• Menu
  • Menu

Rainbow Mountain no Peru: tudo o que você precisa saber

A Rainbow Mountain no Peru, conhecida localmente como ‘montanha Vinicunca’ ou de ‘7 colores’ é uma atração relativamente nova na região. O passeio foi aberto em 2016 e se tornou famoso por ser uma trilha difícil por conta da altitude e ao mesmo tempo uma das paisagens mais lindas da região (na minha opinião, a mais linda).

Como chegar na Rainbow Mountain no Peru

Desde junho de 2018 a trilha é outra e ficou mais curta e mais fácil (eu fiz a roots mesmo, antes dessa mudança, mas vou contar aqui como ficou com a nova).

O problema da montanha é que ela fica a 3 horas de Cusco. A melhor maneira de chegar lá é contratando um transfer através de uma agência. É um passeio de um dia.

Com a agência Qorianka o roteiro fica assim:

  • saída de Cusco às 4h (a van passa pegar no hotel);
  • 3 horas de viagem na van até chegar ao povoado próximo à montanha. Ali toma-se o café-da-manhã;
  • mais uns 15 minutos até chegar na entrada da trilha da montanha;
  • trilha de 6km (ida e volta) num tempo que varia de pessoa para pessoa;
  • volta para almoço no povoado
  • volta para Cusco, com chegada prevista no hotel às 18h30
Na nova rota da Rainbow Mountain esse portão de entrada não existe mais. Que pena! Achava ele tão bonitinho 🙁

O ideal, portanto, é se hospedar em Cusco e incluir a visita a Rainbow Mountain durante sua viagem ao Machu Picchu.

Altitude da Rainbow Mountain no Peru

A Rainbow Mountain tem pouco mais de 5 mil metros de altitude (é muita coisa) e você vai ver uma plaquinha informando quando chegar neste marco.

Rainbow Mountain: preço

Para entrar na Rainbow Mountain em si, é barato – 10 soles. O problema é que você tem que pagar um transfer para chegar até lá e, se quiser, um guia.

A Qorianka tours é a agência que eu utilizei e que recomendo para fazer esse tour. Os guias Max e Omar foram perfeitos e todo mundo adorou a assistência deles. Foi cobrado US$40 pelo passeio incluindo: transfer, guias, café-da-manhã, ingresso e almoço (bom!). Vale a pena!

Eu recomendo um guia se você estiver insegura. Não porque você pode se perder (o caminho é tranquilo quanto a isso), mas porque ele pode te ajudar na subida se você passar mal. Os nossos guias levaram latas de oxigênio, álcool e água florida para espantar o mal de altitude. E tudo isso foi utilizado pelo pessoal do meu grupo frequentemente.

Existe a opção de fazer a montanha a cavalo (não é muito legal porque eles parecem bem explorados).O preço varia de acordo com a distância que você ainda tem a ser percorrida. Começa em 80 soles e vai caindo.

no caminho da Rainbow

Rainbow Mountain no Peru: é difícil?

Eu sou sedentária e pra mim foi muito difícil. Mas o nível de intensidade varia de pessoa para pessoa. Algumas coisas que você pode sentir:

  • mais cansado e ofegante o tempo todo (a maioria das pessoas se sentem assim)
  • dor de cabeça (a maioria das pessoas sente, devido à altitude)
  • enjoo
  • todos esses acima acima

Não é incomum ver pessoas reclamando ou passando mal. A altitude pega todo mundo de uma maneira ou outra.

Não é fácil. Mas a paisagem é linda!

Foto de junho/2019 com a subida bem lotadinha

E os cavalinhos?

Quem preferir pode fazer a trilha com um cavalo. Há controvérsias nessa opção porque eles parecem bem explorados pelos locais que trabalham ali e dá bastante pena. Vários são oferecidos pelo caminho e o preço varia de acordo com a distância que você ainda tem a ser percorrida. Começa em 80 soles e vai caindo. Mas atenção: o cavalo não sobe até o fim, tá?

