O que fazer no Atacama na região de Antofagasta

Deserto, vulcões, lagoas turquesas… Que sorte a nossa ter um lugar de paisagens tão diferentonas perto do Brasil. O Atacama foi escolhido pelo World Travel Awards como o melhor destino romântico da América do Sul, e dentro deste deserto, San Pedro de Atacama se destaca como um dos principais destinos do Chile.

É um destino para quem gosta de aventura e experiências sensoriais e, na minha opinião, um dos mais lindos do mundo. Abaixo você encontra todas as dicas para planejar a sua viagem.

Este post foi feito em parceria com o turismo oficial de Antofagasta.

Melhor época para viajar

O ano todo é legal viajar para a região de Antofagasta, mas eu evitaria janeiro a março pois é uma época possível de chover no deserto e que pode prejudicar alguns passeios. 

Quais são os documentos necessários para viajar pela região de Antofagasta

Para viajar para o Chile você não precisa de passaporte – o RG é suficiente. E, atenção, carteira de habilitação não é aceita como documento de entrada no país, somente para dirigir.

Como ir do aeroporto de Calama para San Pedro do Atacama

O voo para quem viaja para o Deserto do Atacama tem que ser com destino a Calama, cidade que fica a uma hora e meia de San Pedro do Atacama (a base para turistar pelo destino). No aeroporto, você pode pegar um transfer para San Pedro do Atacama que pode te deixar no hotel. Não é necessário comprar o transfer com antecedência.

Onde se hospedar em San Pedro do Atacama

Na segunda vez que eu fui, me hospedei num lugar muito legal que pode ser tanto hostel quanto hotel: Corvatsch. Simples, mas bem limpo, organizado, num lugar legal e com café-da-manhã delicioso. A dona é brasileira e no café-da-manhã você encontra até pão de queijo.

Se quiser uma opção mais luxuosa, tem o famoso hotel Explora e Tierra.

Hotel Tierra Atacama

Gastronomia: quais são os pratos e drinks que valem experimentar

As empanadas chilenas são um clássico que você precisa experimentar. Mas um dos meus pratos favoritos é o pastel de choclo (que de pastel não tem nada). É tipo um escondidinho de milho recheado com carne. 

Outro prato típico, que pode ser considerado um PF do lugar é a carne a lo pobre que tem um filé servido com batata frita e ovo frito. 

E se você estiver pelo mar do Pacífico em Antofagasta, é imperdível experimentar um ceviche com peixe fresquinho do lugar.

Para beber, além dos famosos vinhos chilenos, se tiver coragem você pode experimentar o drink terremoto que leva granadina (licor de romã) e vinho branco. Ele é bem doce, mas para experimentar vale a pena.

Agências de passeio no Deserto do Atacama e região de Antofagasta

A cidade-base, onde a maioria das pessoas se hospedam para conhecer a região de Antofagasta, é San Pedro do Atacama. E lá você vai encontrar diversas agências que fazem os passeios turísticos. Abaixo eu indico algumas que são credenciadas e recomendadas pelo turismo oficial do Chile:

Atacama Inca tour

Atacama Magic

Chango Tour

Atacama Desert Stargazing

Sandboard desierto extremo

Quais são os passeios para incluir no seu roteiro do Deserto do Atacama

Laguna Cejar

Imagina você estar no deserto mais árido do mundo e encontrar uma lagoa onde você não afunda?! O Atacama tem dessas surpresas. A laguna cejar, além de ter alta salinidade que impede que as pessoas afundem, tem também água gelada. Mas a experiência vale a pena. 

Tour Astronômico

É um dos passeios preferidos das pessoas que visitam essa região. O passeio é feito à noite e depende das condições climáticas (não pode ter nuvem) e eu aconselho que você já reserve para o início da viagem pois, caso precise ser cancelado, ele é feito no dia seguinte. E é muito legal você estar no meio do deserto à noite com o telescópio recebendo uma aulinha de astronomia. As fotos também não podem faltar.

A mão

A ‘mão do deserto’ fica nas margens da estrada Panamericana, a 75 quilômetros da Antofagasta e é uma escultura criada pelo chileno Mario Irarrázabal. Ela tem um efeito interessante que parece estar querendo tocar o céu estrelado.

Geyser del Tatio

Como o Chile está localizado numa região chamada de ‘cinturão de fogo’, aqui você também encontra os gêiseres além dos vulcões. Esse é um passeio impressionante! Ao fim, você pode entrar numa lagoa de água naturalmente aquecida.

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Para mim, esse é o passeio mais lindo da região e representa o cenário do Deserto do Atacama. Piedras Rojas são umas pedras vermelhas que cercam uma lagoa verde onde estacionam os flamingos e ao fundo você tem as montanhas e o vulcão. As lagunas altiplânicas – Miscanti e Miniques também são lindíssimas. A altitude nessa região é uma das mais altas (4200m) então não se esqueça da água. 

Termas de Puritama

Um dia nas águas quentinhas das termas é tudo o que você precisa. São oito piscinas naturais entre um vale e uma experiência sensorial diferente de tudo o que você já experimentou.

Lagunas Escondidas

No meio do deserto, quem passa do lado não consegue ver – as lagoas estão escondidas mesmo. E é muito louco você chegar lá, ver aquela beleza e pensar que estão ali há milhares de anos, desde que o mundo é mundo.

Escalar o Cerro Toco ou Láscar

Você não precisa ser atleta para subir um vulcão, mas precisa ter disposição e um bom condicionamento físico. O Láscar tem 5400m de altitude e o Cerro Toco tem 4900m e os passeios são acompanhados por um guia montanhista.