Viajando sozinha pelo México

Mesmo viajando sozinha para vários países latinos e estando uma vez previamente em Cancun, eu ainda tinha um receio de me jogar pelo interior do México e pela capital do país. Ouvi tantas histórias, li tantas coisas que mesmo quando duas amigas me convidaram para fazer uma viagem de ônibus saindo da Cidade do México, passando pelo interior até chegar no litoral fiquei me perguntando se elas sabiam onde estavam se metendo. Acabei topando ir com elas porque seria divertido e porque não sabia se no futuro teria coragem de fazer essa viagem sozinha.

Eu fui acompanhada de duas amigas, mas quero falar aqui o que eu acho de você fazer essa viagem sozinha.

Atenção com as roupas

O México é um país bastante machista. Não é difícil os homens olharem para você na rua ou chegar com uma abordagem chato. Eu estava com duas amigas e talvez isso tenha me dado uma sensação de segurança maior, mas mesmo assim, houve um episódio constrangedor.

Nós andávamos pelo centro da Cidade do México e acabamos caindo numa ruazinha bem parecida com essas que vemos no centrão de São Paulo, cheia de barraquinhas de vendedor ambulante – como se fosse uma 25 de março. Assim que entramos na rua começou uma onda de assovios assustadora, na qual todos os homens assoviavam ao mesmo tempo enquanto olhavam pra gente. Até as mulheres olhavam procurando quem estava passando. O jeito foi fechar a cara e apertar o passo para sair daquela rua rapidinho.

Uma amiga que morou um tempo na cidade do México (e não gostou) já havia me avisado sobre o assédio. Por segurança, ela ia todos os dias para o trabalho com o mesmo taxista. Contou um episódio em que andava pela rua e um homem de bicicleta passou a mão na bunda dela.

São histórias chatas que podem assustar quando você pensa em viajar sozinha. Mas eu preciso dizer que não acho tudo isso muito diferente do que vivo em São Paulo. Aliás, achei a Cidade do México bem parecida com São Paulo.

san-cristobal-mexico-amanda-viaja

Se alguém mexer com você na rua

Não dê atenção. Fuja, desvie o caminho, procure uma loja ou algo assim para entrar e dar um tempo se for o caso. Nós fizemos isso quando ficamos desconfiada de um cara andando pelas ruas de Puebla. Entramos numa loja e esperamos passar.

Atenção com ônibus noturno entre cidades

Li muitos guias e depoimentos na internet sobre os ônibus entre as cidades do México. Muita gente falando dos assaltos noturnos. Seguindo o conselho, tentamos evitar esses ônibus, mas muitas vezes os horários disponíveis eram apenas noturno, portanto não deu para fugir muito. Mas não tivemos problemas com a segurança.

Um dos guias que encontramos por lá disse que o México melhorou essa questão de segurança nas estradas justamente pelo turismo.

As cidades

Acho que o lugar onde você deve ficar mais esperta é a Cidade do México. A Riviera Maya é super turística e policiada, um quintal americano, portanto os problemas são menores. As cidades onde passei no interior do México também são bem turísticas, portanto com todo um roteiro que não tem como você fugir muito e correr riscos. Já a Cidade do México é umas das maiores do mundo, portanto com problemas de cidade grande.

cidade-do-mexico-amanda-viaja

Os mesmos cuidados que você tem no Brasil

Eu senti o México muito parecido com o Brasil. Portanto acho que os mesmos cuidados que você tem por aqui valem também para o México. Mas um pouco mais, já que você não conhece o país e fazer turismo sempre requer um pouco mais de cautela.

Eu iria tranquilamente sozinha para o México e tomando todos os cuidados necessários para uma solo trip. O problema de lá é que ouvimos falar de tantos casos, que ficamos inseguras. Mas não achei tuuudo isso que as pessoas falam. Achei igual o Brasil. E nós já somos craques nas estratégias de defesa por aqui 😉

 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$130

15 Comments

  1. Amanda, gostaria de agradecer suas dicas de hospedagem. Fiz um roteiro de 25 dias pelo México em junho e aproveitei suas dicas de hospedagem em Oaxaca, e em San Cristobal de Las Casas. Os dois lugares foram boas escolhas, limpos e confortáveis, adequados ao orçamento. E lógico, várias outras dicas também foram uteis e muito importantes na viagem.
    Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho!

    • Que bom, Letícia! Essas informações me faltaram antes de viajar pelo México, tanto que peguei lugares bem ruinzinhos também. Mas esses dois eu gostei também 🙂

      Beijo e obrigada!
      Amanda

  2. Olá Amanda, que delícia seu blog
    Vou me casar em novembro de 2017 e estamos pensando no México como roteiro.
    Estou na dúvida se contrato alguma agencia de turismo ou vamos por conta.
    Por favor me de dicas…
    Parabéns pelo blog maravilhoso! Esta sendo de muita ajuda para mim e tenho certeza que para muitas outras pessoas.
    Bjss

    • Oi Tainá, tudo bem? Eu não sei que tipo de viajantes vocês são, mas é super tranquilo de fazer tudo isso sozinhos como eu e minhas amigas fizeram. Se você contratar uma agencia de turismo eles vão te dar um pacote pronto, que é mais conveniente mas que deixa um pouco sem opções. Então é melhor vocês analisarem o que estão procurando como lua-de-mel e conveniência 🙂 Um beijo e boa viagem!

  3. Parabéns pelo blog Amanda, ele está sensacional!
    Foi através dele que me convenci de ir ao México nas próximas férias, sozinha hahaha.
    Quando estiver mais próximo da data tirarei algumas duvidas com você, se possível!
    Bjs

  4. Amanda, tudo bem?
    Seu blog é o com as informações mais claras! Obrigado mesmo por sua dedicação.

    Eu e meu namorado vamos ficar 10 dias no México.

    Estamos pensando em desembargar em Merida (3 dias), seguir para Valladolid (2 dias), Tulum (2 dias) e Cancún (3 dias). Para os trajetos de uma cidade a outra, estamos pensando em alugar um carro.
    O que você acha desse roteiro? Deveria acrescentar algo indispensável que não está incluso?

    Beeeijo.

    • Oi Lucas! Eu não conheço Valladolid, mas me parece um bom roteiro. Se estiverem atrás de vida noturna, recomendo acrescentar Playa del Carmen.
      De qualquer forma, como vocês estarão de carro, fica bem mais fácil ir de uma cidade à outra na região.
      Boa viagem!

  5. Olá Amanda! Estou pensando em passar 5 dias em Outubro e vou sozinha. Pensei em Cidad do México, mas um amigo me assustou tanto que fiquei na dúvida. Ainda mais sendo minha primeira viagem fora do Brasil..
    Obrigado pelas dicas, se poder me indicar o lugar que ficou, bjs.

    • Não entendi. Você faz questão de viajar a primeira vez sozinha para o México ou pode ser outros lugares também? Dá uma olhada nesses vídeos que eu fiz com sugestões para viajar sozinha pela primeira vez:

      Beijo

  6. Ola,poderia me dar dicas pois em outubro vou pra Cidade do
    México e ficarei 2 dias e meio , quantos dólares eu terei que levar, e qual procedimentos a fazer check in , cartão de embarque imigração etc , nunca viajei fora pais

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*