Viajar sozinha para o Salar de Uyuni na Bolívia

Viajar sozinha para o Salar de Uyuni na Bolívia

Antes de fazer viajar sozinha para o Salar de Uyuni, confesso que estava mais com preguiça de encarar o perrengue do que com medo da Bolívia.

Mas chegando no Atacama a preguiça passou. Principalmente porque conheci uma galera que estava indo e voltando do Uyuni e dizendo que era menos perrengue do que falam por aí.

Eu contratei a agência World White Travel, que junto à Cordillera é uma das mais famosas. Mas na verdade são todas iguais, vai por mim. Todas as agências levam as pessoas nos mesmos refúgios e todo mundo come a mesma coisa, com pequenas variações.

Uma nova opção de agência é a Ayllu Atacama que é a agência que eu fiz todos os passeios no Atacama. Eles estão começando agora a fazer os passeios para o Uyuni de uma maneira bem diferenciada, com mais segurança e conforto. Mas quando estive lá, eles ainda não haviam começado.

Para você ficar mais tranquila ao viajar sozinha para o Salar de Uyuni, coloquei aqui alguns pontos importantes envolvendo seguranças e emoções que a gente sente numa viagem sozinha como essa. Espero que te ajude 🙂

viajar sozinha para o salar de uyuni

VIAJAR SOZINHA PARA O SALAR DE UYUNI

Medos e perigos ao viajar sozinha para o Salar de Uyuni

Neste passeio pela Bolívia, senti que realmente não havia nada que eu pudesse fazer além de confiar no motorista do meu jeep. Sério, se alguém quiser te matar, te estuprar, roubar seus órgãos, eles podem fazer isso que ninguém nunca vai te descobrir. É um passeio no meio do nada mesmo, literalmente no deserto. Não existe estrada asfaltada. Você vai pelo meio do deserto mesmo e fica se perguntando como o motorista não se perde. Nos pontos de parada você acaba encontrando com outros grupos mas, na maioria das vezes, era só o nosso jeep no meio do nada.

Vi jeeps de outros grupos atolados e quebrados no caminho. Acontece. Mas dizem que há uma estrutura para vir buscar o grupo caso isso aconteça.

Não houve uma situação em que eu me sentisse em risco. Mas eu tenho a mania de confiar demais, sabe? Eu mais confio do que desconfio. Mais desapego e ligo o foda-se do que fico pensando no que pode acontecer de pior. Isso é ruim, mas tem o lado bom de conseguir relaxar e acabar curtindo mais a viagem.

Eu já escrevi um post sobre algumas técnicas de segurança para quem viaja sozinha. Mas para a Bolívia, existem algumas dicas extras que você pode utilizar, como essas abaixo.

atacama-uyuni-amanda-viaja
A estrada é assim a maior parte do tempo.
atacama-uyuni-amanda-viaja
Numa parada de algum ponto turístico, você pode encontrar outros jeeps.

SALAR DE UYUNI VALE A PENA

Conheça uma galera

Para fazer esse passeio do Uyuni, você não precisa agendar com antecedência, ainda do Brasil. Tem muita disponibilidade de agências, espaço e datas. Se você estiver fazendo a travessia Atacama Uyuni, deixe para conhecer uma galera no Atacama. Lá tem muito turista e MUITO brasileiro. Eu conheci muita gente no Atacama e vi várias pessoas formando grupos para irem juntas ao Uyuni. Achei isso muito legal! Assim todo mundo se sente mais seguro e se diverte mais. Porque nesse passeio pela Bolívia, além da segurança tem o fator chatice – você vai ficar durante quatro dias com mais 5 pessoas dentro de um carro. Imagina se todo mundo for um saco?

Eu fiz amizade com um brasileiro no hostel e acabei indo para o Uyuni no mesmo dia que ele. Com a gente também foi a Fernanda, uma outra brasileira que viajava sozinha e que conhecemos no momento do passeio. Também foram foi um casal de espanhóis que mochilava pela América do Sul e um britânico.

Se você estiver fazendo o trajeto contrário ao meu, Uyuni – Atacama, acho mais difícil conhecer alguém. A cidade de Uyuni parece ser mais um local de passagem pelos turistas. Ou seja, acho que não há muita socialização.

viajar sozinha para o salar de uyuni

VIAJAR SOZINHA PARA O SALAR DE UYUNI

Se não conhecer ninguém, pergunte na sua agência quem está indo no mesmo dia que você.

Se você não conheceu ninguém, é possível perguntar na agência quando for agendar, quem são as pessoas que vão no mesmo dia que você. Pode ser que você se sinta mais segura com brasileiros ou pode ser que você queira fugir deles. Claro que pela agência não dá para ter um perfil completo de quem está viajando, mas já dá pra ter uma ideia da nacionalidade.

Você vai e volta? Alguém mais volta?

No trajeto Atacama – Uyuni ou Uyuni- Atacama, existe a opção de ir e voltar. Por exemplo: ir do Atacama para o Uyuni e voltar para o Atacama ou ficar no Uyuni e seguir viagem de lá sozinho pela Bolívia. A minha opção foi a da ida e volta, apesar de recomendar que você vá e fique para seguir viagem. É muito mais prático e assim você já pode seguir viagem.

