África do Sul: meu roteiro e uma sugestão de roteiro de 15 dias

África do Sul: meu roteiro e uma sugestão de roteiro de 15 dias

Foram vinte e cinco dias pela África do Sul. Deu tempo de ver tudo? Não deu. Como disse uma amiga minha, a impressão que eu tenho é que a África do Sul é infinita.

Pra você não se perder, aqui vai o meu roteiro bonitinho:

Joanesburgo – 2 dias inteiros

Kruger – 2 dias inteiros

Blue Train –  1 dia e meio

Cape Town – 7 dias

Winelands – 2 dias

Road trip pela costa + Garden Route – 9 dias

roteiro áfrica do Sul Amanda Viaja
Fui de Joanesburgo ao Kruger de avião. Do Kruger para Cape Town de trem. De Cape Town pela Garden Route até Porto Elizabeth de carro. De Porto Elizabeth para Joanesburgo de avião

Joanesburgo (2 dias inteiros)

É por lá que chega a maioria dos voos para a África do Sul. Muita gente pula Joanesburgo, mas eu achei importante ter ficado esses dois dias lá para conhecer melhor a história do país. Mais tempo do que isso pode ser demais. Dois dias foram ideais. De lá peguei um voo para Mpumalanga – Kruger

Veja aqui os posts sobre Joanesburgo.

Joanesburgo Africa do Sul Amanda Viaja

Kruger (2 dias inteiros)

A experiência do safári é tão, mas tão legal, que eu gostaria de ter passado mais dois dias, inclusive para aproveitar melhor o lodge que eu estava me hospedando. Eu fiz 4 safáris no total (o recomendado para ver todos os animais), mas como foram dois por dia, ficou um pouco cansativo. Mais dois dias só para curtir o lodge seria o ideal.

De lá peguei um voo para Joanesburgo e um traslado para Pretoria para no dia seguinte partir de Blue Train para Cape Town.

Veja aqui os posts sobre o Kruger.

Safári Africa do Sul Amanda Viaja

Blue Train (1 dia e meio)

É uma maneira diferente de chegar a Cape Town. Claro que mais demorado do que de avião, mas uma experiência diferente.

Veja aqui o post sobre o Blue Train.

blue train africa do sul amanda viaja

Cape Town (9 dias)

Ok, dá para você ver Cape Town por menos tempo que isso. Mas Cape Town é um lugar que nunca vai parar de ter coisa para você fazer. Se for só para você turistar, você pode fazer em cinco dias rapidão, ou uma semana. Mas se ficar mais, você não vai se arrepender.

Veja aqui o post sobre Cape Town.

cape town africa do sul amanda viaja

Winelands (2 dias)

Eu reservei dois dias para explorar a região das Winelands que inclui Stellenbosch, Franschoek e Paarl. Você pode nem ser tão fã de vinhos assim, mas essa região tem uma paisagem deslumbrante (também), além de ser uma boa fuga do agito de Cape Town. Vale a pena para relaxar, tomar um vinho e apreciar a paisagem.

cape town africa do sul amanda viaja

Road trip pela costa + Garden Route (9 dias)

Se você quiser ver só a Garden Route, consegue fazem em cinco dias com calma. Mas vou te dizer que nove dias não foram suficientes para ver tudo o que eu queria ver. África do Sul é assim: quanto mais tempo, melhor.

Veja aqui o post sobre a Garden Route.

garden route africa do sul amanda viaja

Algumas dicas e considerações:

  • Eu levei dólares e troquei facilmente por lá. A cotação estava 1 dólar = 11 ou 12 rands. E 1 real = 4 rands.
  • Considere que a África do Sul tem as estações do ano como no Brasil. Porém, o inverno é mais chuvoso em Cape Town e Garden Route além de ventar muito. Para fazer o safári, tudo bem ir no inverno.
  • Eu me senti mais segura na África do Sul do que no Brasil. Parece que eles estão um passo à frente do nosso na questão de desenvolvimento e segurança. Mas é bom não dar sorte para o azar e sempre ficar atento.
  • Não se esqueça de que você precisa da carteira de vacinação internacional para entrar no país.
  • Para dirigir, basta a carteira de habilitação brasileira.

garden route africa do sul amanda viaja

Sugestão de roteiro de 15 dias pela África do Sul

Como eu percebi que muitas pessoas viajam para a África do Sul com duas semanas de viagem, achei legal sugerir um roteiro de 15 dias com o essencial e com o que é legal

Joanesburgo (1 dia)

Um dia corridão para conhecer a história da África do Sul. Vá para o Constitution Hill, Apartheid Museum e Soweto. Veja aqui o post sobre Joanesburgo.

Kruger (2 dias inteiros)

O ideal é você fazer 4 safaris (2 por dia – um pela manhã e outro pela tarde) para aumentar sua chance de ver os animais. Por isso você precisa de dois dias inteiros.

Cape Town (4 dias)

Cape Town merece uma vida. Mas já que o tempo está curto, faça o essencial de Cape Town nesses quatro dias.

Winelands (1 dias)

Reserve um dia para visitar a vinícola Spice Route. Fica a 40 minutos do centro de Cape Town e é uma vinícola bem completa. Paisagem linda, tem restaurantes para você almoçar e, além da degustação de vinhos, tem degustação de chocolate e cerveja.

Garden Route (4 dias)

Se eu puder selecionar 3 lugares na Garden Route para você ficar com calma são: Buffalo Bay, Plettemberg Bay e Tsitsikama/Storms River.

Trânsito (3 dias)

Considere que você terá uns 4 dias só para transitar de um lugar para o outro. De Joanesburgo para o Kruger. Do Kruger para Cape Town. De Porto Elizabeth para Joanesburgo. E vamos adicionar mais um dia de trânsito porque os horários de seu voo podem não ser tão bom.

cape town africa do sul amanda viaja

Acompanhe essa viagem através do Instagram em #AmandaViajaAfricadoSul

Africa do Sul Amanda Viaja

4 Comments

  1. olá amanda, tudo bem?
    estou pesquisando minha viagem, mas estou achando muito caro hospedagem dentro do Kruger (vou bem no fim do ano, que fica ainda mais caro). sabe se tem alguma opção de hospedagem que seja fora do parque um pouco mais em conta?

    obrigada e amei seu blog

  2. thiago kimio kurashima

    Amanda, Parabéns pelo site e pela coluna no Estadão que eu sempre leio….. O seu roteiro sobre o México também está excelente e eu iria me basear nele para viajar agora em Novembro. Infelizmente em virtude dos terremotos em território mexicano eu precisarei mudar os meus planos….
    Você recomendaria o mês de novembro para viajar para a Africa do Sul?
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*