Para onde viajar em setembro

Ainda não sabe para onde viajar em setembro? Pois saiba que esse é um mês excelente para fazer uma viagem. Terminadas oficialmente as férias do hemisfério norte, começa a baixa temporada, as temperaturas são mais simpáticas e os preços também. É preciso prestar atenção apenas no feriado de 7 de setembro, que pode ser ótimo para viagens curtas ou emendar com as férias, mas os preços costumam subir um pouco aqui no Brasil.

Para onde viajar em setembro no Brasil

Mais um ponto positivo para o mês de setembro é que praticamente todos os lugares do Brasil estão com tempo bom para visitas e preços mais baixos para não assustar o turista. Não deixe de conhecer as chapadas (Diamantina, Mesas, Veadeiros e dos Guimarães), que estão no final do período de seca e, portanto, com o clima ideal para passeios.

Um destino essencial nesta época é Alter do Chão, no Pará. A aldeia de pescadores em Santarém é conhecida como o Caribe Amazônico pelas águas doces, morninhas e azul-turquesa. As praias só se formam entre agosto e novembro, quando o nível do rio Tapajós abaixa e deixa surgir uma faixa de areia.

Não deixe de visitar a Ilha do Amor; ver a região de cima na Serra da Piraoca; avistar jacarés, iguanas, botos, piranhas e outros animais típicos no Canal do Jari; fazer um passeio pela Floresta Nacional do Tapajós; conhecer o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas e a Floresta Encantada.

Ainda no ecoturismo, setembro é uma boa época para conhecer o Jalapão, em Tocantins. A região protegida de cerrado no norte do estado tem como centro a cidade de Mateiros, base para quem pretende conhecer a região, e precisa de um carro 4×4 para ser desbravada.

O ideal é contratar um guia turístico para navegar pelo Parque Nacional sem surpresas. Não deixe de conhecer as Dunas do Jalapão, Prainha do Rio Novo, Cachoeira da Velha, Cachoeira do Formiga e o Fervedouro Da Ceiça e para quem gosta de aventura, vale subir a Serra do Espírito Santo para assistir o nascer do sol, que fica ainda mais bonito nesta época.

Em setembro, o Jalapão fica ainda melhor!

Na cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, além de conhecer um pouco da história colonial do país e aprender mais sobre a obra do escultor Aleijadinho, o turista que escolhe o mês de setembro é recebido com festa. É época de festivais: ou está acontecendo o Festival de Gastronomia e Cultura, ou Festival de Artes Vertentes, ou o Quatro Estações Festival, oferecendo muito entretenimento a quem visita a região.

Mais para o sul, em Holambra, São Paulo, acontece a ExpoFlora. A cidade, de influência holandesa, é conhecida pelo cultivo de flores e, em setembro, recebe a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Há uma mostra de paisagismo e jardinagem, danças típicas e a famosa parada das flores, com carros alegóricos e até uma chuva de pétalas de flores.

Para onde viajar em setembro no exterior

Para curtir o frio

Já não faz tanto frio nesta época do ano no hemisfério sul, mas as temperaturas começam a cair na parte norte do globo. Na América do Sul, setembro é um bom mês para visitar quase todos os países, principalmente o combo PeruBolívia. Além das belezas naturais dos países, as aulas de história em tempo real e imersão na cultura andina, alguns dos melhores restaurantes do mundo estão na região.

Ainda é temporada de furacões no Caribe, com muita chuva e ventos fortes, então é melhor evitar a região. Mas alguns países fora da rota, como Barbados, Aruba e Curaçao, são boas opções para aproveitar a baixa temporada e sem se preocupar com as forças da natureza.

Na África, é um ótimo mês para avistar os animais em safáris. É em setembro que acontecem as migrações em Botsuana, por exemplo, e pode ser mais fácil encontrar os grandes mamíferos viajando atrás de pastagens mais agradáveis. Já no sul do continente, já parou de chover em Cape Town e os passeios para visualizar as baleias estão no auge, completando o contato com alguns dos maiores animais do planeta.

Ainda chove um pouco no sudeste asiático, mas uma boa opção é conhecer a Indonésia, que está em período de seca até novembro. Não deixe de conhecer Jacarta, a capital cheia de extremos do arquipélago; Bali, com suas praias paradisíacas de água cristalina; e Sumatra, cercada por vulcões e coberta por uma floresta tropical rica em vida selvagem — para os surfistas, as Ilhas Mentawaii são consideradas um dos melhores lugares do mundo para praticar o esporte.

Para curtir o calor

Com o fim das férias e o clima ainda quente, setembro é um ótimo mês para visitar os Estados Unidos e a Europa, principalmente para o turista fã de vinhos. Na América, é uma boa época para visitar os vinhedos de Napa Valley, que estão cheios de uvas. Do outro lado do oceano, também é interessante visitar as vinícolas do sul da França, produtoras de algumas das melhores bebidas do mundo.

Setembro é um ótimo mês para visitar as vinícolas no hemisfério norte

Ainda nos Estados Unidos, o tempo só não está bom na Flórida que, como o Caribe, passa pela temporada de furacões. Mais para o norte, as árvores já estão mudando de cor para alcançar o amarelado típico do outono e em Nova York acontece a Broadway Week, com ingressos mais baratos para assistir os musicais famosos.

No Canadá, o tempo vai esfriando, mas nada que possa estragar a viagem. O destaque vai para banhada pelo mar de um lado e cercada de montanhas pelo outro. Não deixe de conhecer a English Bay Beach, a Kitsilano Beach, o Queen Elizabeth Park e se aventurar no Vancouver Lookout, um observatório a 168 metros de altura com vista panorâmica para a cidade.

Já na Europa, principalmente mais para o fim do mês, uma boa opção é conhecer Munique, lar da famosa Oktoberfest, a festa alemã da cerveja. Apesar do nome, o festival costuma começar no final de setembro e se estende até o começo de outubro .

Viajantes que pretendem visitar a cidade durante a época precisam se organizar com antecedência: os preços sobem e fica difícil encontrar hospedagem em cima da hora. Outros pontos turísticos interessantes na cidade são o Englischer Garten, Hofbäuhaus (uma das cervejarias mais tradicionais), o museu da BMW e o centro histórico da cidade.

Oktoberfest em Munique

VEJA OS OUTROS MESES DO ANO

JANEIRO   FEVEREIRO   MARÇO    ABRIL    MAIO    JUNHO

JULHO    AGOSTO    OUTUBRO    NOVEMBRO   DEZEMBRO

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$179