Canion Fortaleza em Cambará do Sul

Cambará do Sul: roteiro pelos cânions da Serra Gaúcha

Cambará do Sul é conhecida como a terra dos cânions no Brasil e está a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre. Porém, as paisagens são bem diferente de uma cidade para outra. 

Neste destino da Serra Gaúcha, o foco é curtir atividades ao ar livre, relaxar em meio a áreas de mata nativa e admirar as belezas naturais. E é ali que estão os famosos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza.

São cenários bem bonitos que, inclusive, já foram palco para grandes produções da Rede Globo como a série A Casa das Sete Mulheres. 

Dicas gerais

Qual a distância entre Gramado e Cambará do Sul

Cambará do Sul casa muito bem com um roteiro que inclua a cidade de Gramado, que está a 120 quilômetros de distância. O trajeto leva umas duas horas. 

E há serviços de traslado entre os dois destinos de gaúchos, mas também é tranquilo ir por conta se estiver com carro alugado. Por outro lado, não há ônibus que conecte as duas cidades diretamente. 

Quando ir para Cambará do Sul

Assim como acontece em outros destinos da Serra Gaúcha, a alta temporada é no inverno. Ou seja, entre junho e setembro. Nesse período é mais difícil chover e os dias costumam ter céu limpo, o que é ideal para ter boa visibilidade no topo dos cânions. 

Além disso, as temperaturas caem e podem chegar facilmente a menos de 10°C – é uma delícia curtir o entardecer em volta da fogueira. Já no verão, entre dezembro e março, o clima esquenta e fica mais fácil encarar o banho de cachoeira. Os meses mais quentes são janeiro e fevereiro, com temperatura média de 22°C.

Uma dica para conseguir o melhor dos dois mundos é ir no começo ou no final do outono e primavera. Como são estações transitórias, crescem as chances de evitar pancadas de chuvas e ainda encontrar temperaturas amenas.  

Quantos dias ficar em Cambará do Sul

Há quem faça apenas um bate-volta de Gramado para conhecer o cânion Itaimbezinho. Pode ser uma ideia se o tempo for limitado. Porém, o ideal, é se programar para ficar três dias no mínimo em Cambará do Sul. Assim, dá tempo de conhecer os cânions principais e ainda fazer, pelo menos, algum passeio que inclua banho de cachoeira ou de rio. 

canion em cambará do sul

Cambará do Sul: pousadas

Confesso que em Cambará do Sul eu acho que vale muito a pena investir na hospedagem, por que o hotel escolhido acaba sendo uma atração também. Como é o caso do Parador Casa da Montanha, que fica na zona rural, a uns 9 quilômetros do centro. Os hóspedes ficam imersos na natureza. 

Já para quem prefere ficar no centro, as Cabanas Brisa dos Canyons são bem recomendadas e estão a apenas 500 metros da Estação Rodoviária de Cambará do Sul. Também na cidade, outra dica é a  Pousada Morada da Serra

Outros hotéis em Cambará do Sul

hotel parador casa da montanha em cambará do sul

 

O que fazer em Cambará do Sul

Na região de Cambará do Sul, divisa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, estão os cânions mais famosos do Brasil. Eles fazem parte de dois Parques Nacionais, o Aparados da Serra e o Serra Geral, as principais atrações do destino. 

CANION ITAIMBEZINHO. Este cânion é um dos mais famosos de Cambará do Sul e, por isso, conta com uma das melhores estruturas de acesso. Ele integra o Parque Nacional Aparados da Serra e o acesso inclui vias de trekking sinalizadas e até trechos pavimentados. 

A Trilha do Vértice é a favorita do visitantes por oferecer vistas interessantes do cânion Itaimbezinho, cachoeiras e áreas de Mata Atlântica. O ponto mais alto está a 720 metros de altura acima do nível do mar. Você não paga ingresso para entrar, o passeio pode ser autoguiado e não exige grande esforço físico. 

