias de novembro. Super tradicional, é quando as famílias honram os antepassados falecidos com muitas flores, música e, claro, comida. Durante as festas, algumas pessoas se fantasiam com a figura da Catrina, a representação de um esqueleto de uma dama da alta sociedade que lembra os mortais de que, após a morte, todos são iguais.

Ainda é temporada de furacão e chuva na América Central e no Caribe, então é melhor evitar a Riviera Maia, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala e Panamá. Um bom destino na região são as ilhas de Barbados, Curaçao e Aruba, que estão fora da rota de furacões e prometem tempo bom para curtir as praias paradisíacas.

Na Europa, o clima também está agradável e o grande atrativo da época é a colheita das uvas nas vinícolas. Bons destinos para curtir a festa são Portugal, França e a Itália — em algumas cidades é até possível participar da tradicional pisa das uvas, um passo fundamental onde se amassam as frutas com os pés para extrair o suco que se tornará um dos melhores vinhos do mundo.

No comecinho do mês acontece, em Munique, a Oktoberfest. O gigantesco festival da cerveja começa no final de setembro e se estende até o início de outubro com shows, apresentações, paradas, atrações temáticas, festas culturais e, claro, muitos rótulos de cerveja para bebedor nenhum colocar defeito. A dica é se organizar com antecedência, já que a festa atrai turistas do mundo inteiro.

É bom evitar: o tempo já está esfriando, então é melhor ficar longe das praias, que já estão com a água muito gelada para mergulho.

No Oriente Médio, o clima não está mais tão quente e pode ser uma boa oportunidade para conhecer Dubai, Istambul, Petra (na Jordânia, é uma das sete maravilhas do mundo), Jerusalém, Abu Dhabi, Tel-Aviv e Doha. Dubai, um dos destaques da região, é conhecida pelas lojas de luxo, construções moderníssimas (o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, fica por lá), mesquitas de tirar o fôlego e museus com achados arqueológicos.

Vista aérea de Dubai
Outubro é um mês agradável para visitar Dubai

Já na Ásia, está terminando a época de monções no sudeste do continente e, principalmente no final do mês, os turistas já começam a aparecer. Com organização e antecedência, outubro é uma boa época para visitar a China e a Índia. Na primeira semana do mês acontece o Dia Nacional da China ou Golden Week, que conta com sete dias de festas para comemorar a fundação da república. Já na Índia, em uma data móvel geralmente no começo de outubro, acontece o Diwali, o Ano Novo hindu, também conhecido como Festival das Luzes, onde se comemora a vitória do bem sobre o mal com muita cor, luzes e comida.

Para quem quer calor

Na América do Sul, o clima continua bom para visitar quase todos os países do continente. Um destaque vai para a Patagônia que, já oficialmente fora do inverno, conta com temperaturas mais amenas para visitar as geleiras e fazer os passeios pela região. Outra boa experiência é conhecer a Península Valdez, na Argentina: é época de baleias! É nessa época que as baleias franca astral e as orcas passam pelo sul do continente oferecendo um lindo espetáculo aos turistas.

O tempo também está favorável para quem quer fazer safáris na África, mas já pode começar a chover, principalmente no final do mês.

VEJA OS OUTROS MESES DO ANO

JANEIRO   FEVEREIRO   MARÇO    ABRIL    MAIO    JUNHO

JULHO    AGOSTO    SETEMBRO    NOVEMBRO   DEZEMBRO

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$179