Hotéis e outros tipos de acomodação em Havana, Cuba

Uma viagem para Cuba tem uma série de particularidades e uma delas é relativa à hospedagem. Pesquisar e encontrar hotéis em Havana ou em outras partes do país pode até mesmo ser um desafio, considerando que são cidades antigas e com diversas restrições.

Diferente de muitos destinos turísticos do mundo, onde a reserva está a apenas um clique de distância, a internet em Cuba não é algo assim tão comum, o que faz com que muitas hospedagens não estejam disponíveis online. As que você encontra, em sites como o Booking, muitas vezes não tem avaliações. As instalações dos hotéis tendem a ser antigas e não há muitas garantias de que estejam bem preservadas.

Além disso, por causa do embargo econômico, a presença de redes hoteleiras americanas no país é limitadíssima (apenas em 2016 foi inaugurado o primeiro hotel, do grupo Marriott). Embora os hotéis em Havana também sejam classificados com estrelas, como em qualquer lugar, muitas vezes elas não são proporcionais às nossas expectativas. Tem muito hotel 3 estrelas que pode deixar a desejar.

E isso sem falar das possibilidades alternativas de hospedagem! Para te ajudar, eu preparei um mini guia sobre acomodação em Havana, explicando onde é melhor ficar e quais os tipos de hospedagem disponíveis.

 

Bairros de Havana

A maioria dos hotéis em Havana está concentrada principalmente em três áreas da cidade: Habana Vieja, Centro Habana e El Vedado. Habana Vieja é, como seu nome sugere, a parte mais antiga da cidade, que provavelmente corresponde à imagem que você tem da capital cubana: ruas estreitas com casarões coloniais por onde circulam carros conversíveis que mais parecem relíquias.

Bairros de Havana: Habana Vieja, Centro Habana e El Vedado

O Paseo del Prado separa o centro histórico da região de Centro Habana, um bairro também antigo, porém não tão charmoso, já que aqui as marcas das décadas de abandono são mais visíveis. E como quase todos os atrativos, incluindo o emblemático Capitólio, estão no limite entre os dois bairros, não há muito o que ver para o interior de Centro Habana. Junto ao mar, no entanto, começa o Malecón, popular calçadão e avenida que se tornou um dos principais cartões-postais de Havana e que conduz ao bairro de El Vedado.

Área mais moderna, El Vedado é o polo cultural, com vida noturna animada e bons restaurantes. Apesar de abrigar o famoso Hotel Nacional, não é tão turístico quanto Habana Vieja e por isso permite ao turista se sentir mais integrado ao dia-a-dia dos moradores. Bairro de ruas longas e calçadas largas, tem como desvantagem a necessidade de usar mais meios de transporte para circular pela cidade.

 

Casas particulares em Havana

Viajantes antenados já devem saber que hotéis não são as únicas opções de acomodação em Cuba. Aliás, uma das alternativas de hospedagem mais autênticas são justamente as casas particulares. Cubanos abrem as portas do seu lar para receber estrangeiros, que têm a oportunidade de conhecer mais o modo de vida de seus anfitriões. Mas não pense que isso significa amadorismo em termos de hospitalidade, muito pelo contrário. Essas casas precisam de uma licença especial do governo para poder receber turistas e de tempos em tempos são inspecionadas para garantir padrões mínimos de qualidade.

Ao contrário dos hotéis em Havana, com ambientes e serviços padronizados, essas casas oferecem uma estrutura similar a de uma pousada, com uma atmosfera mais intimista e pessoal. Normalmente a diária tem uma tarifa fixa, que costuma variar entre 15 e 50CUC, e extras como o café da manhã ou outras refeições são cobradas à parte.

É claro que nem sempre ao ficar em casas particulares você vai ter o maior nível de conforto — muitas vezes o banheiro é no corredor ou o alojamento é em um andar superior em edifícios sem elevador. Ainda sim, pode ser mais interessante ficar em uma ótima casa particular do que em um hotel mediano.

Airbnb em Havana

Assim que as relações diplomáticas entre os Estados Unidas e Cuba foram restabelecidas, durante o governo do presidente Obama, o Airbnb logo anunciou que iniciaria suas operações no país caribenho. Dito e feito, em abril de 2015, já era possível encontrar casas de cubanos no serviço de hospedagem. Ter o inventário das casas particulares disponível online, numa plataforma intuitiva e já conhecida pelos turistas, com certeza ajuda bastante.

  • Caso nunca tenha usado o Airbnb, você pode se cadastrar através deste link e ganhar um crédito de R$130 na primeira reserva.

Pesquise aqui por acomodação em Havana no Airbnb.

 

Hotéis em Havana

Confira a seguir a minha seleção de alguns dos melhores hotéis de Havana.

Hotel Nacional Havana

O Hotel Nacional de Cuba está entre os mais famosos hoteis em Havana. Fica no bairro de Vedado e de frente para a famosa avenida Malecón. Um dos programas mais legais em Havana acontece justamente no Hotel Nacional. Toda tarde você pode assistir ao pôr do sol ali no hotel enquanto toma o melhor mojito da cidade ao som dos homens que tocam a famosa música cubana por ali. 