Eu conheci tanto pessoas que seguiriam viagem pela Bolívia e Peru quanto pessoas que vinham para o Atacama e desceriam pelo Chile.

Mas ainda assim tem muita gente que não faz isso. Muita gente faz o trecho Atacama – Uyuni ida e volta. E a volta é muito chata. É a pior parte da viagem porque você já viu o Salar de Uyuni, já viu a Bolívia toda e na volta você passa o dia todo no carro, parando para dormir num refúgio. E, na minha viagem, foi o pior refúgio.

Se você fizer ida e volta como eu fiz, meu conselho é que você pergunte na agência quando for contratar o passeio se tem mais alguém do seu grupo voltando. Porque na volta muda o motorista e pode mudar o seu grupo também. Como no meu grupo, metade ficou na Bolívia, acabamos nos juntando a outro grupo. Mas se ninguém mais voltar (o que eu acho difícil) é possível que você volte sozinho ou com algum desconhecido. Não tem muita regra.

atacama-uyuni-amanda-viaja

VIAJAR SOZINHA PARA O SALAR DE UYUNI

No refúgio

O primeiro refúgio que eu fiquei achei bem tranquilo. Você e seu grupo dormem todos juntos no mesmo quarto. Existem outros grupos dormindo no mesmo refúgio em outros quartos. Fica tudo bem sociável e aparentemente seguro. À noite ouvimos alguns carros chegando, pessoas conversando lá fora e no dia seguinte comentamos achando esquisito. Afinal o refúgio ficava no meio do deserto boliviano sem nada do lado e fazia o maior frio à noite. Muito louco alguém de madrugada estar rondando por ali.

O segundo refúgio é o de sal. Existem quartos para casais e quartos onde você divide com apenas mais uma pessoa. Eu dividi com a Fer do meu grupo. Também é um refúgio bem sociável. Outros grupos dormem lá, todos jantam juntos. Achei o melhor de todos.

O terceiro refúgio foi o da volta e o pior de todos, que apelidamos de “Sinistrão”. Na verdade o motorista parou num refúgio anterior, mas ele estava lotado. Então fomos para o Sinistrão já à noite, vazio, sem muita gente. Ele era feio e esquisito. Eu e a Fer conseguimos dormir num quarto só nós duas e, como havia uma terceira cama, a encostamos na porta só para prevenir qualquer coisa (porque não tinha como trancar). Conheço um casal que dormiu até com um facão do lado just in case

Eu tive um pequeno problema com esse refúgio, encontrei uma placa infeliz na porta do banheiro (que era misto) e que considero um incentivo ao abuso sexual. Escrevi sobre isso no Estadão, rodei a baiana e convenci a agência a se mobilizar para que a placa fosse retirada. A culpa não é diretamente da agência já que eles não são donos do refúgio e todas as agências utilizam aquele refúgio. Mas como a agência tem responsabilidade sob a segurança dos turistas, achei que eles deveriam fazer alguma coisa. E pelo jeito fizeram. (Leia aqui o post que escrevi no Estadão a respeito do refúgio no Uyuni)

Eu, sinceramente, nunca ouvi nenhum caso de algo que tenha acontecido nos refúgios. Enquanto estive viajando ouvi várias histórias, mas nenhuma grave, de assédio ou algo parecido.

viajar sozinha para o salar de uyuni

VIAJAR SOZINHA PARA O SALAR DE UYUNI: Eu faria essa viagem sozinha novamente numa boa. É um perrenguinho, tem um riscozinho e tal, mas acho que não é nada que impeça as pessoas de fazer. No fim das contas, essa travessia Atacama Uyuni é super turística. Fazem isso há anos, é um tour famoso. Portanto, vá preparada e boa viagem!

atacama-uyuni-amanda-viaja

Veja todos os posts do Atacama e Uyuni aqui

Dicas do Deserto do Atacama: um guia com roteiro

Quanto custa viajar para o Atacama e Uyuni

Dicas Atacama: os 6 erros que cometi

Deserto do Atacama: os 10 passeios imperdíveis

Como ir do Atacama ao Salar de Uyuni: um guia completo

Onde comer em San Pedro do Atacama

Viajar sozinha para o Deserto do Atacama: é seguro?

O que levar para o Atacama e Uyuni na mochila ou mala

Viajar sozinha para o Salar de Uyuni na Bolívia

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
 CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
 PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x
AIRBNB
ganhe R$100

4 Comments

  1. Raquel do Carmo Sampaio

    Obrigada, Amanda!!! Obrigada!!!
    Comprei passagem para Rio-Calama-Rio, pois pretendo fazer esse roteiro saindo de San Pedro do Atacama.
    Assim como você, pretendo ir e voltar sozinha.
    Suas dicas foram simples e muito preciosas, pois em alguns momentos eu tava ficando paranóica de pensar nos riscos.
    Não penso em desistir, quero ir, preciso ir nessa viagem.
    Obrigada por compartilhar sua experiência!!! Isso é muita sororidade!!!!

  2. Oi Amanda, tudo bem? Qual agência você recomenda para fazer o passeio no Salar? Ouvi falar bem da Blue Line, agradeço se puder me dar umas dicas. Obrigada =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*