Como conhecer a Laguna Humantay a partir de Cusco, no Peru

Nessa minha última viagem para o Peru descobri um novo passeio a partir de Cusco que está começando a conquistar os turistas pela natureza exuberante e pela paisagem cinematográfica: a Laguna Humantay, com águas de impressionantes tons de azul e verde e rodeada por picos nevados.

Se você nunca ouviu falar sobre esse belo lago andino, abra uma nova aba no seu navegador, jogue Laguna Humantay no Google e se encante com as fotos incríveis. Vai lá, eu espero. 

Agora que você já deve estar querendo saber como chegar nesse lugar fantástico, vou explicar tudo o que você precisa saber para organizar o seu passeio a partir de Cusco.

Onde fica a Laguna Humantay?

A Laguna Humantay se encontra a 4.630 metros sobre o nível do mar, aos pés da montanha de mesmo nome, que atinge 5.470 metros. Suas águas, de um intenso azul esverdeado, vem do degelo das montanhas vizinhas, criando um cenário contrastante entre os tons terrosos e o branco da neve.

Outro pico vizinho é o Salkantay, com 6.270m. Viajantes antenados talvez já saibam que esse é o nome de um dos circuitos de trekking a partir de Cusco, que tem como destino final Machu Picchu. Com uma duração de 4 ou 5 dias, é a alternativa mais popular ao clássico Caminho Inca, que tem limite de turistas por dia e exige reserva com meses de antecedência. Durante a trilha de Salkantay você passa pela Humantay.

Mas você não precisa passar por tamanha provação para se encantar com essa paisagem. Em apenas 1 dia, é possível conhecer a Laguna Humantay a partir de Cusco.

 

Ver essa foto no Instagram

 

O #tbt de hoje é roubado. É que eu não fiz a trilha da Laguna Humantay no Peru por motivos de estar mega cansada, sem condicionamento físico e paciência de aguentar 3 horas de caminhada numa altitude de 4000m. Deixei para explorar lagunas turquesas em lugares mais fáceis 🙈 Mas as duas Maris que viajaram com o meu grupo foram mais corajosas do que eu, encararam a laguna no dia seguinte da Rainbow, me contaram tudo e eu já coloquei tim tim por tim tim lá no site 😎. LINK NA BIO ou amandaviaja.com.br/laguna-humantay . O meu maior conselho pra você: VÁ, mas tente colocar um dia leve (meio que pra descansar) entre Machu Picchu, Rainbow e Humantay pra ficar menos puxado. . Ah, a foto é sem filtro, tá? #AmandaViajaPeru

Uma publicação compartilhada por Amanda Noventa (@amandanoventa) em

Como ir até a Laguna Humantay?

O acesso a partir Cusco não é relativamente simples, mas pode ser um pouco demorado devido à situação da estrada. A primeira parte do trajeto, cerca de 100km até a cidade de Mollepata, é inteiramente asfaltado e em bom estado, apesar das muitas curvas. 

Porém, a partir dessa cidadezinha, é necessário seguir para Soraypampa, a mais de 3.900 metros de altitude, por uma estrada de terra um tanto precária. É normal levar mais de 1h para percorrer cerca de 25km. Se você não estiver de carro, existem duas possibilidades para chegar ao ponto de partida da trilha até a Laguna Humantay. 

Passeio com a agência

A solução mais fácil é naturalmente contratar um tour em Cusco. Várias agências, entre as quais a Qorianka tour, que eu pessoalmente recomendo bastante, oferecem um passeio de dia inteiro para a Laguna Humantay, por preços a partir de US$40 num tour em grupo. As empresas costumam passar no seu hotel por volta das 4h da manhã, com retorno à Cusco previsto para 18h. Inclui o transporte, café da manhã e almoço. Levando em conta o conforto e a praticidade de fazer o passeio com uma agência, considero a melhor opção.

Clique aqui para consultar outras opções de agências para fazer esse tour. Eu também recomendo essa aqui.

Por conta própria

Mas, se você quer uma dose extra de aventura, é possível fazer por conta própria. Para isso, é necessário pegar um coletivo (passagem 15 soles) até Mollepata na Avenida Arcopata, em Cusco. Depois, é preciso conseguir um carro ou taxi que leve até Soraypampa. No restaurante La Casona, na praça principal da cidade, eles ajudam os turistas a organizarem essa saída.

