Viagem de última hora à Argentina

Viagem de última hora à Argentina

Minha amiga me ligou numa quarta-feira à meia noite dizendo: “Vou para a Argentina nesse fim de semana e você vai comigo”.

O esquema era o seguinte: a irmã dela mora nos arredores de Buenos Aires com o marido, que tem uma estância deliciosa onde poderíamos andar a cavalo, tomar vinho, comer churrasco argentino, tomar vinho, assistir jogos de polo e tomar vinho. Ah, e comer empanadas.

Eu, que nunca tinha ido à Argentina, achei uma proposta irrecusável.

Fui atrás das passagens na quinta-feira para embarcar na sexta. Assim, de última hora e sem planejar nada. E errado ou não, esse é o tipo de coisa que eu faço sem pesar a consciência. Esses dias me perguntaram como eu me planejava para as viagens e me senti mal porque não sou um bom exemplo para planejamento.

Bom, mas o que eu quero contar com essa história é que, mesmo de última hora e sem planos, a viagem foi perfeita. Ou melhor, foi perfeita justamente porque não havia planos. Aliás, essa é umas das vantagens de viajar de última de hora:

…não permite que você crie expectativas. E você sabe, quanto menor for a sua expectativa, maior a chance de gostar do que vem pela frente. Na minha viagem, não aconteceu nada de extraordinário, fora do normal. Mas a viagem foi ótima! Cada vez que me lembro dou um sorriso pensando nos ótimos momentos.

…não permite que você pesquise antes sobre o lugar. Portanto, tudo será surpresa! Eu nunca tinha ido à Argentina e já cheguei me surpreendendo com o belo aeroporto de Buenos Aires. E depois, na Estância La Candelária, um lugar maravilhoso, onde havia um castelo! Imagina você ficar hospedada num castelo de verdade na Argentina que um dia pertenceu à uma família francesa?! Foi muita surpresa. Sem contar os cavalos, os labradores que nos acompanhavam o tempo todo, um campo de polo onde à noite pudemos observar um dos céus mais estrelados que já vi, o passeio de bicicleta pelo campo, entre outras coisas.

…não permite que você faça planos. Sabe aquela história de “vontade de pegar um avião para algum lugar sem nem pensar e ver o que acontece”? Então, a viagem de última hora te dá essa sensação… libertadora.

…ajuda você a se conectar ainda mais com a sua companhia. Minha amiga e eu nunca havíamos viajado juntas. E o fato de estarmos as duas com frio na barriga por termos decidido tudo de última hora e sem planos fez com que nos conectássemos ainda mais para encarar as situações inesperadas, boas ou ruins. E hoje ainda temos uma boa história para lembrar e contar.

…permite que você conheça pessoas e tenha experiências novas que não estavam nos seus planos. Quando me vi sentada  numa grande mesa cheia de argentinos, comendo empanadas, churrasco e tomando vinho num dia de sol maravilhoso, a única coisa que consegui pensar foi: “Ainda bem que eu vim!”.

…faz com que você volte renovado à rotina. Eu poderia ter passado o fim de semana em casa, sem fazer nada, ou ter ido a um parque lotado de São Paulo. Mas fiz algo completamente diferente da minha rotina, me deixando mais feliz e satisfeita por ter aproveitado o meu tempo da melhor forma possível.

…permite que você volte para casa com a mala carregada de vinhos. Afinal, roupas pra que? Quando você vai pra Argentina, já sabe que tem que levar menos roupas do que o habitual para deixar lugar para as garrafas de vinho que, no meu caso, vieram enroladas em toalhas, roupas, sapatos…

Olha o castelo lá atrás!
Olha o castelo lá atrás!

viagem-argentina-1

E a viagem nem foi tão cara assim. Mesmo tendo comprado a passagem um dia antes de embarcar, paguei o preço regular de Buenos Aires. E como fiquei hospedada na casa de conhecidos, não precisei gastar com hospedagem.

Mas independente de preços, esse tipo de viagem é marcada pela ousadia. Daquele momento no qual você pensa “mas por quê não?”. E entre fazer o que é certo ou errado, prefiro escolher o que vai me deixar feliz e me tirar da minha zona de conforto.

2 Comments

  1. Camila ramos

    Amanda, eu amo seu blog. Mas esse post, leio e releio sem cansar! Pretendo achar um castelo assim pra pagar pela hospedagem algum dia em algum lugar. Se souber algum pra indicar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*