África do Sul: o que fazer no país em 15, 20 ou 25 dias de viagem

Safáris, praias, vinícolas, cidades cosmopolitas e muita beleza natural. Não é exagero nenhum dizer que a África do Sul, muitas vezes o primeiro contato dos brasileiros com o continente africano, é um destino mais que versátil. Aqueles que apreciam estar na natureza, fazer passeios de aventura, descobrir a fauna local e conhecer novas culturas certamente vão se encontrar nessas sugestões de roteiro pela África do Sul.

Eu já revelei que a África do Sul é ainda melhor do que eu sonhava. Agora vocês vão entender o por quê!

Meu Roteiro África do Sul: 25 dias de viagem

Eu viajei ao longo de vinte e cinco dias pela África do Sul. Deu tempo de ver tudo? Não deu. Como disse uma amiga minha, a impressão que dá é que a África do Sul é infinita.

Pra você não se perder, aqui vai o meu roteiro bonitinho:

Joanesburgo – 2 dias inteiros

Kruger – 2 dias inteiros

Blue Train –  1 dia e meio

Cape Town – 9 dias

Cape Winelands – 2 dias

Garden Route – 9 dias

Mapa do roteiro África do Sul
Fui de Joanesburgo ao Kruger de avião. Do Kruger para Cape Town de trem. De Cape Town pela Garden Route até Porto Elizabeth de carro. De Porto Elizabeth para Joanesburgo novamente de avião

Joanesburgo (2 dias)

A maioria dos voos para a África do Sul chega em Joanesburgo. Muita gente pula essa cidade, seguindo direto para Cape Town ou para o Parque Nacional Kruger, mas eu achei importante ter ficado esses dois dias lá para conhecer melhor a história do país. Mais tempo do que isso pode ser demais. Dois dias foram o ideal. De lá peguei um voo para Aeroporto Internacional Kruger Mpumalanga.

Kruger (2 dias)

A experiência do safári é tão, mas tão legal, que eu facilmente teria ficado mais dois dias, inclusive para aproveitar melhor o lodge onde eu estava me hospedando.

Eu fiz 4 safáris no total, o mais recomendado para poder ver todos os animais. Como foram dois passeios por dia, ficou um pouco cansativo. Acho que ter pelo menos um dia a mais seria o ideal.

Safári na Africa do Sul

Blue Train (1 dia e meio)

É uma maneira diferente de chegar a Cape Town. É claro que é uma forma de transporte muito mais demorada do que o avião, mas a experiência (e a paisagem!) é única.

Do Parque Nacional Kruger eu voltei de avião para Joanesburgo e peguei um translado para Pretória. O trem partiu de lá no dia seguinte às 8h30, cruzou boa parte do país e chegou à Cape Town às 15h do outro dia.

Blue Train na África do Sul

Cape Town (9 dias)

Ok, até dá para você conhecer Cape Town em menos tempo. Se for só para turistar, dá pra ficar cinco dias num ritmo intenso ou uma semana, mais tranquilo. Mas eu te garanto que se você quiser ficar mais, não vai se arrepender! Afinal, Cape Town é um lugar que nunca vai deixar de ter atrativos e novas atividades para você explorar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Cape Town: I’m in love 💘 @descubraafricadosul #sóaSAAteleva #WowSouthAfrica #AmandaViajaAfricadoSul

Uma publicação compartilhada por Amanda Noventa (@amandanoventa) em

Winelands (2 dias)

Eu reservei dois dias para explorar a região de Cape Winelands, pertinho de Cape Town, incluindo as cidades de Stellenbosch, Franschoek e Paarl. Você pode nem ser tão fã de vinhos assim, mas essa região tem uma paisagem deslumbrante, além de ser uma boa fuga do agito de Cape Town. Vale a pena para relaxar, tomar um vinho e apreciar a paisagem.

Road trip pela costa + Garden Route (9 dias)

A Garden Route é um percurso de 300km na África do Sul que vai de Mossel Bay a Storms River, com lindas paisagens litorâneas. Se você quiser ver só a Garden Route, consegue fazer em cinco dias com calma. Mas vou te dizer que nove dias não foram suficientes para ver tudo o que eu queria ver. África do Sul é assim: quanto mais tempo, melhor.

