5 erros que cometi na minha viagem a Machu Picchu

5 erros que cometi na minha viagem a Machu Picchu

Sabe como é… às vezes você vai viajar, não pesquisa direito, não faz um planejamento e quando chega lá… oops!

Eu errei muito na minha viagem para Machu Picchu. Confesso que não me planejei direito e na verdade nem estava tão empolgada assim antes de ir. Indo sozinha só piora as coisas porque não tem ninguém para ajudar na hora de não saber o que fazer. O jeito é fazer amigos… 

Mas queria contar pra você quais foram os erros que eu cometi nessa viagem para que você não cometa também.

1. Peguei o primeiro táxi que vi no aeroporto. 

O meu hostel já havia se oferecido para me pegar no aeroporto por U$5. Mas pensei que conseguiria um mais barato no aeroporto. Cheguei super cansada de viagem, fazia duas noites que não dormia e tudo o que eu queria era chegar no hostel. Conclusão: paguei US$20 pelo táxi!

2. Comi e bebi no primeiro dia como se não houvesse amanhã.

Afinal eu estava no Peru, certo? Uma das melhores culinárias do mundo. E nada melhor do que um pisco sour (a caipirinha peruana) para acompanhar os pratos. Pois é… só que não. Passei super mal! Fui almoçar em um restaurante sensacional (como a maioria em Cusco) e não me poupei de entrada, pisco sour, prato principal (que é sem miséria) e uma cerveja Cusqueña para acompanhar. Ao final do almoço minha pressão baixou e tudo começou a ficar preto. Fui ao toilette colocar água na nuca e graças aos deuses incas eu já tinha comprado folha de coca. Enfiei um punhado na boca e masquei, masquei, masquei até que tudo foi voltando ao normal. Depois aprendi que como Cusco tem 3400 metros de altitude, é indicado que você não coma muito e nem beba muito (álcool, óbvio) no primeiro dia por lá. Ou o risco de você sofrer com o soroche (mal de altitude) é grande.

cusco-machu-picchu-amanda-viaja

3. Não comprei o ingresso do parque de Machu Picchu antecipado. 

Aliás, nem sabia que deveria comprar! Só havia comprado o ticket do trem e boa. Mas quando cheguei no hostel e conheci um brasileiro, ele já me deu esse toque e me ajudou a comprar a entrada do parque pela internet. Eu ia no dia seguinte à Machu Picchu e corria um sério risco de chegar lá e não conseguir entrar. As entradas do parque são limitadas.

cusco-machu-picchu-amanda-viaja

4. Peguei um quarto privado no hostel

Um tal quarto chamado de matrimonial. Esse não foi exatamente um erro, pois eu não sabia exatamente o que iria encontrar no hostel. Se soubesse que teria tanta gente bacana e que o hostel era tão bom, teria ficado no quarto comunitário e economizado uma grana maior ainda. Mas eu recomendo a qualquer pessoa que esteja na dúvida do que fazer. Você também sempre pode chegar lá e mudar a reserva se houver vagas nos quartos.

Veja aqui o hostel onde me hospedei em Cusco.

cusco-machu-picchu-amanda-viaja

5. Não ter ido a Lima

Pois é, minha passagem promocional era para Cusco com stop over em Lima. E eu deveria ter aproveitado isso e passado pelo menos dois dias em Lima. Depois tanta gente me falou bem de lá, que me arrependi de não ter feito isso.

cusco-machu-picchu-amanda-viaja

10 Comments

  1. Primeiro gostaria de informar que curto seu blog faz tempo e me inspirou a viajar sozinha., foi incrível minha viagem ano passado para Deserto do Atacama e Salar de Uyuni (SOZINHA rs ), uma pena que você foi depois e não peguei as dicas.

    Aaaahhh eu mandei uma mensagem no facebook achando que não fosse responder…..SIM respondeu 🙂 obrigada pela atenção.

    Claro….lendo sua matéria novamente….chegou a hora de ir para Machu Picchu 🙂
    Pretendo ir em Outubro.

    1. Quero ficar no mesmo hostel LOKI, ontem entrei no site e tem um quarto triplo e como vou com uma amiga, acho que vai sair mais barato e somente mais uma pessoa! tranquilo! Pensei chegar lá na quarta-feira e ficar até segunda-feira. O que acha?
    2. Você não cansou muito fazendo o passeio ida e volta no mesmo dia para Machu Picchu? Não pretendo fazer a trilha.
    3. Tem alguma diferença de valores do parque para dias de semana ou final de semana?

    Obrigada Amanda 🙂

    • Oi Herika,

      Vamos lá:

      1. Acho super tranquilo
      2. Cansei porque acordei super cedo, umas 5 da manhã. Mas o parque em si não cansa porque é só uma voltinha mesmo. Mas dê uma olhada no meu guia de Machu Picchu aqui no blog que eu sugiro uma rota diferente da que eu fiz, que é indo pelo boleto turístico para o Vale Sagrado e de lá pegar o trem para Aguas Calientes, dormir lá, ver Machu Picchu e voltar para Cusco.
      3. Eu acho que para os ingressos do parque não tem diferença de valor, mas acho que tem para o trem. Dá uma conferida.

      Beijão e boa viagem!
      Amanda

  2. Olá!

    Obrigada pelas super dicas! Estou me programando para ir ano que vem e foi muito bom saber sobre esses pontos essenciais.

    Abraço!

  3. Olá Amanda, tudo bem?
    primeiramente parabéns pelo blog, ótimas dicas.

    É uma experiência agradável para viajar para Machu Picchu, onde você tem a oportunidade de ver paisagens muito bonitos e interessantes, também você deve têm muito energia para chegar lá e desfrutar das maravilhas de Machu Picchu.

  4. Boa tarde Amanda,

    Estou pensando em viajar para Machu Picchu em breve, porem não sei se seria melhor ir por alguma agencia de viagens ou se sairia mais barato viajar por conta, você poderia me dar sua opinião a respeito?
    Vou viajar com o meu noivo, seria bacana ficar no hostel onde você ficou?

    Gostei muito do seu blog, vou ler sempre suas postagens.

    Obrigada abraços.

    • oi Gabriela,
      Vai do perfil de viajante. Tem gente que gosta de organizar sua viagem sozinho e tem gente que prefere pagar para alguém fazer isso. Se sai mais barato também depende do seu perfil – se for perfil super econômico, sai mais barato.
      O hostel que eu fiquei é bacana, mas é um party hostel com festas e para conhecer gente. No entanto, existem bons quartos privados. Se vocês forem de um perfil mais descolado, pode valer a pena
      beijão

  5. Olá Amanda,

    Gostaria de saber em qual hostel você se hospedou em Cusco.

    Obrigada

  6. Ola,
    Vou em julho para Machu Pichu. Esse passeio do boleto turistico voce comprou aonde? No proprio Hostel?
    Estou tentando organizar sozinha a viagem porque por agencia esta ficando muito caro. Alem desse hostel, tem outros que voce recomenda?
    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*