São João Del Rei foi construída e povoada na mesma época que Tiradentes, durante o ciclo do ouro (séc. XVIII), e foi uma das cidades mais ricas de Minas Gerais. Os traços coloniais permanecem até hoje no centro histórico que foi descaracterizado com o crescimento urbano, mas que mesmo assim merece a visita.
A cidade é grande, porém em poucas horas, e a pé, é possível percorrer as principais atrações sem precisar estar hospedado lá. Se preferir se alojar em São João você pode encontrar preços mais baixos do que em Tiradentes, mas a estrutura turística do povoado vizinho é muito melhor. Meu conselho: fique em um hotel em Tiradentes e visite São João Del Rei em uma manhã ou tarde de sábado.
Veja agora todas as dicas, clicando nos links abaixo 🙂
Onde ficar: pousadas em São João del Rei
Caso prefira ficar hospedado em São João del Rei, a cidade conta com ótimas opções também. Dá uma olhada!
- Pousada Beco do Bispo: Com uma localização privilegiada para quem visita a cidade, a pousada Beco do Bispo dispõe de uma piscina ao ar livre, lareira e acesso gratuito à internet sem fio (wi-fi). As acomodações possuem ar-condicionado, frigobar e televisão.
- Pousada Rotunda: Avaliada no Booking com nota 9,2 a pousada está situada a apenas 600 metros da Estação Ferroviária de Tiradentes e muito próxima dos principais pontos de interesse da cidade. A pousada oferece piscina, sauna e salão de jogos, nos quartos, frigobar, televisão e ar-condicionado. O wi-fi e o estacionamento são gratuitos. Não deixe de ver a maria-fumaça virando na rotunda que fica na frente do hotel, é só subir na cobertura onde está a piscina.
Como chegar em São João del Rei
De carro
- Saindo de Belo Horizonte: são 188 km. Saia pela BR 040, em direção ao Rio de Janeiro. Depois de passar por Congonhas, pegue a BR 383. Siga as placas para chegar na cidade.
- Saindo de Ouro Preto: são 155 km. Saia pela MG 129 em direção à BR 040 (direção para o Rio de Janeiro). Pegue a BR 383. Siga as placas para chegar na cidade.
O trajeto mais interessante vindo de BH ou de Ouro Preto, inclui um desvio de 7 km para ver os profetas de Aleijadinho em Congonhas. Nesse caso, ao chegar à BR 040 vire à direita até Congonhas. Reserve 1 hora para a visita.
- Saindo do Rio de Janeiro: São 336 km. Saia pela BR 040 (Rio-Petrópolis). Depois de passar por Juiz de Fora e contornar Barbacena, saia pela BR 265, com direção a São João Del Rei e Lavras. Siga até São João.
- Saindo de São Paulo: São 471 km. Saia pela BR 381 (em São Paulo conhecida como Fernão Dias). No km 688, pegue a BR 265, com direção a Lavras. Siga até São João Del Rei.
De ônibus
- De Belo Horizonte, em 3 horas e meia de viagem com a Viação Sandra.
- De Ouro Preto, em 3h45 de estrada, com a Viação Útil.
- Do Rio de Janeiro, é a Viação Paraibuna e a viagem dura em média 5 horas.
- Em São Paulo, saindo do Terminal Rodoviário do Tietê a Viação Útil faz o trajeto em cerca de 9 horas de viagem.
Passeio de maria-fumaça
Se você está hospedado em Tiradentes, o passeio de maria-fumaça é garantido, e a Estação São João Del Rei, construída no século XIX, vale a visita. A rota da maria-fumaça foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II e passa pela região chamada Campo das Vertentes. O passeio de 12 quilômetros dura cerca de 45 minutos e durante a viagem é possível avistar a Serra de São José e o Rio das Mortes.
O passeio só está disponível aos finais de semana e costuma lotar, mesmo assim é uma delícia. Compre a passagem com antecedência (na véspera) nas estações de Tiradentes ou de São João Del Rei. Como não há lugar marcado, chegue mais cedo na plataforma para garantir um bom assento – no sentido Tiradentes-São João, sente do lado direito do trem, no sentido contrário sente do lado esquerdo para ter a melhor vista. Para maiores informações, valores e horários, visite o site da companhia ferroviária.
São João del Rei: o que fazer em 1 dia
Em um dia você consegue ver os principais pontos turísticos de São João del Rei. Para te ajudar a chegar lá e não ficar perdido, separei os principais lugares para visitar na da cidade.
- Museu Ferroviário: para quem chega de maria-fumaça, comece o passeio pelo museu que fica na própria estação. O acervo reúne relíquias da Estrada de Ferro Oeste de Minas, incluindo sua primeira locomotiva, de 1880.
- Igreja São Francisco de Assis: foi construída no final do século XVIII a partir de desenhos de Aleijadinho. O jardim da igreja é super bonito, cheio de palmeiras, bom pra dar uma descansadinha antes de caminhar pelas ruas do centro histórico.
- Igreja Nossa Senhora do Rosário: porta de entrada para o centro histórico da cidade.
- Catedral Nossa Senhora do Pilar: a construção da capela da padroeira da cidade foi iniciada por volta de 1721. A igreja é suntuosa, o altar é super ornamentado.
- Rua Getúlio Vargas: a melhor e principal rota para as principais igrejas e para admirar os casarões e construções históricas da cidade, como o Solar dos Neves, antiga residência da família de Tancredo Neves ou o edifício onde funciona o Museu de Arte Sacra de São João Del Rei.
- Igreja Nossa Senhora dos Mercês: fica no alto do bairro, e você tem uma vista legal da cidade.
- Memorial Tancredo Neves: para saber mais sobre a vida do político e de sua família, uma das mais ricas e famosas da cidade.
Onde comer em São João del Rei
Um casarão colonial com vista privilegiada para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo abriga o restaurante Taberna d’Omar, de cozinha regional e cervejas artesanais. Se você quer dar um tempo das iguarias mineiras, outras opções como risotos, sanduíches e massas figuram no cardápio sazonal e caprichado. É eleito por muitos como o melhor restaurante da cidade.
Perto da Igreja de São Francisco de Assis, o Restaurante Dedo de Moça tem cardápio variado, os quitutes regionais são as estrelas, mas há opções para todas as vontades, os pratos são muito bem servidos.