Viajar sozinha para o Deserto do Atacama: é seguro?

Eu percebi que gosto de viajar sozinha principalmente para dois tipos de lugares: cidades ou aventura. E no caso do Deserto do Atacama, foi uma ótima escolha de aventura.

Nessas viagens eu não me incomodo em ir sozinha porque fico ocupada o tempo todo. Tem sempre tanta coisa para fazer que não dá tempo de mimimi solitário. Esse é o caso do Atacama. Tem coisa para fazer o tempo to-do. Todo dia tem um lugar novo para explorar e, na maioria dos lugares, você só consegue entrar com um guia de agência. Isso deixa a vida de quem viaja sozinho mais fácil.

Por isso, meu primeiro conselho é pra quando você chegar na cidade, sair correndo atrás de uma agência para agendar os seus passeios. A partir daí é só deixar a coisa fluir.

VIAJAR SOZINHA PARA O DESERTO DO ATACAMA

Uma surpresa: no Atacama tem MUITO brasileiro. Muito mesmo. Não me lembro de ter visto tantos em outro lugar. Parece meio chato a princípio você fazer uma viagem internacional, chegar lá e parecer que está no Brasil. Mas tem como você transformar isso numa coisa muito legal. Eu conheci vários brasileiros gente finíssimas no meu hostel (Campo Base, que fecha em junho/2016) e vários outros nos passeios que eu fiz (contratei os passeios na agência Ayllu Atacama, que é especializada em brasileiros além de fazer os tour mais legais). Fiz muitos amigos e não fiquei sozinha um só minuto.

Conheci muitos chilenos legais também. É muito fácil fazer amizade com os que trabalham lá se você estiver aberta a isso. Tem muita gente jovem, galera que viaja bastante e que sabe como a dinâmica de uma viagem funciona.

Todas as noites tinha alguém para jantar comigo, dar uma volta pela cidade e bater um papo no hostel. Foi uma viagem bem cheia de coisa e pessoas.

viajar sozinha para o deserto do atacama
A foto não é das melhores, mas ela representa um dos jantares que eu tive por lá e olha quanta gente!

Viajar sozinha ou sozinho para o deserto do Atacama é seguro?

Na hora de pensar em viajar sozinha para o deserto do Atacama a primeira coisa que a gente se pergunta é sobre a segurança. Mas San Pedro do Atacama é muito seguro. As pessoas andam pela cidade durante a noite tranquilamente. Pode parecer assustador a princípio quando você vê aquele monte de ruazinhas de terra com casas de barro. Eu cheguei às 22h30 e dei de cara com isso tudo na escuridão. Mas foi super seguro. É super seguro. Mesmo porque a cidade é turística e assim você não está num lugar abandonado.

viajar sozinha para o deserto do atacama

Noite no Atacama: festas e baladas

No Atacama isso não existe. O que eu encontrei de mais animado lá foi um restaurante chamado Barros, com música e lotado. Tinha até filinha para entrar.

Até 2015 acontecia uma festa no deserto que já era proibida pela polícia. Havia música, bebida e muita gente (dizem que era em torno de 400 pessoas). Até que um cara desapareceu numa festa dessas e ele era irmão de um policial. Assim, as festas ficaram mais proibidas ainda, com a polícia sempre de olho. Mesmo que elas ainda aconteçam, você só fica sabendo em cima da hora para que a polícia não descubra. Mas nem sempre as festas têm música, nem sempre tem muita gente e corre o risco de você chegar lá e estar desanimado. Eu quase fui em uma delas, mas fui vencida pelo cansaço.

VIAJAR SOZINHA PARA O DESERTO DO ATACAMA

A melhor escolha

Encontrei várias meninas que estavam viajando sozinhas pela primeira vez e fiquei pensando que acho que elas fizeram a melhor escolha de lugar. Eu sempre indico Buenos Aires como um lugar para ir sozinho pela primeira vez, mas acho que mudei de ideia. No Atacama é fácil, você está sempre ocupado e nunca está sozinho. Só se quiser…

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
 CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$100

22 Comments

  1. Amei! Não vejo a hora de me aventurar a viajar sozinha para o exterior! Já fui ao Rio de Janeiro sozinha, pro Rock In Rio! Apesar de ter alugado um apt com umas amigas, acabou dando ”error” no dia do show, e tive que me virar andando de ônibus de Botafogo até a Ilha da Gigóia onde fiquei na casa de uma prima! Foi incrível essa minha experiência e não vejo a hora de ir pra Buenos Aires como você já havia indicado em outro post haha ou até mesmo pro Atacama agora….
    Também não vejo a hora de te conhecer! beijos !