Os motoristas cobram cerca de 130 soles, o que pode valer a pena se for dividido entre mais passageiros. Se você estiver sozinho ou com apenas um companheiro de viagem, o trabalho extra dificilmente vale a pequena economia. Lembre-se também que é necessário sair cedo para ter tempo o suficiente para fazer a trilha. E uma dica extra: comprem uma lata de oxigênio na farmácia para levar caso você passe mal.

Laguna Humantay
foto: Mari Negri

A trilha para a Laguna Humantay

O caminho começa no mesmo ponto da famosa Trilha Salkantay, a aproximadamente 3.900m, e termina a mais de 4.200m, às margens do lago. O percurso é de aproximadamente 3,5 km, totalizando 7km ida e volta. Assim como na Rainbow Mountain, é possível fazer uma parte do caminho sobre o lombo de um cavalo (por 70 soles). Eu realmente não recomendo essa opção, porque os cavalos são bem explorados.

A parte inicial do trajeto é razoavelmente plana, mas finalizado primeiro quilômetro começa a subida, bastante íngreme. Nesse começo, inclusive, você vai se deparar com várias fazendas e hospedagens para quem faz a trilha Salkantay.

Normalmente, as pessoas levam cerca de 1 hora e meia para subir (1 hora plano + 30 min de subida) até a Laguna Humantay e 1h20 para retornar.  Quem tiver pique, pode subir até um mirante próximo ao lago de onde se tem uma vista sensacional. Muitos acham que para baixo todo santo ajuda, mas é necessário ter cuidado na descida, uma vez que o terreno é irregular e tem muitas pedras soltas. 

Chegando bem cedinho lá você pode ainda encontrar a laguna vazia. Em torno das 9h30, 9h45 é quando as pessoas começam a chegar.

Trilha para a Laguna Humantay


A altitude na Laguna Humantay

Os números podem até parecer modestos, mas ganham outro significado quando consideramos a altitude. Você sabia que a cada 100m acima do nível do mar, perdemos aproximadamente 1% de oxigenação? Ou seja, no ponto mais alto da trilha, você tem apenas uns 60% do oxigênio ao qual está acostumado!

Ao fazer atividades que exigem mais esforço físico, como a trilha para a Laguna Humantay, você pode ter sintomas como fadiga, dor de cabeça, enjoo e até vômitos. Eu já falei sobre o Mal de Altitude aqui no blog, incluindo dicas de como prevenir esse mal estar.

O segredo é andar devagar, com passos curtos, respirando fundo. Acredite, a vista de tirar o fôlego (literalmente) no final vai valer a pena. 

Não se esqueça

É super importante fazer um seguro viagem para ir ao Peru. É comum as pessoas passarem mal por conta da altitude ou você pode se machucar em alguma trilha, enfim… é bom estar preparada num caso de emergência. Na minha última viagem, 2 pessoas do meu grupo precisaram de um médico. Te aconselho a cotar um seguro de viagem neste site que possui quase todos os seguros do mercado e utilize meu código para 10% de desconto: AMANDAVIAJA10

Melhor época para visitar a Laguna Humantay

A região de Cusco tem duas estações: a seca, de abril a outubro, e a chuvosa, de novembro a março. A temporada sem chuvas é, naturalmente, a melhor época para fazer qualquer atividade ao ar livre, principalmente as que envolvem trilhas.

Vai fazer Humantay + Rainbow Mountain + Machu Picchu?

Machu Picchu é fácil porém cansativo. Rainbow é difícil e cansativo e Humantay é mais cansativo ainda. Portanto, a minha sugestão é que você dê um espaço de um dia entre um passeio e outro para descansar pegando leve no turismo.

Laguna Humantay

 

Veja todos os posts sobre o Peru

Guia Machu Picchu e Cusco: roteiro e o que você precisa saber

Onde ficar em Cusco: os melhores hotéis e hostels

Onde comer em Cusco: os 5 melhores restaurantes

Boleto turístico de Cusco: como funciona o ingresso

5 erros que cometi na minha viagem a Machu Picchu

Quanto custa uma viagem para Machu Picchu?

Rainbow Mountain no Peru: tudo o que você precisa saber

Fui viajar sozinha e encontrei o amor

 

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM todos com desconto CHIP DE CELULAR internet ilimitadaHOTÉIS hostels, pousadasAIRBNB ganhe R$179