Consulte preços aqui

Onde ficar em Havana: no famoso Hotel Nacional

 

 

 

Hotel Tryp Habana Libre

Foi o hotel que eu fiquei em Havana, bem tradicional, na região de Vedado em Havana, que em 1959 foi ocupado pelos rebeldes de Fidel Castro que o transformaram em um quartel temporário. E de uma suíte em um dos últimos andares, Castro comandou o país. O hotel, apesar de não ficar no centro de Havana, é um bom hotel. Não é super moderno, mas acho que isso não dá para esperar de Cuba. O café-da-manhã é ótimo e ainda tem uma área da piscina enorme para você aproveitar o sol de Havana. Está entre as boas escolhas de hoteis em Havana

Consulte preços e mais informações aqui.

Hotéis em Havana: Tryp Habana Libre

Habana Vieja 55

Situado em Havana, a 4 minutos a pé da La Bodeguita del Medio, o Habana Vieja 55 dispõe de quartos com ar-condicionado. Com um terraço, esta propriedade está localizada perto de atrações como o Castelo de San Salvador de la Punta. Você pode jantar no restaurante no local ou relaxar no bar.
Todos os quartos do albergue dispõem de varanda térrea. Os quartos são completos com banheiro privativo com chuveiro e amenidades de banho gratuitas, enquanto alguns quartos também possuem área de estar. Todos contam com geladeira.
Um café da manhã à la carte pode ser apreciado na propriedade.
O andar de bicicleta está entre as atividades próximas à Habana Vieja 55.
A equipe da recepção 24 horas fala inglês e espanhol.
A Praça Velha fica a 11 minutos a pé da acomodação. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional José Martí, a 17 km da propriedade.
Old Havana está entre as boas escolhas de hoteis em Havana para viajantes interessados em músicos de rua, atmosfera agradável e música ao vivo.

Consulte preços aqui

Hotéis em Havana: Habana Vieja 55

Hostel Casa de Ania

Situado em Havana, o Hostel Casa de Ania oferece terraço, lounge compartilhado e bar. A propriedade possui recepção 24 horas e restaurante. O albergue fica a 2,2 km do Castillo San Salvador de la Punta (fortaleza) e a 2,6 km do bar La Bodeguita del Medio.
Todos os quartos possuem armário. Algumas unidades incluem cozinha compacta com lava-louças, forno e micro-ondas. As acomodações do Hostel Casa de Ania contam com área de estar.
O albergue está localizado a 2,8 km da Plaza Vieja e a 11 km do Museu Hemingway. O Aeroporto Internacional José Martí fica a 16 km da propriedade.

Consulte preços aqui

Hostel com quartos compartilhados em Haban Vieja: Casa de Ania

Melia Habana

O Melia Habana apresenta piscina ao ar livre e banheira de hidromassagem em Havana, na região de La Habana. A acomodação conta com restaurante.
Algumas unidades incluem área de estar. Certos quartos têm vista para o mar, para o jardim ou para a cidade. Todos possuem banheiro privativo. A TV de tela plana também está à sua disposição.
A acomodação apresenta recepção 24 horas e cabeleireiro. O hotel é ideal para viajantes a negócios, casamentos ou lua de mel.
Você pode usufruir do aluguel de carros no local. O Aeroporto Internacional José Martí está a 13 km.
Miramar é uma ótima escolha para viajantes interessados em praias com faixa de areia, arte e comidas locais.

Consulte preços aqui

Onde ficar em Havana, Cuba: Melia

Iberostar Parque Central

Dispondo de piscina ao ar livre e centro de spa, o Iberostar Parque Central está localizado no centro de Havana, em um edifício colonial espanhol. A propriedade possui 3 restaurantes e 2 bares no local.
Todos os quartos incluem roupões de banho, chinelos e TV de tela plana via satélite, e alguns contam com terraço ou varanda
Além disso, a propriedade oferece recepção 24 horas, instalações empresariais e academia no local.
O Iberostar Parque Central está situado a 16 km do Aeroporto Internacional José Martí e a 10 minutos a pé de destinos populares como o Bar Floridita e o restaurante La Bodeguita del Medio.
Old Havana é uma ótima escolha  para viajantes interessados em músicos de rua, atmosfera agradável e música ao vivo. Está entre as boas escolhas de hoteis em Havana

Consulte preços aqui

Onde ficar em Havana: Iberostar

Sercotel Caribbean

O Sercotel Caribbean oferece acomodações em Havana. Construída em 1955, a propriedade fica a 500 metros do Castelo de San Salvador de la Punta e a 8 minutos a pé do La Bodeguita del Medio. A propriedade está localizada no bairro de Old Havana, a 13 minutos a pé da Praça Velha.
O albergue serve buffet de café da manhã. O restaurante do hotel é especializado em cozinha caribenha e internacional.
A equipe da recepção pode ajudar você com qualquer dúvida.
O Museu Hemingway fica a 10 km do Sercotel Caribbean. O Aeroporto Internacional José Martí fica a 17 km da propriedade.
Old Havana é uma ótima escolha para viajantes interessados em músicos de rua, atmosfera agradável e música ao vivo.

Consulte preços aqui

Hotéis em Havana: Sercotel Caribbean

 

Confira mais opções de hotéis em Havana:



Booking.com

Veja aqui todos os posts sobre Cuba

Preparativos para viagem a Cuba
Primeiras impressões da viagem à Cuba
10 curiosidades sobre Cuba e os cubanos
O que fazer em Havana: dicas e melhores atrações
Guia completo de Cuba: dicas e roteiro de viagem
Como Kennedy continuou fumando os melhores charutos após decretar o embargo a Cuba

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
AIRBNB
ganhe R$100
HOTÉIS
hostels, pousadas
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
PASSAGENS AÉREAS
em até 10x
ALUGUEL DE CARRO
sem IOF, em até 12x