  2. Olá Amanda! Belo post…Adorei!!! Sabe me informar pq o Hostel Campo base fecha em julho? Verifiquei que não estão no booking…É seguro fechar direto pelo site do hostel?

  3. Oi Amanda,

    Parabens pelos textos! Uma duvida, este hostel em que se hospedou (Campo Base) parece ter aberto em novo endereço pelo que pesquisei. Por acaso você teria recomendações ou conhece alguém que ficou nele?

    Muito obrigada!

    Bjos

    • Oi Tatiana, ele iria mesmo abrir em novo endereço, mas até onde sei continua lá. De qualquer forma, acho super confiável porque o dono será o mesmo e o serviço deles é muito bom. Eles têm um outro hostel que o pessoal gosta bastante também chamado Mama Tierra, o único problema dele é que é um pouco longe. Beijo

  4. Este ano viajei sozinha para Santiago e para San Pedro Atacama, ambos locais foram maravilhosos.
    Há muitas atividades para fazermos e locais para adquirismos conhecimentos.
    Os chilenos são muito simpáticos e a viagem foi sensacional.
    No Atacama, há muitos locais excelentes para conhecer, vale a pena!

  5. Olá, Amanda! Muito bom o seu texto, estou criando coragem lara enfrentar uma viagem sozinha… pensei no Atacama ou Chapada Diamantina, o que fico com receio do Atacama é pq não falo espanhol, mas vc me animou, obrigada!

  6. Que legal ler esse post. Eu acabei de comprar minha passagem para o Chile para ir ao Atacama em junho desse ano, e sim, vou sozinha também. Já pesquisei muito e peguei muitas informações com amigas que foram. Já viajei sozinha algumas vezes para outros países, estados, e sempre deu tudo certo. Estou bem ansiosa para fazer esse passeio lindo… gostei das dicas que deu! Valeu 😉

  7. Olá Amanda!
    Estava pensando em ir ao Atacama sozinha, e achei seu post. Bom saber que outras mulheres fazem essa viagem, estava com receio.
    Quantos dias você recomenda pra essa viagem?
    Você ficou hospedada em quarto compartilhado ou individual?
    Abs,
    Thays

  8. Amanda, estou indo semana que vem e minha cabeça está dando um nó com o quesito mala rsrs, você que foi nessa época, pegou muito frio? Mesmo de dia?

    Abs,
    Carol

  9. Oi, Amanda! Adorei o post… Acabo de decidir que quero viajar sozinha pro Atacama ano que vem! Caí aqui no seu blog e a vontade só aumenta… Obrigada pelas dicas e pela inspiração! beijos <3

  10. Thiara Oliveira

    Oi Amanda, adorei seu blog, tb estou me preparando para minha primeira viagem sozinha e quero ir para o deserto do Atacama, amei suas postagens. Fiquei em duvida, você seguro de viagem? se sim como? onde? e o que vc indica.

  11. Oi, você foi direto de avião para o atacama ou você foi para Santiago e depois para o Atacama. Eu queria descer em Santiago, Passar por vina del mar e valparaíso e pegar um ônibus até o atacama. Mas queria saber se seria perigoso. obrigadaa

  12. Oie, Amanda! Também estou querendo viajar sozinha para o Atacama, mas pensei em ir com excursão pra ficar mais fácil. Minha única preocupação em relação aos passeios é a altitude, tenho medo de passar mal e por mais que tenha guias e tudo mais estarei sozinha. O que você achou da altitude? É tranquilo pra lidar? Pretendo ir pra Lagoas Escondidas de Baltinache, Termas de Puritama e Lagoas Altiplânicas e Piedras Rojas. Tem mais algum que recomendaria? Obrigada!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*