13 dicas práticas para fazer a mala ou mochila de viagem bem compacta

As pessoas sempre me perguntam como consigo fazer uma mala enxuta. A verdade é que não sou nem uma expert. Eu só consigo fazer as malinhas porque eu odeio ficar carregando muita coisa e fui aprendendo com a prática como fica mais fácil e melhor de levar tudo.

Eu também sou super minimalista com relação a tranqueiras. Tenho pouca, levo pouca. Para conseguir fazer malas enxutas também o primeiro passo é você desapegar…

Coloquei aqui algumas dicas que aprendi com as viagens que tenho feito por aí. Espero que você aproveite.

1. Como dobrar a roupa na mala sem amassar muito?

Dizem por aí que a melhor técnica é você não dobrar muito as roupas. Eu tenho feito isso e gosto bastante. Já não gosto de fazer rolinhos porque além de ocupar muito lugar na mala, amassa muito as roupas.

Para a mochila, eu dobro da forma convencional e vou encaixando.

mala-amanda-viaja

2. Vale a pena usar aqueles sacos que deixam a roupa à vácuo e ocupam menos espaço na mala?

Vale a pena principalmente se você precisar levar roupas volumosas, como as de inverno, por exemplo. Os que realmente funcionam são aqueles que tem um espaço para a entrada de um aspirador de pó. Assim você consegue retirar o ar e o saco não abre depois (eu tenho os dois, com entrada para o aspirador e sem – os que não tem, acabam abrindo no meio da viagem, entra ar e aí não adianta nada). O único problema desses sacos é que, quando a vácuo, eles ficam com um formato indefinido e acabam ocupando espaço na mala do mesmo jeito.

fazer-mala-amanda-viaja

3. Lavar roupa na viagem é uma boa ideia?

Pode ser uma boa ideia quando você vai passar muito tempo viajando e não dá pra levar muitas roupas. Na Ásia, por exemplo, você consegue lavar roupa por R$5/kilo. Muitos outros hostels pelo mundo também têm lavanderia ou fazem o serviço de mandar a sua roupa para lavar. Em cidades maiores também é fácil encontrar lavanderias comerciais pela cidade.

4. Como levar roupa de inverno na mala sem ocupar muito espaço?

A melhor solução seria colocar os casacos em sacos para embalar à vácuo. E outra coisa importante: não tenha medo de repetir o mesmo casaco em vários dias da viagem. Você pode abusar dos acessórios (gorro, chapéu, cachecol) que ocupam menos espaço e repetir mais o casaco.

fazer-mala-amanda-viaja

5. Como fazer mala para inverno e verão na mesma viagem?

Eu, minimalista que sou, levaria apenas uma casacão se o lugar fosse muito frio, uma calça e algumas echarpes ou cachecóis diferentes para mudar o look. Eu acho que a mala não precisa dobrar de tamanho. Você tem que fazer inverno e verão caberem na mesma mala e não dobrar a quantidade de mala. A melhor coisa a fazer é levar somente a prioridade de verão e prioridade de inverno.

6. Vou fazer intercâmbio para um lugar de inverno. O que levar?

No caso do intercâmbio, se você for chegar no inverno, vá só com um agasalho e uma bota. Nós, no Brasil, não somos preparados para um invernão portanto nunca sabemos direito como nos vestir para um inverno tão rigoroso. E quando você chega lá fora, vê que existem botas especiais, casaco muito mais grosso do que existe normalmente por aqui, ciroulas (sim!), luvas, gorros, etc. E tudo mais barato do que aqui no Brasil. Portanto se preocupe apenas em chegar lá. E chegando você vai atrás de comprar algumas coisas. É sempre legal pedir a opinião de um local para saber onde é melhor comprar.

7. Como despachar bebida em voo internacional?

Existem alguns suportes e malas especiais para bebida. Mas se você não tiver acesso a isso, a melhor maneira é deixar a garrafa bem apertada no meio das roupas. Se tiver uma toalha para embrulhar, melhor ainda. Mas mantenha tudo bem apertado. Se houver mais de uma garrafa, cuidado para não deixar vidro com vidro em atrito porque corre o risco de quebrar. Melhor deixar as duas separadas. E não tem problema nenhum despachar bebida. Você só não pode levar com você no bagageiro (a não ser que seja do freeshop).

mala-amanda-viaja

8. Como levar um chapéu na mala sem amassar?

A melhor maneira é você colocar coisas dentro do chapéu. Deixe ele retinho na mala e encha de meias, calcinhas ou roupas.

mala-amanda-viaja-1

9. Precisa levar toalha?

Eu não levo. Os hotéis hoje têm toalhas e os hostels costumam oferecer gratuitamente ou para alugar a um preço barato. Então eu prefiro não levar do que ocupar muito lugar na mala.

10. Levo shampoo e condicionador ou compro lá?

Eu levo, mas em potinhos pequenos. Se faltar, eu compro ou me viro com que tem na hospedagem. Lembrando que eu sou super minimalista/simplista para essas coisas e durante a viagem não fico me preocupando se estou usando o shampoo mais apropriado para o meu cabelo.

mala-amanda-viaja

11. E maquiagem?

Eu levo um pó, um protetor labial e um rímel. Como meu protetor solar já tem base, não levo base nenhuma.

