Roteiro de 1 dia em Istambul na Turquia: o que fazer na cidade

Istambul é a maior cidade da Europa, então imagina a quantidade de coisas que tem pra você fazer lá! Mas organizando direitinho, você consegue fazer um roteiro de 1 dia em Istambul bem completo e interessante. Se estiver voando de Turkish Airlines então, mais fácil ainda!

Dica de Ouro para quem faz conexão em Istambul

Quem voa de Turkish Airlines pode aproveitar a conexão em Istambul para fazer um tour gratuito pela cidade com a companhia aérea. Você precisa ter um layover de no mínimo 6 horas para utilizar o serviço do TourIstambul e para contratar, é só ir até o Hotel Desk no terminal de chegada do aeroporto de Istambul.

Eu testei e foi muito prático! É possível fazer um tour pelos principais pontos turísticos da cidade incluindo Mesquista Azul, Santa Sofia, Grand Bazaar e vários outros pontos e bairros interessantes. Você vai ver os meus favoritos na lista abaixo. Todos estão incluídos no TourIstambul da Turkish Airlines.

O que está incluído no TourIstambul

  • transfer de/para o aeroporto e para as atrações
  • refeições
  • guia de turismo em inglês
  • entradas para as atrações

Você encontra mais informações no site da Turkish através desse link.

Posso sair do aeroporto em Istambul?

Pode. Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia. Portanto, basta você fazer todo o processo de passar pela imigração, sair do aeroporto e estar de volta de 2 a 3 horas antes do seu próximo voo. Lembre-se que o aeroporto é longe do centro da cidade (por volta de 40km) e o trânsito intenso.

O que fazer em conexão de 1 dia em Istambul

Abaixo você encontra duas opções de roteiros baseados no que eu achei mais interessante na cidade. Todas essas atrações estão incluídas no Touristambul. Você pode ver todas os outros roteiros do programa no site da Turkish.

(opção 1) Roteiro de 1 dia em Istambul

Todos os lugares abaixo são umas das principais atrações de Istambul e se encontram próximos um do outro. Da Mesquita Azul até o Grand Bazaar você consegue fazer tudo a pé. Para ir ao bairro de Karakoy você vai precisar de um transfer.

Mesquita Azul

Talvez o ponto mais importante da cidade, a mesquita recebeu esse nome pelos seus azulejos azuis dentro e fora da mesquita. Também é considerada o último exemplo de arquitetura clássica do império Otomano. É bom levar o lenço para cobrir a cabeça (necessário em muitas mesquitas) mas se esquecer, existe um kioski que empresta o lenço.

A região da mesquita Azul é a preferida da maioria dos turistas para se hospedar (não é a minha – eu prefiro Beyoglu). Portanto você vai encontrar muitos restaurantes por ali e outras atrações importante da cidade que dá para conhecer tudo a pé: Mesquita Santa Sofia, Grand Bazaar, Praça do Hipódromo e cisterna.

Santa Sofia

Já foi uma igreja, depois uma mesquita e hoje é um museu considerado uma das oito maravilhas do mundo. Fica ao lado da mesquita Azul então você consegue visitar as duas na sequencia. Por ter uma cúpula enorme, é considerada um símbolo da arquitetura Bizantina. É bom saber que no período do inverno, o museu é fechado para algumas reformas.

Yerebatan Saray (cisterna)

Bem ali pertinho das mesquistas Azul e Santa Sofia, vale a passada na cisterna que foi cenário do filme ‘Inferno” estrelado por Tom Hanks. É um lugar interessante, principalmente na hora que você encontra as duas medusas de cabeça virada.

Grand Bazaar

Um dos mercados mais antigos do mundo, o Grand Bazaar também é gigante. São 58 ruas cobertas com mais de 1200 lojas. O Grand Bazaar é famoso pelas jóias, pimentas, lojas vendendo tapetes e muitas lembranças pra levar pra casa.

Karaköy

Bairro charmoso, é um ótimo lugar para você terminar seu dia. É um bom lugar para almoçar ou tomar um café. Se quiser a sugestão de um dos bons e com comida típica, sugiro o Fasuli (o prato carro chefe tem o mesmo nome e é uma delícia). Por ali você também vai encontrar muitas lojas, ruelas e um porto sendo reformado.

o bairro de Karakoy – um charme

 

(opção 2) Roteiro de 1 dia em Istambul

Todos os lugares abaixo são umas das principais atrações de Istambul e se encontram próximos um do outro e você consegue fazer tudo caminhando. Todos esses passeios você consegue fazer em 1 dia e com tempo para conseguir caminhar com calma, parar para almoçar e aproveitar a cidade.

Rua Istiklal e Praça Taksim

Localizada no histórico bairro de Beyoglu, a praça Taksim fica no começo (ou no fim) da rua Istiklal. Apesar da praça ser um ponto turístico, a grande atração é mesmo a Istiklal. Muitas lojas, restaurantes e ruazinhas charmosas que saem dela. E quando você menos espera, vem um bondinho vermelho passando. Pode perder tempo à vontade na Istiklal porque ela merece.

Corno de Ouro

O corno de Ouro é formado pelo colapso de terra preenchido pela água do mar, um porto natural que permanece nos anos de história da cidade.

bairro armênio de Samatya

Usado como cenário para diversos programas de TV e filmes, ninguém resiste ao charme das casinhas coloridas de Samatya. Muitas lojinhas e igrejas históricas dão o charme ao bairro.

Torre de Galata

Uma torre linda de pedras no bairro de Galata, no norte do Corno de Ouro. Foi construída em 1348 no ponto mais alto da citadela de Galata e hoje é um dos principais pontos turísticos de Istambul. Gostoso é chegar ali e tomar uma cerveja ou almoçar num dos restaurantes em volta. Prepare-se para agito.

 

Conteúdo produzido em parceria com a Turkish Airlines. Mas, como sempre, as opiniões são pessoais da Amanda Noventa.

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$179