Garden Route na África do Sul

 

Sugestão de roteiro de 20 dias pela África do Sul

Eu sei que poucas pessoas dispõem de tanto tempo para uma viagem, então dei uma enxugada no meu itinerário e organizei a viagem pelos mesmos pontos de interesse em 20 dias. Ficaria algo mais ou menos assim:

Roteiro de 20 dias: Joanesburgo (2 dias) + Kruger (3 dias) + Cape Town (5 dias) + Winelands (2 dias) + Garden Route (5 dias) + Deslocamento (3 dias)

Para agilizar a viagem e economizar tempo, eu recomendaria fazer as distâncias maiores de avião. Por exemplo, você pode ir e voltar de Joanesburgo para o Parque Nacional Kruger em menos de 1h, enquanto de carro levaria pelo menos 5h ou até mais, dependendo da localização do seu lodge no parque.

O trajeto de avião entre Joanesburgo e Cape Town leva apenas 2h, enquanto a viagem de carro levaria pelo menos 15h. A seguir, apresento um roteiro pela África do Sul ainda mais enxuto, também considerando o tempo de deslocamento.

 

Sugestão de roteiro de 15 dias pela África do Sul

Como eu percebi que muitas pessoas viajam para a África do Sul com apenas duas semanas de viagem, montei um roteiro de 15 dias com o que tem de mais essencial e legal a se conhecer.

Roteiro de 15 dias: Joanesburgo (1 dia) + Kruger (2 dias) + Cape Town (4 dias) + Winelands (1 dia) + Garden Route (4 dias) + Deslocamento (3 dias)

Joanesburgo (1 dia)

Um dia corridão para conhecer a história da África do Sul. Vá para o Constitution Hill, Apartheid Museum e Soweto.

Kruger (2 dias)

O ideal é você fazer 4 safaris (2 por dia – um pela manhã e outro pela tarde) para aumentar sua chance de ver os animais. Para isso, você precisa de, no mínimo, dois dias inteiros. Caso você esteja hospedado em um lodge bacana dentro de uma reserva, pode ser uma boa ideia ter um dia a mais para desfrutar do espaço.

Cape Town (4 dias)

Cape Town merece uma vida. Mas já que o tempo está curto, faça o essencial de Cape Town nesses quatro dias.

Winelands (1 dia)

Reserve um dia para visitar a vinícola Spice Route. Fica a 40 minutos do centro de Cape Town e é uma vinícola bem completa. Paisagem linda, tem restaurantes para você almoçar e, além da degustação de vinhos, tem degustação de chocolate e cerveja.

Garden Route (4 dias)

Se eu puder selecionar 3 lugares na Garden Route para você apreciar com calma são: Buffalo Bay, Plettemberg Bay e Tsitsikama/Storms River.

Trânsito (3 dias)

Considere que você precisará uns 2 dias só para transitar de um lugar para o outro. De Joanesburgo para o Kruger. Do Kruger para Cape Town. De Porto Elizabeth para Joanesburgo. E vamos adicionar mais um dia de trânsito porque os horários dos voos de chegada e retorno podem não ser convenientes.

Atardecer em Cape Town

Dicas de viagem para a África do Sul

  • Eu levei dólares e troquei facilmente por lá. A cotação estava 1 dólar = 11 ou 12 rands. E 1 real = 4 rands.
  • Considere que a África do Sul tem as estações do ano como o Brasil. Porém, o inverno é mais chuvoso em Cape Town e na Garden Route, além de ventar muito. Para fazer o safári, tudo bem ir no inverno.
  • Eu me senti mais segura na África do Sul do que no Brasil. Parece que eles estão um passo à frente na questão de desenvolvimento e segurança. Mas é bom não dar sorte para o azar e sempre ficar atento. Confira algumas dicas para viajar sozinha pela África do Sul.
  • Não se esqueça de que você precisa da carteira de vacinação internacional para entrar no país.
  • Para dirigir, basta a carteira de habilitação brasileira.

As praias da Garden Route

Veja outros posts da África do Sul

Safari no Kruger: 11 lodges para se hospedar
Quanto custa fazer um safári na África do Sul
Safári no Kruger África do sul: tudo o que você precisa saber
O que fazer em Cape Town: guia e roteiro com 20 atrações
O que fazer em Joanesburgo na África do Sul: 7 dicas
Garden Route na África do Sul: um guia completo
Como é viajar sozinha para África do Sul
Bungee Jump na África do Sul: o maior de ponte do mundo
A Rota dos Vinhos na África do Sul
O que eu achei da África do Sul: é melhor do que eu sonhava
Blue Train: como é viajar de trem pela África do Sul

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos!)

SEGURO VIAGEM
todos com desconto
CHIP DE CELULAR
internet ilimitada
HOTÉIS
hostels, pousadas
AIRBNB
ganhe R$179