Você não precisa levar sua penteadeira inteira de maquiagem. Leve somente o essencial, aquilo que é certeza que você vai usar.

12. E perfume?

Eu tenho um bem pequeno que só para as viagens. Se você não tiver um assim, coloque o seu dentro de um frasquinho. Lembre-se: você não precisa de várias opções de perfume e nem levar aquele mais importante de todos da vida. É viagem! Seja leve.

mala-amanda-viaja-2

13. Como levar somente uma mala de mão, sem precisar despachar?mala-amanda-viaja

Para uma viagem internacional, existe uma série de regras para poder levar a mala como carry on, na cabine com você. Cada líquido pode ter no máximo 100ml e devem caber num daqueles saquinhos plásticos. Também não pode haver nenhum objeto cortante.

E para levar apenas uma malinha de mão você tem que ser minimalista. Vou te dar um help para isso:

  • Você não precisa levar dois shorts jeans para uma viagem de uma semana. Eles ocupam espaço. Leve um jeans e se precisar, leve um de material mais leve. Ou uma saia. Eu gosto, na verdade, de levar vestidos leves porque é uma peça só, fininho e assim ocupa menos espaço e pesa menos.
  • Leve blusinhas para combinar com o shorts. São elas que vão deixar seu look diferente todos os dias.
  • Abuse dos acessórios: lenços, faixas de cabelo, chapéu, boné… Eles ajudam o look a ficar diferente também.
  • Monte a combinação dos looks antes de viajar. Assim você já vai com tudo separadinho e sem risco de faltar ou sobrar. Eu gosto de já levar separado o que vou usar de dia e à noite. E, claro, repetindo algumas peças.
  • Se você tem intenção de sair à noite, leve peças que possa usar durante o dia também.
  • Eu prefiro levar sapatos e sandálias sem salto. Acho mais confortável, ocupa menos espaço na mala e você pode usar à noite e de dia.
  • Não precisa levar variações do mesmo: vários shorts, várias sandálias, vários casacos… É um de tudo e olha lá.
  • Você vai levar kit manicure só se for louca. Leve uma lixa (alicate não pode se você não quiser despachar a mala).
  • Lembre-se: você está viajando. Ninguém liga para as suas roupas e é loucura você querer se vestir como se estivesse na sua cidade. Seja criativo.

Escolhendo a mochila

Eu comprei a minha mochila pela Amazon e foi vantajoso pelo preço (na época custava US$90 e agora vejo pela ilustração abaixo que aumentou). Mas quando ela chegou em casa, não era do jeito que eu queria. O ideal é você experimentar numa loja (a mochila cheia), ver se ela cabe direitinho em você e então comprar. Pode até ser pela internet, mas o ideal é experimentar “ao vivo” primeiro.

mochila-amanda-viaja

Não adianta eu dizer aqui pra você qual é a melhor mochila porque ela pode não ser exatamente a melhor para você. No entanto, existem algumas marcas bem legais para isso: Deuter, High Sierra, REI, The North Face e recentemente conheci a Minaal (uma mochila diferente do que existe por aí, que nunca usei, mas achei bem interessante). Mas não significa que outra marca que você tenha encontrado não seja legal (essas que eu citei são apenas as que eu conheço).

Existe também uma maneira ideal de distribuir as coisas na mochila de acordo com o peso. Peguei essa foto abaixo do hikingtrail.com pra você ter uma ideia, sendo que: heavy = pesado, medium = médio, lightweight = leve e sleeping bag = saco de dormir).

mochila-amanda-viaja

As minhas regras gerais na hora de fazer mala

  • Não levo absolutamente nada de valor na mala que despacho. Dinheiro, eletrônicos e documentos vão todos numa mochilinha de mão comigo.
  • Tenho cadeado para trancar a mala que vou despachar ou para usar num armário de hostel.
  • Meu kit sobrevivência: álcool gel, lenços umedecidos, remédio para dor de cabeça, dor muscular e anti-alérgico.
  • Além da mochila ou mala, é legal você levar uma outra mochilinha para ficar rodando durante o dia.
  • A dica mais importante: não há NADA que você realmente precise além de passaporte e dinheiro. Qualquer outra coisa que você precisar, consegue encontrar na estrada.

4 Comments

  1. Camila ramos

    Meu Deusss esse novo formato do blog tá tudo de bom!!!! Amanda, minha pergunta pra você é sobre seguro viagem. Vc faz? Se sim, com que empresa e quanto custa? Amo esse blog.

    • Oi Camila! Obrigada! Que bom que gostou 🙂 Então, pra ser sincera, eu faço seguro dependendo da viagem. O meu cartão de crédito tem o benefício de seguro-viagem, mas sei que é meio burocrático caso precise usar (eu tenho que pagar e depois me reembolsam). Mas se é uma viagem mais “perigosa”, eu acabo fazendo para ir mais tranquila. Até hoje fiz com a Infinity, mas não sei te dizer se é bom porque nunca precisei 🙂 Beijo

  2. Amanda,
    Esses remédios que Vc citou são os mesmos que preciso levar. É tranquilo levar na mala de cabine ? Pensei em levar um blister de cada remedio. Nao vou despachar ao sair do Brasil. Obrigada.abraço.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*