Malawi: conheça as 5 atrações turísticas que fazem do país um dos principais destinos africanos em 2024

Em 2024, o Malawi deverá emergir como um dos principais destinos africanos, atraindo os viajantes com paisagens fascinantes e experiências culturalmente ricas.

O país do Sudeste Africano está a tornar-se rapidamente num hotspot de viagens, com uma excelente combinação de vida selvagem e eventos urbanos que ajudaram a figurar em várias listas dos 10 principais destinos africanos ao longo do ano passado.

Mas por onde deve começar o visitante de primeira viagem? Aqui está um resumo das melhores atrações turísticas do país em 2024.

Ilha Likoma

É preciso muito esforço para chegar à ilha Likoma , mas vale a pena. Acessível apenas por voo charter ou ferry, a ilha é uma das mais belas do continente africano, com falésias dramáticas e praias arenosas.

Uma vez lá, é fácil para os turistas se manterem ocupados. As atividades vão desde mergulho com snorkel e quadriciclo até artesanato artesanal, incluindo têxteis, joias e fabricação de vidro. Estes últimos, claro, são souvenirs perfeitos para levar para casa.

No entanto, se os visitantes não quiserem fazer nada, então o Likoma é ideal para isso. Essas praias arenosas são frequentemente classificadas como as melhores do Malawi, e é fácil passar um ou dois dias apenas apreciando o som calmante das ondas batendo na costa.

Parque Nacional do Lago Malawi

A maioria dos visitantes do Malawi prioriza uma visita ao Lago Malawi, conhecido como o primeiro parque nacional de água doce do mundo.

Este enorme lago, com 587 km de comprimento e 84 km de largura, possui águas azuis tropicais que apresentam uma grande variedade de peixes ciclídeos coloridos . Suas ilhas rochosas, praias arenosas e terreno de selva servem de lar para uma variedade de vida selvagem, incluindo pássaros, répteis, hipopótamos, macacos e leopardos.

Designado como Patrimônio Mundial da UNESCO, o Lago Malawi oferece uma rica variedade de experiências. A infraestrutura local limitada torna a navegação difícil, mas os viajantes com paciência e uma mochila com itens essenciais descobrirão que são mais do que capazes de fazê-lo.

Para aqueles que não estão preparados para a caminhada, a balsa MV Ilala funciona regularmente e pode transportar passageiros e seus pertences para cima e para baixo no lago.

Acomodações de luxo

A selecção de alojamentos de luxo no Malawi está a aumentar graças ao ‘boom’ do turismo.

O Sunbird Hotel, altamente cotado, está emergindo como uma excelente escolha para viajantes que procuram um pouco de luxo perto do centro de Lilongwe.

Mas, apesar de sua reputação, este não é o tipo de hotel chamativo que você pode encontrar em resorts chamativos como Las Vegas. Aqui, sem o brilho dos letreiros de néon nem a emoção de ganhar um prémio num dos melhores cassinos ou sorteio de loteria, você será presenteado com os sons suaves da fazenda, com o hotel abrigando vários hectares de terras agrícolas a apenas 10 minutos do centro de Lilongwe.

Existem várias outras opções espalhadas pela cidade, no que está rapidamente se tornando conhecido como um ponto de encontro hoteleiro para turistas que precisam de descanso após um safári ou uma viagem de longa distância.

Blantyre

Blantyre é uma curiosa mistura da cultura do Malawi e dos monumentos colonialistas deixados para trás desde os dias pré-independência.

Segunda maior cidade e centro comercial nacional do Malawi, Blantyre está repleta de restaurantes que oferecem o que há de melhor na culinária do país, incluindo zinziri (codorna grelhada), enquanto a Mandala House (construída em 1882) e a Igreja de São Miguel e Todos os Anjos sobrevivem desde os dias do Império Britânico.

Muitos viajantes que visitam Blantyre falam do bar Doogles , um local famoso onde residentes e viajantes se socializam. Doogles também oferece acomodação, que é útil para turistas a caminho dos marcos do sul do Malawi , incluindo Majete , Monte. Mulanje e Zomba Plateau.

Agitada, vibrante e repleta de história, Blantyre é um local imperdível na lista turística.

Orações cruzadas

Para os viajantes que procuram um evento espiritual, o Enlightened Christian Gathering (ECG) é uma organização que realiza orações comunitárias na capital Lilongwe – e está a crescer a cada ano.

A ministra do Turismo do país, Vera Kamtukule , elogiou recentemente o evento de 2023 depois de ter comparecido com outras 30.000 pessoas que viajaram de todo o mundo para chegar lá. Visitantes dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia estavam todos na congregação.

Os participantes também não precisam ser particularmente religiosos. O evento está aberto a todos e a sua atmosfera é uma das melhores oferecidas na próspera cena social do Malawi.

Se gostou do nosso artigo, pode conferir mais atrações no Malawi aqui.

Conteúdo patrocinado e escrito por parceiros.