Eu não estava achando nada de surpreendente nas praias da Tailândia, nada muito diferente do que temos no Brasil. Até chegar na Phranang Cave Beach, em Railay, e me deparar com uma caverna na praia cheia de pintos. Isso mesmo. Pirocas.
Achei tão interessante e diferente, mas ali não havia nada que explicasse as razões. Antes de chegar na praia, havia uma placa contando um pouco sobre a história do lugar, mas não havia menção nenhuma à caverna ou àquele monte de pintos.
Apenas contava uma lenda de que que há muito tempo atrás, havia linda princesa vivendo por ali. Por ser muito bonita, ela era cortejada por muitos homens, mas se recusava a dar bola para qualquer um deles. Um dia, um homem de uma praia vizinha a pediu em casamento e ela recusou. Quando o homem tentou levá-la embora à força, um homem de outra ilha apareceu e ajudou a princesa. Como forma de agradecimento, a princesa decidiu casar com o seu herói.
No dia do casamento, um grupo de homens invejosos apareceram para uma briga com o noivo. A briga foi tão violenta que um eremita teve que aparecer e fazer uma mágica para transformar a cena em rochas. A princesa se tornou a caverna dessa praia praia dos pintos, Phranang Cave, e os homens se tornaram rochas em praias vizinhas.
Tá. Mas e os pintos nessa história?
Phranang Cave Beach
Conversei com uma local que diz não saber como tudo começou, mas o símbolo do pênis representa a deusa hindu Shiva, que tem como nome ‘completo’ Shiva Linga (linga refere-se à genitália masculina. O pinto).
Na verdade dei uma pesquisada no google e vi que tudo isso se originou na Índia e foi trazido para a Tailândia centenas de anos atrás. Uma superstição que os tailandeses levam super a sério.
O símbolo da Shiva, o pinto, pode significar fertilidade mas também para dar sorte. Pescadores por exemplo, antes de saírem ao mar, fazem suas orações à Shiva pedindo sorte e que tudo ocorra bem.
Dizem que é super comum ver na Tailândia um amuleto de pinto pendurado numa loja de conveniência, restaurante ou até sendo vendido na rua. Eu ainda não encontrei em nenhum desses estabelecimentos. Mas chegar na praia e dar de cara com uma caverna cheia deles foi uma grande surpresa.
Veja aqui onde eu me hospedei em Railay e outros lugares da Tailândia
Veja todos os meus posts sobre a Tailândia
Onde ficar e se hospedar na Tailândia
Meu roteiro na Tailândia e o que eu faria diferente
Bangkok: o que fazer e o que é dispensável
As comidas da Tailândia: o que comer e não passar mal
Asean pass da Air Asia: como usar e suas vantagens
Pai é o meu lugar preferido na Tailândia
O problema dos cachorros em Koh Lanta na Tailândia
Railay Beach na Tailândia: vale a pena
Maya Bay na Tailândia: a realidade por trás de #paraiso
Phranang Cave Beach: a praia dos pintos
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)
SEGURO VIAGEM
todos com desconto CHIP DE CELULAR
internet ilimitadaHOTÉIS
hostels, pousadas PASSAGENS AÉREAS
em até 10xALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12xAIRBNB
ganhe R$100