Rainbow Mountain no Peru: o que levar e como se vestir

Eu fui no fim de maio pra Rainbow Mountain e o meu guia tocou o terror com relação ao frio. Fui cheia de roupa, segunda pele, balaclava e tal. Mas acontece que durante a subida deu um calorão e fui tirando o cachecol, a blusa de baixo…

Mas vamos ao que é realmente importante levar na sua mochilinha no dia da rainbow mountain:

  • água
  • álcool gel (esfregue nas mãos, inspire e alivie a dor de cabeça. Funciona)
  • chocolate (muitos. Eles dão energia e são altamente recomendados)
  • protetor solar
  • protetor labial
  • boné
  • jaqueta de inverno
  • uma blusa por baixo da jaqueta que você possa tirar no meio do caminho
  • calça confortável para trilha
  • meia calça
  • bota ou tênis adequado (não precisa comprar a bota se não quiser, mas o tênis deve ser resistente)
  • gorro (provavelmente vai tirar no meio do caminho, mas às 4 da manhã vai bem)
  • luvas (provavelmente vai tirar no meio do caminho, mas às 4 da manhã vai bem)

A Rainbow Mountain é o lugar que eu achei mais maravilhoso na região. Mas também o mais difícil de chegar. Eu é que não quero te assustar, mas é pior do que você imagina. São 14km de caminhada em montanha íngreme a 5 mil metros de altitude (esquece aquele papo de que 400m são planos. Nesse pedaço você já está morrendo). – Quer um conselho? Pegue logo o bendito cavalinho que é oferecido no meio do caminho. Fica mais fácil de chegar e andar a cavalo também é gostoso. Você não precisa provar nada a ninguém. – Roupa apropriada é importante: bota de trilha, jaqueta de inverno, luvas e cachecol. (os meus são da @decathlonbrasil que eu gosto pelo bom preço e boa qualidade). No meio da trilha dá calor. Mas no topo faz frio. – Dá para voltar pelo Valle Rojo, que são montanhas vermelhas (últimas fotos). Adicione aí mais uns 40 minutos de caminhada. – Eu achava que fosse uma trilha sem graça até chegar na montanha, mas a trilha inteira tem paisagem deslumbrante. Mesmo. Fiquei feliz de ter chegado até o fim pra ver a montanha. É maravilhosa. Mas fazer de novo? Nem pensar🤚 #AmandaViajaPeru #AmandaNoRole @roleviagens

Uma publicação compartilhada por Amanda Noventa (@amandanoventa) em

Valle Rojo: logo ali depois da Rainbow

Agora está mais fácil visitar o Valle Rojo que fica a mais meia hora de caminhada pra ir e mais meia para voltar da Rainbow. Antes era tão mais difícil chegar na Rainbow que faltava fôlego para o Valle Rojo. Mas agora esse lugar lindíssimo está mais acessível. Quem foi diz que achou até mais bonito do que a Rainbow (provavelmente por ser mais vazio e a experiência melhor).

Palcoyo: a Rainbow alternativa e mais fácil

Quem quiser passar menos perrengue, pode fazer fazer a trilha por uma montanha colorida mais curta, menos íngreme e menos lotada. Eu não estive lá, mas a paisagem parece ser um pouco diferente também visto que a montanha é mais redonda.

No entanto, é um passeio de um dia todo também. Confira a programação da agência Qorianka (que provavelmente é a mesma de todos as agências).

O transfer passa no hotel às 6h45 e faz uma viagem de 3 horas até o povoado de Combapata.

A saída para a trilha começa a uma altitude de 4790m (o topo da montanha é de 4960m). O percurso da trilha tem metade subida e metade plano. No total do percurso ida e volta são 2km. A volta do passeio para o hotel acontece por volta das 18h30.

Veja todos os posts sobre o Peru aqui

Guia Machu Picchu e Cusco: roteiro e o que você precisa saber

Onde ficar em Cusco: os melhores hotéis e hostels

Onde comer em Cusco: os 5 melhores restaurantes

5 erros que cometi na minha viagem a Machu Picchu

Fui viajar sozinha e encontrei o amor

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

[button link=”http://www.segurospromo.com.br/p/amandaviaja/parceiro?tt=resolvasuaviagem” icon=”plus-square” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]SEGURO VIAGEM
todos com desconto [/button] [button link=”http://www.easysim4u.com/?sourceCode=amandaviaja” icon=”signal” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]CHIP DE CELULAR
internet ilimitada[/button] [button link=”https://www.booking.com/index.html?aid=1208348″ icon=”home” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]HOTÉIS
hostels, pousadas[/button] [button link=”https://www.viajanet.com.br/?utm_source=(www.amandaviaja.com.br)&utm_medium=post%20patrocinado&utm_campaign=(vari%C3%A1vel)&utm_content=(vari%C3%A1vel)” icon=”plane” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]PASSAGENS AÉREAS
em até 10x[/button][button link=”https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=899″ icon=”road” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x[/button][button link=”http://www.airbnb.com.br/c/anoventa” icon=”star” color=”silver” text=”dark” window=”yes”]AIRBNB
ganhe R$100[/button]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.