Por outro lado, ainda no Parque Nacional Aparados da Serra, existe a Trilha do Rio do Boi que adentra o cânion Itaimbezinho em um passeio que leva basicamente o dia todo. Pelo leito do Rio do Boi, passa ainda por cachoeiras e rios. Vale dizer ainda que essa trilha é única com áreas liberadas para banho dentro do parque. Lembrete: bom condicionamento e disposição são indispensáveis nesta atividade, porém o visual compensa.

canion itaimbezinho em cambará do sul
Canion Itaimbezinho

CANION FORTALEZA. Outro protagonista do turismo de Cambará, o Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral. Por aqui, existem três trilhas superiores e uma interior, já na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Fiz apenas a trilha do Mirante, que é a principal e leva ao topo da formação em uns quarenta minutos de caminhada. São só dois quilômetros, mas há trechos irregulares e estrada de terra. Além disso, você vai parando para tirar fotos. 

O topo fica a mais de 1.000 metros, então nos dias de céu azul dá para ver muita coisa. Dos paredões e os platôs das formações à frente até uma pequena cachoeira.

Canion Fortaleza em Cambará do Sul
Canion Fortaleza

CANION DO MALACARA E PISCINAS NATURAIS. As piscinas naturais do Cânion Malacara fazem parte do complexo de cânions do Parque Nacional da Serra Geral. O turista passa pela fenda do cânion, contorna o chão de pedras até chegar a uma das maiores piscinas do destino. Pronto, hora de dar um mergulho. 

A entrada da trilha do Cânion Malacara fica a pouco mais de 5 km do centro do município de Praia Grande (SC), a 25 quilômetros de Cambará do Sul. Esse passeio exige acompanhamento de guia e tem nível moderado, mas é bem mais tranquilo que a Trilha do Rio do Boi. 

piscinas naturais Cambará do Sul

Cachoeiras em Cambará do Sul 

Para sair do básico, depois dos cânions, programe-se para para fazer circuitos por cachoeira, rios, especialmente no verão. Assim, as paradas para banho serão ainda mais tentadoras durante as caminhadas.  

CACHOEIRA DOS VENÂNCIOS. Localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade, a cachoeira dos Venâncios é um dos pontos mais significativos do roteiro. São quatro quedas de água cristalina, rodeadas por mata nativa. Formada pelo Rio Camisas,  que nasce dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, a Cachoeira dos Venâncios fica na divisa das cidades de Cambará do Sul e de Jaquirana.

CACHOEIRA DO NASSUCAR. Ao norte do município de Cambará do Sul, esta cachoeira é formada pelo Rio Santana e chega a 60 metros de queda. O acesso à atração é feito pela Fazenda Santana geralmente em um passeio a cavalo. O percurso todo dura em média duas horas. 

cachoeira no canion itaimbezinho em cambará do sul

Onde comer em Cambará do Sul 

Não vão faltar delícias da serra gaúcha durante a sua viagem. Abaixo os restaurantes que eu mais gostei de conhecer:

RESTAURANTE GALPÃO COSTANEIRA. Neste casarão de madeira, tem comida simples campeira e, às vezes, rolam até apresentações musicais. Veja o Facebook do restaurante.

SABORES DA QUERÊNCIA. Café e loja de geleias. São mais de dez sabores de frutas como amora, mirtilo, laranja com gengibre… Há ainda as opções de tempero, entre elas a de alecrim e de pimenta. Geralmente quem recebe os turistas para degustações e boas conversas é a própria dona, a Claudia. Ela criou o local com o marido há mais de oito anos.  Site: saboresdaquerencia.com.br

POUSADA BOCA DA SERRA. Cafés, pães de queijo e outros lanchinhos perto do Parque Nacional Aparados da Serra. Veja o Facebook do lugar: facebook.com/paradorbocadaserra

sabores da querencia em cambará do sul
Sabores da Querencia é uma delícia de lugar!

O que fazer à noite em Cambará do Sul

A cidade de Cambará propriamente dita é pequena e pode gerar um leve desapontamento para quem procura vida noturna agitada. De qualquer forma, o ponto de encontro entre turistas e locais é o Du Perau Pub Bar, que serve de lanches e boas cervejas. 

O que vestir em Cambará do Sul

No verão ou no inverno, a mala deve contar com sapatos confortáveis para trilhas, uma jaqueta corta-vento ou ao menos um casaquinho. Além de calças e camisetas para encarar as trilhas. Lembrando que elas devem sujar bastante, pois há vários trechos de terra e eu evitaria as peças claras. No quesito acessórios, não pode faltar um boné e uma mochila para carregar suas coisas, mas ficar com as mãos livres. 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$200