Roteiro de 15 dias pelo México: o que fazer

Que surpresa esse México! Eu já sabia que ali havia uma cultura forte, mas não imaginava que veria tantos lugares deslumbrantes. Essa viagem foi uma jornada incrível num roteiro de 15 dias pelo México saindo da Cidade do México (que é uma grande cidade), passando pelas cidades históricas apaixonantes (minha parte preferida da viagem) e terminando no Caribe mexicano.

Fiz praticamente todo o percurso de ônibus, através da empresa ADO, a mais confiável do México. Apenas o trecho San Cristóbal de las Casas ao Caribe que decidi de última hora pegar um avião por ser mais seguro e menos cansativo. Muitos guias pela internet recomendam fazer as viagens de ônibus durante o dia e foi isso que tentei fazer o tempo todo. Mas o trecho Oaxaca a San Cristóbal foi tão perigoso na estrada (uma montanha com o ônibus correndo à beira do precipício) que eu e minhas amigas decidimos tomar um avião no próximo trecho.

Tudo pareceu mais seguro do que se ouve por aí durante os meus dias pelo México. E mesmo estando com mais duas mulheres não nos sentimos ameaçadas. As pessoas são amáveis e gentis. A comida é gostosa (mas quando você enjoa consegue encontrar outras comidas também). Além disso, na maior parte do tempo o turismo pareceu muito organizado no país. Eles estão dispostos a investir nisso, zelar pela segurança e se organizarem para que possamos ter uma viagem bacana.

Dá uma olhada por onde passei e veja quantos dias pelo México funciona melhor pra você.

dias pelo méxico amanda viaja

O que fazer no México: roteiro de 15 dias

Cidade do México (4 dias)

Quatro dias foram suficientes para a cidade do México, mas se eu pudesse, teria ficado até mais tempo. Parece que tem tanta coisa para ver e fazer na cidade além do circuito turístico… Eu adoro grandes cidades, principalmente para vagar meio sem compromisso. Gosto de pegar um bairro e andar. Felizmente me hospedei no La Roma que é uma bairro bacanérrimo e que também fica ao lado de outro bairro legal, o Condesa. Dá para se apaixonar pela Cidade do México só nesse pedaço.

Foram três dias rodando a cidade e um dia indo para as Teotihuacán ver as famosas pirâmides.

Amanda Noventa em frente a parede de prédio histórico na Cidade do México.
Clique na foto para conferir passeios na Cidade do México!
Veja opções de hospedagem na Cidade do México

Puebla (1 dia inteiro)

A cidadezinha fica a duas horas da Cidade do México de ônibus e é uma delícia. Cheguei à noite e fui embora no outro dia à noite. A princípio iríamos direto para Oaxaca, mas li antes sobre a cidade e me interessei. É a cidade com maior influência espanhola do México! Deliciosa de andar e com uma arquitetura que lembra Cartagena, só que a cidade tem um clima melhor: quase nada turística para os gringos, nada lotada, não é calorenta e nem tem turistas ambulantes te infernizando. Como a cidade ficava na metade do caminho para Oaxaca, não tive que desviar minha rota para conhecê-la.

Rua cercada por prédios antigos de fachadas coloridas em Puebla, no México.
Clique na foto para conferir passeios em Puebla!
Veja opções de hospedagem em Puebla

Oaxaca (2 dias inteiros)

Dois dias foram suficientes para conhecer Oaxaca. Achei que precisaria de mais pois havia muitos pontos para conhecer, mas o fato de contratar um tour para ir a esses lugares facilitou a vida em Oaxaca. Poderia até passar mais um dia apenas descansando pela cidade, mas ela não é tão encantadora quanto Puebla ou o meu próximo destino, San Cristóbal de las Casas.

Amanda Noventa em pé na borda da piscina, com paisagem típica de Oaxaca, no México, ao fudo.
Clique na foto para conferir passeios em Oaxaca!
Veja opções de hospedagem em Oaxaca

San Cristóbal de las Casas (3 dias inteiros)

Esqueça o tempo que você reservou para San Cristóbal – você vai querer ficar mais. A cidade é encantadora e conquista todo mundo. Tem um clima tão bacana que faz com que você não queira mais ir embora. Imagine o clima de Cusco no Peru misturado às casas coloniais de Cartagena. Lá me lembrou isso. Mais agradável do que Cartagena (menos turística, menos calor, pessoas mais legais e mais barata), é uma cidade imperdível se você estiver viajando e passando dias pelo México.

Amanda Noventa sentada em frente a um prédio antigo da cidade de San Cristóbal de las Casas, no México.
Clique na foto para conferir passeios em San Cristóbal de las Casas!
Veja opções de hospedagem em San Cristóbal de las Casas

Tulum (3 dias)

Anos atrás, quando passei uma semana em Cancun, fui apenas um dia a Tulum para conhecer as ruínas mayas. Elas me encantaram tanto que prometi a mim mesma que voltaria um dia só para ficar em Tulum. E tem tanta coisa em volta da cidade para fazer! Além das praias e ruínas, tem os cenotes que são uma das coisas mais fabulosas da Terra! Sem coisa para fazer você não fica em Tulum. Mas prepare o bolso porque essa é a parte mais cara da viagem! Passei três dias lá.

Orla de praia em Tulum.
Clique na foto para conferir passeios em Tulum!
Veja opções de hospedagem em Tulum

Algumas dicas e considerações sobre o México

  • Compensa levar peso mexicano do Brasil se você encontrar em torno de 4,10 – 4,15. É possível trocar no aeroporto da Cidade do México. Lá encontramos pelo mesmo valor que trocamos no Brasil. A maioria dos lugares não aceita dólares;
  • O México é um país muito machista. Se você for mulher, cuidado com as roupas ao se vestir. É ridículo ter que fazer isso, mas infelizmente ainda temos que pensar em como nos protegermos;
  • A maioria dos hostels tem banheiro misto: homem e mulher. Fique atento ao fazer sua reserva;
  • O clima das cidades que passei era diferente. Fui em março e encontrei a Cidade do México com momentos de calor e momentos de friozinho (vale a pena levar um casaco leve). Em Puebla e Oaxaca fazia um calor agradável e seco. Em San Cristóbal um calor agradável durante o dia e friozinho à noite. Na Riviera Maya fazia um calor insuportável.

Vaja abaixo dicas completas sobre cada cidade que visitei no México

Viajando sozinha pelo México

Quanto custa viajar para o México

O que fazer na Cidade do México em 1, 2 ou 3 dias

Onde ficar na Cidade do México

Onde comer na Cidade do México

Como é morar na Cidade do México

O que fazer em Cancun

Onde ficar em Cancun: os 20 melhores resorts e hostels

Onde ficar em Tulum: 24 hoteis e hostels

O que fazer em Tulum

O que fazer em Puebla

O que fazer em Oaxaca

Onde ficar em Oaxaca

Onde ficar em San Cristóbal de las Casas

O que fazer em San Cristóbal de las Casas