Pitico num momento vazio. Foto: Folha de SP

São Paulo: 10 lugares para ver, tomar um café, comer e beber

Estou fazendo este post especialmente porque tem muita gente vindo para os shows do U2 em São Paulo e me pedindo sugestões de lugares para visitar na cidade.

Eu imagino que para essas pessoas o tempo seja curto na cidade. Então fiz uma listinha pra caber no seu tempo.

O que tem de novo para conhecer

As maiores novidades em São Paulo atualmente são o Instituto Moreira Sales e o Japan House. E, que bom, ambos super bem localizados – na Paulista! Dá até para ir de metrô.

Instituto Moreira Sales

O foco do instituto é a fotografia. A partir deste tema existem palestras, cursos, workshops e uma biblioteca dedicada. E vale a pena visitar o prédio por ter uma arquitetura super moderna, pelas exposições e também pelo café e restaurante Balaio.

Site: https://ims.com.br/

fazer em São Paulo amanda viaja

Japan House

São Paulo foi escolhido com umas das três cidades do mundo para receber o museu japonês, sobre a cultura japonesa. Isso aconteceu provavelmente por ser o segundo lugar do mundo com mais japoneses (o outro é o Japão, claro). O prédio é lindo e só por isso já vale a visita.

O site do Japan House conta: “Criada pelo governo japonês, a Japan House é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional A Japan House é um lugar equilibrado, inovador e diferenciado, assim como o povo e a cultura japonesa. Um ambiente que transmite hospitalidade e inovação, oferece lazer e será parte ativa do dia a dia de diversas pessoas. Um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, capaz de produzir grandes oportunidades e atrair visitantes para novas experiências e atividades. A essência da Japan House é ser surpreendente a cada dia.
São Paulo foi uma das três localidades escolhidas, juntamente com Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos, para receber a Japan House. Locais especialmente selecionados para propagar todas as características do Japão, desde a cultura milenar até as perspectivas inovadoras. Na Japan House, a tradição está lado a lado com o futuro.

Site: http://www.japanhouse.jp/saopaulo

fazer São Paulo amanda viaja

Para comer e beber

Eataly

O Eataly é um lugar que se tornou bem turístico em São Paulo nos finais de semana. Na última vez que estive lá, vi seis pessoas com uma mala que pareciam sair dali e já ir direto para o aeroporto. Havia também um ônibus turístico parado na frente. Mas tudo isso tem uma justificativa: é um lugar lindo e agradável para comer e comprar muitas coisas diferentes.

Site: http://www.eataly.com.br/

fazer são paulo amanda viaja

Migalhas

Deixa eu te explicar. Existe uma ruazinha bem fofa em São Paulo chamada Avanhandava. Essa ruazinha foi tomada e revitalizada pelo grupo Famiglia Mancini que são donos de uma das cantinas mais famosas de São Paulo com mesmo nome. Bom, o Sr. Mancini (não sei se é assim que posso chamá-lo) resolveu abrir outros restaurantes na rua fofa. Entre eles o Migalhas. Ou seja, a qualidade é a mesma do caro e famoso Famiglia Mancini porém muito mais barato. O que eu eu mais gosto de fazer lá é sentar com os meus amigos na calçada e passar a tarde tomando clericot (em torno de R$50 a jarra). Os pratos são bons, mas gosto mesmo de ficar beliscando o antipasti.

Site: http://www.famigliamancini.com.br/migalhas/

O QUE FAZER EM sao paulo amanda viaja

Uma típica cantina italiana no Bexiga

A cantina ‘Cê que sabe’ foi uma agradável surpresa na minha vida. Fui lá com o Pedro e alguns amigos numa sexta à noite e foi uma super experiência. Além da comida farta e gostosa italiana que você espera, tem música italiana, garçons jogando as bandejas pra cima e tudo vira uma típica experiência de família italiana que veio para São Paulo.

Site: http://www.cquesabe.com.br/

fazer São Paulo amanda viaja

Rua Guaicuí

Bom, eu vi essa rua nascer já que ela é minha vizinha. Ela não era nada. Só tinha umas luzinhas fofas penduradas pela rua e um hostel chamado Garoa. Aí veio o Pitico, um bar despojado que mais parece um quintalzão enorme cheio de cadeiras de praia, bebida, falafel e também as tais luzinhas. A coisa foi crescendo e hoje além de falafel eles também têm kebab e não fica mais lotado somente aos sábados – fica todos os dias. Isso levou a rua a crescer e ganhar outros bares e lugares para comer. De repente ganhou música ao vivo bacana, a rua foi sendo fechada pelas pessoas e me lembrou o que era a Vila Madalena anos atrás (se você é de fora, já deve ter ouvido falar da Vila por ser famosa pelos bares. Mas sinto em te dizer que ela já não é mais como costumava ser anos e anos atrás). Pois bem, o que tá rendendo agora é a Rua Guaicuí ali em Pinheiros.

Pitico num momento vazio. Foto: Folha de SP
Pitico num momento vazio. Foto: Folha de SP

Onde tomar um café

HM Café (Pinheiros)

Lugar novo, com varanda gostosa, preço salgadinho. Porém, brunch maravilhoso aos sábados.

Site: https://www.facebook.com/hmfoodcafe/

fazer São Paulo amanda viaja

Por um punhado de dólares

Precisa fazer uma pausa para o café? Tá por ali no centro? Quer tomar um café de qualidade ou precisa fazer uma reuniãozinha? Este lugar pode te ajudar.

Site: https://www.facebook.com/ppdcafe/

Foto: studiolabdecor.com.br
Foto: studiolabdecor.com.br

Café Suplicy (Jardins)

O Suplicy é meio tradicional em São Paulo e com ares de café moderno. O público também é o tradicional dos jardins. Mas é um lugar com bom café e ótimo para um papo.

Site: http://www.suplicycafes.com.br/

fazer São Paulo amanda viaja

Mirante 9 de julho (região da Paulista, embaixo do MASP)

Aqui estamos falando de um lugar descolado, que fica bem na rua debaixo do MASP. Tem coisas gostosas, galera curtindo e vista bem paulistana – de um lado o MASP e do outro a Avenida 9 de julho.

Site: https://mirante.art.br/

fazer São Paulo amanda viaja

Espero que você aproveite o fim de semana em São Paulo. É claro que tem mil outras coisas para se fazer. Mas aos poucos eu vou te contando. Aliás, veja aqui um outro post com alguns restaurantes que ando frequentando. E no instagram você pode ver outras dicas que eu tenho sobre São Paulo através de #AmandaViajaSaoPaulo

4 Comments

  1. Oi Amanda, semana passada entrei aqui exatamente a procura dessas dicas rs! Agora, aqui estão. Obrigada 😉

  2. Adorei as dicas, Amanda!

    Acho que nunca vou conseguir conhecer tudo o que tenho vontade em Sampa! hahaha
    Sempre aparece novos lugares!

    Mas a próxima vez que for vou dar prioridade para o Instituto Moreira Sales, Rua Guaicuí e o Mirante.

    Vaaaleu pelas dicas!

    Abraço

  3. Amo suas dicas Amanda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*