rua de São João del Rei

O que fazer em São João Del Rei: todas as dicas e melhores atrações

São João Del Rei foi construída e povoada na mesma época que Tiradentes, durante o ciclo do ouro (séc. XVIII), e foi uma das cidades mais ricas de Minas Gerais. Os traços coloniais permanecem até hoje no centro histórico que foi descaracterizado com o crescimento urbano, mas que mesmo assim merece a visita.

A cidade é grande, porém em poucas horas, e a pé, é possível percorrer as principais atrações sem precisar estar hospedado lá. Se preferir se alojar em São João você pode encontrar preços mais baixos do que em Tiradentes, mas a estrutura turística do povoado vizinho é muito melhor. Meu conselho: fique em um hotel em Tiradentes e visite São João Del Rei em uma manhã ou tarde de sábado. 

Veja agora todas as dicas, clicando nos links abaixo 🙂

Onde ficar: pousadas em São João del Rei

Caso prefira ficar hospedado em São João del Rei, a cidade conta com ótimas opções também. Dá uma olhada!

  • Pousada Beco do BispoCom uma localização privilegiada para quem visita a cidade, a pousada Beco do Bispo dispõe de uma piscina ao ar livre, lareira e acesso gratuito à internet sem fio (wi-fi). As acomodações possuem ar-condicionado, frigobar e televisão.
  • Pousada RotundaAvaliada no Booking com nota 9,2 a pousada está situada a apenas 600 metros da Estação Ferroviária de Tiradentes e muito próxima dos principais pontos de interesse da cidade. A pousada oferece piscina, sauna e salão de jogos, nos quartos, frigobar, televisão e ar-condicionado. O wi-fi e o estacionamento são gratuitos. Não deixe de ver a maria-fumaça virando na rotunda que fica na frente do hotel, é só subir na cobertura onde está a piscina.
Área externa da pousada Rotunda, em São João del Rei, Minas Gerais
Pousada Rotunda em São João del Rei
Outros hotéis em São João del Rei

Como chegar em São João del Rei

De carro

  • Saindo de Belo Horizonte: são 188 km. Saia pela BR 040, em direção ao Rio de Janeiro. Depois de passar por Congonhas, pegue a BR 383. Siga as placas para chegar na cidade.
  • Saindo de Ouro Preto: são 155 km. Saia pela MG 129 em direção à BR 040 (direção para o Rio de Janeiro). Pegue a BR 383. Siga as placas para chegar na cidade.

O trajeto mais interessante vindo de BH ou de Ouro Preto, inclui um desvio de 7 km para ver os profetas de Aleijadinho em Congonhas. Nesse caso, ao chegar à BR 040 vire à direita até Congonhas. Reserve 1 hora para a visita.

  • Saindo do Rio de Janeiro: São 336 km. Saia pela BR 040 (Rio-Petrópolis). Depois de passar por Juiz de Fora e contornar Barbacena, saia pela BR 265, com direção a São João Del Rei e Lavras. Siga até São João.
  • Saindo de São Paulo: São 471 km. Saia pela BR 381 (em São Paulo conhecida como Fernão Dias). No km 688, pegue a BR 265, com direção a Lavras. Siga até São João Del Rei.
Alugue um carro para sua viagem

De ônibus

  • De Belo Horizonte, em 3 horas e meia de viagem com a Viação Sandra.
  • De Ouro Preto, em 3h45 de estrada, com a Viação Útil
  • Do Rio de Janeiro, é a Viação Paraibuna e a viagem dura em média 5 horas.
  • Em São Paulo, saindo do Terminal Rodoviário do Tietê a Viação Útil faz o trajeto em cerca de 9 horas de viagem.

Conjunto histórico de São João del Rei

Passeio de maria-fumaça

Se você está hospedado em Tiradentes, o passeio de maria-fumaça é garantido, e a Estação São João Del Rei, construída no século XIX, vale a visita. A rota da maria-fumaça foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II e passa pela região chamada Campo das Vertentes. O passeio de 12 quilômetros dura cerca de 45 minutos e durante a viagem é possível avistar a Serra de São José e o Rio das Mortes. 

O passeio só está disponível aos finais de semana e costuma lotar, mesmo assim é uma delícia. Compre a passagem com antecedência (na véspera) nas estações de Tiradentes ou de São João Del Rei. Como não há lugar marcado, chegue mais cedo na plataforma para garantir um bom assento – no sentido Tiradentes-São João, sente do lado direito do trem, no sentido contrário sente do lado esquerdo para ter a melhor vista. Para maiores informações, valores e horários, visite o site da companhia ferroviária.

Maria-fumaça em São João del Rei

São João del Rei: o que fazer em 1 dia

Em um dia você consegue ver os principais pontos turísticos de São João del Rei. Para te ajudar a chegar lá e não ficar perdido, separei os principais lugares para visitar na da cidade.

  • Museu Ferroviário: para quem chega de maria-fumaça, comece o passeio pelo museu que fica na própria estação. O acervo reúne relíquias da Estrada de Ferro Oeste de Minas, incluindo sua primeira locomotiva, de 1880. 
  • Igreja São Francisco de Assis: foi construída no final do século XVIII a partir de desenhos de Aleijadinho. O jardim da igreja é super bonito, cheio de palmeiras, bom pra dar uma descansadinha antes de caminhar pelas ruas do centro histórico.
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário: porta de entrada para o centro histórico da cidade.
  • Catedral Nossa Senhora do Pilar: a construção da capela da padroeira da cidade foi iniciada por volta de 1721. A igreja é suntuosa, o altar é super ornamentado.
  • Rua Getúlio Vargas: a melhor e principal rota para as principais igrejas e para admirar os casarões e construções históricas da cidade, como o Solar dos Neves, antiga residência da família de Tancredo Neves ou o edifício onde funciona o Museu de Arte Sacra de São João Del Rei.
  • Igreja Nossa Senhora dos Mercês: fica no alto do bairro, e você tem uma vista legal da cidade. 
  • Memorial Tancredo Neves: para saber mais sobre a vida do político e de sua família, uma das mais ricas e famosas da cidade.
Prédio onde fica o museu regional de São João del Rei, em Minas Gerais
Museu Regional de São João del Rei

Onde comer em São João del Rei

Um casarão colonial com vista privilegiada para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo abriga o restaurante Taberna d’Omar, de cozinha regional e cervejas artesanais. Se você quer dar um tempo das iguarias mineiras, outras opções como risotos, sanduíches e massas figuram no cardápio sazonal e caprichado. É eleito por muitos como o melhor restaurante da cidade.

Interior do restaurante Taberna em São João del Rei
Restaurante Taberna d’Omar

Perto da Igreja de São Francisco de Assis, o Restaurante Dedo de Moça tem cardápio variado, os quitutes regionais são as estrelas, mas há opções para todas as vontades, os pratos são muito bem servidos.

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM todos com desconto CHIP DE CELULAR internet ilimitadaHOTÉIS hostels, pousadasAIRBNB ganhe R$179